Jorge Luiz Damasceno Melo - Universitário do Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú Wirlen Kennerson do Nascimento Farias - Universitário do Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú Nádia Alves Lima - Professora Orientadora do Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú 

RESUMO: O SPED é considerado um marco de inovação nas administrações tributárias do país, ele foi implantado com o objetivo de promover a integração entre os fiscos, diminuir a sonegação fiscal e uniformizar as obrigações acessórias para o contribuinte. Diante disto, o profissional contábil passa a desempenhar um papel cada vez mais importante nas empresas, pois além de atender às exigências fiscais ele também deve fornecer informações que auxiliem os gestores na tomada de decisões e, para isso, é necessário que ele esteja em um processo contínuo de atualização para estar apto a enfrentar este cenário desafiador. O propósito deste trabalho é compreender o funcionamento do SPED e como a implantação deste sistema impactou a rotina de trabalho do contabilista. Para o embasamento teórico foi realizada pesquisa bibliográfica e um estudo de caso para o embasamento prático, para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista com perguntas abertas, onde os entrevistados expuseram as suas opiniões e avaliaram as mudanças trazidas pelo SPED como benéficas definindo o sistema como uma importante ferramenta para aproximar ainda mais a contabilidade e a informática. 

PALAVRAS-CHAVE: SPED. Contabilidade. Contabilista. Informática 

1 INTRODUÇÃO 

As inovações tecnológicas tem trazido diversas mudanças em todos os setores da sociedade, impactando consequentemente, também a área contábil. Estas mudanças ocorrem em um ritmo cada vez mais acelerado e os contabilistas precisam se adaptar as novas leis, regras e normas trabalhadas atualmente. Para o mundo coorporativo a tecnologia é fundamental, com um volume de informações cada vez maior é necessário que as empresas estejam sempre dispondo de equipamentos e profissionais qualificados para atender as exigências do mercado atual, pois, isto pode destacá-las em relação à concorrência. O Sistema Público de Escrituração Digital tem transformado as rotinas empresariais, fazendo com que as empresas passem por mudanças para atender as exigências tributárias.

O SPED foi instituído pelo Governo Federal com o objetivo de promover a integração dos fiscos, diminuir a sonegação fiscal e permitir que o governo chegue a excelência na arrecadação dos tributos. É um sistema que permite ao governo monitorar eletronicamente as transações comerciais das empresas através de informações enviadas por softwares disponibilizados pela Receita Federal. Para que a empresas possam fazer a transmissão destas informações são necessários programas internos para gerir a parte operacional e financeira das empresas e gerar as informações solicitadas pelos programas da Receita Federal. Após a implantação do SPED, o profissional contábil tem enfrentando alguns desafios, pois além de atender às exigências fiscais ele também deve fornecer informações que auxiliem os gestores na tomada de decisões. Para isso, é necessário que os profissionais estejam sempre em busca de novos conhecimentos para acompanharem o ritmo das mudanças e se manterem competitivos dentro do mercado atual gerando os resultados esperados pelas empresas. Diante disto, surge a seguinte questão: Quais os impactos trazidos pela implantação do SPED na rotina do profissional contábil dentro das empresas? O objetivo deste trabalho é mostrar como a implantação do SPED impactou a forma de trabalho do profissional contábil nas empresas, os desafios enfrentados para se adequar às novas tecnologias e se manter ativo em um mercado tão competitivo. Buscando, através de objetivos específicos mostrar o conceito do SPED e seus objetivos, através da realização de um estudo de caso para verificar os pontos positivos e negativos do sistema e o impacto do SPED na rotina do contabilista nas empresas, permitindo assim, avaliar as mudanças trazidas após a implantação do SPED e, desta forma, atingir o objetivo geral da pesquisa. 

2 CONTABILIDADE 

A contabilidade é a ciência que estuda as variações ocorridas no patrimônio das entidades através do registro, análise e interpretação das movimentações ocorridas durante determinados períodos para fornecer informações sobre a situação patrimonial da empresa, de forma que, estas possam ser úteis no auxílio à tomada de decisões econômicas. De acordo com Franco (1997, p.21) Contabilidade é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a demonstração expositiva, a análise e a interpretação desse fato, com o fim de oferecer informações e orientações necessárias à tomada de decisão sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. Através da análise dos fatos ocorridos no patrimônio das entidades, a contabilidade pode identificar as mutações que ocorreram e fornecer informações precisas para que os gestores possam tomar as medidas necessárias para a correção de possíveis situações desfavoráveis e verificar os resultados de seus investimentos, tornando a contabilidade uma ferramenta de importância fundamental no auxílio para gestão das empresas. Pode-se observar, segundo o autor, que a contabilidade tem como objetivo fornecer informações sobre o patrimônio das aziendas, sendo este também, o seu principal objeto de estudo. Ferreira (1999, p.245) conceitua azienda como [...] o complexo de obrigações, bens materiais e direitos, representados em valores ou suscetíveis de apreciação econômica, constitutivos de um patrimônio, considerado juntamente com a pessoa natural ou jurídica que sobre ele tem poderes de administração e disponibilidade, fazenda. De forma simples, azienda pode ser definida como o conjunto de itens que constituem o patrimônio da entidade, juntamente com a pessoa que tem o poder de administrá-los, ou seja, pode ser compreendida como a empresa no seu todo. Segundo Marion (2009, p.37) “O termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens pertencente a uma pessoa ou a uma empresa. Compõe-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber)”, ou seja, patrimônio pode ser entendido de forma simples como o conjunto de bens, direitos e obrigações, elementos essenciais para a existência das empresas.