Se consultarmos no dicionário, dentre os significados do termo sonho, temos: propósito através do qual nos orgulhamos; idéia que mantemos vivo; projeto dominante o qual seguimos através de empenho ou amor. Essa definição de sonho deixa bem evidente o que a palavra exprime: algo que queremos muito. Qualquer pessoa possui várias coisas as quais ela deseja de coração, tais como alguma viagem, 1 carro, uma residência, passar em um concurso, ajudar pessoas, dentre.

No entanto, o que torna um desejo realidade? O que nos permite obter este concepção que alimentamos?

O desejo vem a ser relevante, mas devemos realizar esse sonho para nos sentirmos mais completos. E, para isto, necessitamos transformar este sonho em uma meta. Uma meta é um desejo com detalhes com data para se realizar. Um bom exemplo de uma meta: eu afirmo que em Dezembro de 2013 vou comprar um carro zero, vermelho, possuindo quatro portas, etc. Por mais que você tenha sonhos, improvalvemente os executará caso não os torne alguma meta. Assim que você tem tal meta, você gera um comprometimento, você possui um objetivo. Desta forma, no lugar de torrar aquele recurso financeiro que encontra-se sobrando, você o preservará em virtude de alcançar sua meta.

Em suma, conforme Augusto Cury no seu livro Nunca Desista de Seus Sonhos, "se os seus sonhos são pequenos, sua visão será modesta, tuas metas serão limitadas, teus objetivos se tornarão inferiores, teu caminho será estreito, tua habilidade de suportar as tormentas irá ser frágil", isso é, qual será o real significado dos sonhos? Sonhe grande, deseje apresentando vontade, não ponha freios no que você pretende. Segundo Jim Rohn, "não produza metas muito medíocres visando a si mesmo. Caso você não precise de bastante, não se tornará muito." Logo, não classifique como desejo coisas pouco grandiosas, tais como sonhar com cobras ou comprar um aparelho celular do momento.