Para conseguir um profundo estágio de relaxamento, atingindo um sono profundo, devemos ter em mente, que este passa por cinco estágios, sendo assim as ondas cerebrais vão diminuindo de intensidade, até o relaxamento total. 

Quando se trata de sonâmbulos, essas ondas são irregulares, elas vêm de uma área do cérebro, chamada de ponte.

Para que esses fatores possam melhorar, em primeiro lugar deve-se tratar os sintomas mais importantes, como estresse cotidiano, hábitos de sono irregulares, privação do sono e ansiedade. Para esses problemas podemos usar algumas técnicas de relaxamento e outras medidas, que possam melhorar a higiene do nosso sono.

Outras doenças também podem estar associadas a esse mal, como por exemplo: distúrbios respiratórios, doenças neurológicas e depressão. 

Quando acontece uma desordem do sono, podemos andar dormindo, que é o que chamamos de sonambulismo. Geralmente, quando vítima deste mal, a pessoa realiza atividades que ela esta acostumada a fazer durante o dia. Muitas dessas tarefas podem ser inofensivas, mas outras podem ser de grande perigo, por exemplo, cozinhar, dirigir ou mesmo usar facas. 

Alguns especialistas acreditam que a fase da adolescência, pode estar atrasada e sendo assim, o sistema nervoso central ainda está imaturo, provocando esse tipo de sonambulismo. 

Alguns médicos acham que isso pode ser genérico, outros acreditam que quando são crianças entre quatro e oito anos, é uma questão de insegurança ou alguma preocupação que não deixa que o sono, fique profundo. Eles acham que passando essa fase, tudo tende a voltar ao normal. Acreditam ser uma etapa passageira. Outros pensam que quando os pais, são sonâmbulos, existe uma grande percentagem de incidência de que os filhos também  o sejam, mas na verdade isso ainda não foi provado.

Há também controvérsias a respeito de acordar ou não o sonâmbulo, mas o mais indicado é procurarmos acompanhá-lo suavemente de volta para a sua cama para tranquilizá-lo, pois pode acontecer de que se acordado de surpresa, ele fique perturbado, piorando a situação.

Melhore sua saúde: Descubra como Maxburn pode ajudar você.