Quando no ano passado houve eleições legislativas, estava desapontado com o Governo de Socrates - igual que a maioria dos portugueses. Contudo, ao olhar para as alternativas do costume (PSD e CDS) surgiu-me que tudo o que Socrates tinha feito de pior, foi por imposição ou consentimento destes dois. Para além disso, o que estes partidos de direita já deixavam adivinhar do seu discurso eleitoral, era mais ou menos aquilo que estamos a ver agora: austeridade cega à custa da classe média e baixa, privatizações descabidas e insensatas, défice democrático, serviço de clientela, etc. etc. 

Ou seja, obviamente estamos no mau caminho, e tudo aponta para que ainda vai piorar, e este Governo só irá parar (ou ser parado), quando Portugal colapsar totalmente... (E já não deve faltar muito...)

Ao olhar para as opções habituais da Esquerda (Bloco e CDU), achei que também não faria sentido votar neles, por um lado, porque a maioria deles são politicos e idealistas, que, embora possam ter algumas boas ideias, no final de contas também não apresentam alternativas viáveis. É verdade que estes partidos nunca fizeram parte de nenhum Governo de Portugal, de modo que até faria sentido, dar-lhes uma oportunidade de mostrarem o que valem... Faria sentido, mas dificilmente poderá acontecer, visto que a maioria do povo português tem um medo irracional do comunismo... Parece que acreditam piamente que os comunistas comem crianças ao pequeno almoço, e se algum dia chegassem ao poder, então toda a gente seria imediatamente despropriada...  

Estes portugueses esquecem-se, claro está, que sem uma esquerda organizada, a revolução de 25 de Abril nunca teria acontecido... Esquecem-se também, que esta revolução de esquerda, foi das poucas que não verteu sangue... De qualquer das formas, não importa... Não ia votar neles - e não votei mesmo...

Ao ver estas opções, estava a chegar à mesma conclusão que tantos outros portugueses chegam : os politicos são todos iguais, está tudo mal, é preciso mudar tudo, e nenhum destes apresentava alternativas válidas...

De facto, se até agora foram os partidos PS, PSD e CDS que governaram Portugal, e que nos levaram ao ponto a que chegámos, então, para se encontrar outro caminho, era preciso novas opções - diferentes ! Excluindo os partidos da esquerda, por serem demasiado temidos pelo povo, conclui então, que o voto deveria recaír por novos caminhos, diga-se, novos partidos !

Ao olhar para essas opções, descobri realmente dois ou três, que prometiam e delineavam caminhos diferentes, sensatos, ideias inovadoras. São partidos que não têm ligações diretas aos grandes interesses económicos, de modo que serão alheios à corrupção do costume... Esses partidos são construídos por pessoas cultas, interessadas, interessantes, gente que quer fazer a diferença e tem alternativas para mudar de rumo a Portugal.

Escolhi um deles, e votei.

Logo após as eleições, confirmou-se o que seria de esperar : ganhou o atual Governo, perdeu o PS e os partidos da esquerda... Quanto aos pequenos partidos : nenhum deles chegou sequer a atingir 1% dos votos !

Pergunto então : se tantos portugueses se queixam constantemente sobre como tudo está mal, como os politicos afundam o país, e não apresentam soluções. Se os partidos da Assembleia são incapazes de satisfazer o povo português, então como é que os eleitores continuam a votar sempre os mesmos ? Porque é que foram poucos os que votaram no "Partido Humanista", no "Movimento Esperança Portugal" no "Partido da Terra", etc., quando as mensagens destas iniciativas são de facto sensatas, simpls, fáceis de compreender e até fáceis de aplicar!

Os politicos da Assembleia gostam muito de apontar o dedo a quem tem ideias diferentes do sistema instaurado, chamando-os de "irrealistas"... É natural que para quem está no Poder, ou que de alguma maneira faz parte desse Poder, não tenha razões de queixa. A maioria dos cortes da austeridade, não afectaram os deputados nem os membros do Governo. Ainda recentemente o primeiro ministro teve direito a um novo carro de 140.000 Euros, provavelmente por pirraça, porque o carro que havia, tinha sido escolhido por Sócrates...

Os idealismos são sempre "demonizados" e empurrados para o "mundo dos sonhos".

A verdade porém, é que já Martin Luther King começou por ter o sonho de ver pretos e brancos a conviver juntos... Esse sonho tornou-se realidade... Muitos outros sonhos, como por exemplo o de Nelson Mandela que combateu o Apartheid, tornaram-se igualmente realidade.

O sonho ou uma ideia pode tornar-se realidade, sempre que haja uma maioria que o apoia. O importante é passar-se à acção, motivar pessoas, e as pessoas deixarem-se motivar para passar à acção. Isto não é idealismo. Seria sim, democracía.

A sociedade em que estamos atualmente inseridos, pouco ou nada tem a ver com os ideias que supostamente nos regem nas respetivas Constituições. A liberdade só existe para quem tem dinheiro de sobra para fazer o que quer. A democracia só existe, desde que a opinião do povo seja a mesma dos Governantes. Quando o povo se manifesta aos milhares nas ruas e o Governo ignora essas manifestações, então não estamos a viver num país democrático.

Quando os interesses financeiros e dos grandes grupos económicos estão sempre acima dos interesses mais básicos das pessoas, então não há duvida nenhuma do seguinte :

O Sistema não tem erros, o Erro é o Sistema !

É impossível e incomportável que a nossa sociedade priviligie a resolução dos problemas do défice, provocando miséria às pessoas, tirando-lhes bens, direitos e até a dignidade!

Uma sociedade humana tem que ter o ser humano como primeira prioridade, e não os interesses financeiros !

O que nos trouxe aqui, foram as opções que tomamos no passado. Os Governos que foram eleitos até agora, fizeram o que fizeram para chegar ao ponto que se chegou em Portugal. Desengane-se que afirma que todos os problemas surgiram por causa do Governo X ou Y.  Foram todos eles, que deram o seu contributo para o que temos agora. Os problemas estruturais de Portugal foram sempre mantidos por TODOS OS GOVERNOS.  Por isso, enquanto se continuar a votar sempre os mesmos, os resultados serão também sempre os mesmos.

Para haver mudanças, das duas uma : ou se inicia uma revolução nas ruas, ou então temos que começar a votar outros Governos, completamente diferentes.

Na Alemanha o Partido dos Piratas já chega a 13% nas sondagens...  Isto significa que é possível votar em outros partidos, sem ser os 5 do costume...

É preciso é começar já e passar à acção !

Toda a maratona começa pelo primeiro passo ! Se nunca se começar, nunca se vai chegar à meta.

Em primeiro lugar, a sociedade tem que voltar a focar-se naquilo que é o mais importante:

O bem estar do Ser Humano !

Esse é o único caminho aceitável. Vamos lá ?