Se você está precisando usar uma cadeira de rodas por pouco tempo ou para toda a sua vida, é muito importante escolher a cadeira de rodas certa para você. Com tantas cadeiras de rodas no mercado hoje em dia, pode ser uma tarefa difícil de realizar, mas pode facilmente comprar a cadeira de rodas ideal para você ou até mesmo optar pelo aluguel, tornando-se bem informados sobre suas escolhas, procurando saber mais sobre as cadeiras e qual a melhor solução para si mesmo. Antes de comprar o seu novo modo de transporte, o melhor é ter uma compreensão dos diferentes tipos de cadeiras de rodas.

Cadeiras de rodas manuais são cadeiras de rodas que precisam ser controladas pela pessoa que usa a cadeira de rodas, ou por alguém empurrando a cadeira de rodas. Existem alguns tipos diferentes de cadeiras de rodas manual. Existem cadeiras mais leves, ou cadeiras de rodas adaptáveis para crianças ou pessoas mais jovens, que vão também crescendo consoante o utilizador. Existem cadeiras de rodas para necessidades institucionais que são as mais acessíveis, mas destina-se apenas para uso de cadeira de rodas mínima - comumente usado para transporte de pessoas em hospitais e asilos. Elas são mais adequados para uso em um curto prazo de tempo, para aqueles que não usam uma cadeira de rodas com muita frequência ou para aqueles que têm força superior do corpo. Aqueles que têm movimento limitado ou de um corpo fraco superior podem precisar de alguém para empurrá-los, ou podem querer considerar a cadeira de rodas elétrica.

Cadeiras de rodas eléctricas são cadeiras de rodas movido por um motor. Eles foram criados especialmente para aqueles indivíduos com pouca ou nenhuma mobilidade do corpo, ou para aqueles que usam cadeiras de rodas como sua fonte primária de se locomover. Elas são mais caras do que as cadeiras de rodas manuais, mas o custo é definitivamente uma lavagem ao considerar se as suas necessidades de cadeira de rodas são substanciais.

Cadeiras de rodas elétricas vêm em alguns estilos - o tradicional estilo de cadeira de rodas elétrica se assemelha a uma cadeira de rodas manual com a exceção do motor, bateria e controles; e a plataforma cadeira de rodas elétrica se parecem mais com um assento colocado na parte superior do invólucro do motor.

Por vezes se a sua necessidade for temporária e não se tratar de uma lesão tão grave apenas necessita de usar muletas e aí o ideal é optar pelo aluguel muletas, isto se não for necessitar delas para toda a sua vida. Com as cadeiras de rodas pode fazer o mesmo, optar pelo aluguel cadeira de rodas. Este serviço é fantástico para pessoas com dificuldade de locomoção e pretendam por exemplo viajar, e tem muitas empresas que prestam esse serviço e entregam sua cadeira de rodas ate mesmo em aeroportos.