Solos hídricos?

 A maioria dos solos que estamos acostumados aobservar em um corte de estrada, por exemplo são solos que se desenvolveram em condições em que não há o encharcamento de água, ou seja, são condições aeróbias. Nessas condições, os minerais que contém ferro são os que geralmente imprimem cores ao solo (cores amareladas, alaranjadas e avermelhadas).

 lato

Figura 1. Solo vermelho. As cores averlmelhadas são atribuídas aos minerais que contém ferro. 

Fonte da foto: http://geomaurotorres.blogspot.com.br/2009_06_01_archive.html

Por outro lado, em condições anaeróbias, o ferro é removido do solo, e como consequência, as cores fortes como amarelo, laranja e vermelho que estamos acostumados a observar são removidas. Por isso, solos que geralmente apresentam condições anaeróbias, apresentam cores esbranquiçadas ou acinzentadas. Estas são as cores dos minerais que permanecem no solo após a remoção do ferro.

 geli

Figura 2. Solo cinza. Formado em condições anaeróbias, ou seja, em condições desprovidas de ar. Isso ocorre pelo excesso de água no solo que atua expulsando o ar. Note quena parte inferior da foto é possível notar o água barrenta oriunda do solo. Fonte da foto:http://professoralexeinowatzki.webnode.com.br/pedologia/classifica%C3%A7%C3%A3o/

Os solos que se desenvolvem em condições de excesso de água são denominados solos hídricos. O excesso de água ocorre por saturação, inundação ou empoçamento de água por períodos de tempo longos o bastante para haver o desenvolvimento de condições anaeróbias na parte mais superficial do perfil. Estes solos são identificados pela observação de cores acinzentadas e esbranquiçadas. Assim, ao observar um solo acinzentado em um local, por exemplo, próximo a um rio, pode-se dizer que ele se formou em condições de alta quantidade de água no perfil. Nesse caso, a água é oriunda do extravasamento das águas do rio durante às cheias.

 

Preparado a partir de:

VEPRASKAS et al. (2004). Calibrating hydric soil field indicators to long-term wetland hydrology. Soil Science of America Journal, v.68, p.1461-1469, 2004.