SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO - TU ÉS PEDRO E SOBRE ESSA PEDRA CONSTRUIREI MINHA IGREJA (PARTILHA)

Hoje a Igreja celebra a festa dos dois grandes apóstolos, Pedro e Paulo que são modelos para quem crê e segue Jesus Cristo.

Na primeira leitura conta a história de Pedro, sua prisão em Roma e como foi liberto pelo anjo que Deus enviou. Pedro assume sua fé em Jesus Cristo, como Messias vivo, luta até o fim, quando foi crucificado no ano de 64 e, por isso, Cristo edificou sua Igreja em Pedro: “Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei minha Igreja”.

A segunda leitura conta a história de Paulo e seus momentos antes de sua decapitação em Roma no ano de 67. São fortes as palavras de Paulo: “Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé”.

No Evangelho Jesus nos mostra quem Ele é o que significa ser seu discípulo. Jesus faz duas perguntas, primeiro: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”

Surgem muitas respostas, pois essa pergunta não compromete. Na segunda pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Essa não tem resposta, pois é pessoal e compromete! Pedro arrisca e proclama a verdade sobre Jesus: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.

Pedro acertou, falou a verdade; mas, Jesus explica que ser “Messias”, não é ser glorioso, triunfante e poderoso, conforme os critérios deste mundo. Pelo contrário, era ser fiel à sua vocação como Servo de Deus, era ser preso, torturado e assassinado, dando a vida em favor de muitos. Jesus confirma que era o Messias, mas não aquele que Pedro esperava, pois deveria morrer na cruz.

 Portanto, ter fé em Jesus, exige a coragem para reconhecê-lo, seguindo seus ensinamentos e ajudando a construir seu projeto, até às últimas conseqüências.

Devemos dar nossa resposta com nossa vida e com o compromisso com o PROJETO DE JESUS; JESUS veio para que todos tivessem a vida e vida plenamente!

Pedro e Paulo, responderam essa pergunta de Jesus e para nós, quem é Jesus? Que nossa resposta seja verdadeira como a de Pedro e Paulo, eles aprenderam que o importante na vida é praticar o ensinamento de Jesus.

Esses dois Apóstolos foram mártires em Roma, quando cheios de zelo pelo Evangelho, vivendo o amor, receberam a coroa da glória que lhes estava reservada (Conforme a segunda leitura).

Sejamos gratos por estarmos na Barca de Pedro, que é Igreja de Jesus, instruídos pela doutrina apostólica, como as cartas de Paulo e rezemos pelo Papa Bento XVI para ser firme em sua missão.

Que o testemunho de Pedro e Paulo nos dê ânimo para termos unidade e possamos chegar ao final da vida dizendo como São Paulo: “Combati o bom combate, terminei a minha carreira e preservei a fé”.  Amém! (Vamos assistir agora a um pequeno vídeo sobre São Pedro)