A FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul promoveu na quinta-feira (19/04), mais uma etapa do Seminário sobre Municipalização do Trânsito. O evento foi realizado no salão azul da prefeitura municipal de Soledade. Entre as autoridades presentes durante a cerimônia de abertura do evento estiveram: Gelson Renato Cainelli, Prefeito de Soledade, Major Ordeli Savedro, Assessor de Gabinete do Vice-Governador do Estado, Ildo Mário Szimvelski,Diretor Técnico do Detran-RS, Jaime Lobo, presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Renata Becker, Coordenadora da área de transito da FAMURS, Cel. João Dorci Gonçalves, representando a Brigada Militar, autoridades do Executivo e Legislativo soledadense, representantes dos municípios convidados e comunidade em geral.

Segundo a Coordenadora da área de trânsito da FAMURS o evento tem como objetivo levar aos municípios orientações para a estruturação e manutenção dos órgãos locais de trânsito. Renata também destaca que entre as atividades desempenhadas pela área de Trânsito da FAMURS, está o auxílio às Prefeituras na compilação de documentos, na estruturação do órgão local, na preparação para a vistoria técnica do Cetran e no acompanhamento da solicitação de cadastro junto ao Denatran. Durante a abertura do evento o Prefeito de Soledade, destacou a importância de serem criadas órgãos de controle e fiscalização do trânsito nos municípios que ainda não possuem. Cainelli também parabenizou à FAMURS pela iniciativa afirmando que o transito hoje é um problema de saúde pública e merece ser estudado e trabalhado por pessoas qualificadas e com consciência que a regularização do trânsito nos municípios é essencial para que as comunidades possam obter melhorias em saúde segurança e mobilidade.

Já o Major Ordeli Savedro destacou que atualmente, o Rio Grande do Sul é o líder do ranking nacional de municipalização do trânsito, com 267 Prefeituras integradas ao SNT e que a concretização desse resultado se dá através de ações como o seminário promovido pela FAMURS. Ordeli também agradeceu aos envolvidos neste processo destacando a parceria da Brigada Militar com os municípios na fiscalização e orientação no trânsito. Conforme o diretor de DMT, Jairton Miguel Diehl, Soledade é integrada ao Sistema Nacional de Trânsito desde 2005 e “com a integração o município assumiu a responsabilidade pelo planejamento, o projeto, a operação e a fiscalização, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. A Prefeitura passou a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito, atendendo a todas as exigências e determinações legais do SNT para garantir ao cidadão o seu direito ao trânsito seguro”.Na região atualmente os municípios de Tio Hugo e Ibirapuitã pleiteiam a integração junto ao SNT Durante todo o dia os presentes debateram questões referentes à Municipalização de Trânsito através de painéis ministrados por gestores da área, entre eles o Presidente do Cetran que abordou o processo para a adequação dos órgãos de trânsito junto ao DENATRAM. Já o Diretor técnico do Detran-RS falou sobre a Fiscalização e Aplicação das Receitas das Multas de Trânsito. Jairton Miguel Diehl, Diretor do DMT Soledade e Ivanir Bornh, representando o município de Tio Hugo, apresentaram o painel “Experiências Municipais frente à Municipalização do Trânsito.”

O diretor do DMT , Jairton Miguel Dielh, finalizou o vento agradecendo a todos que participaram e também agradeceu a FAMURS pela oportunidade de qualificação na gestão de trânsito oferecida aos municípios. Foram convidados a participar municípios pertencentes as associações: AMASBI, AMAJA, AMVAT, AMCSERRA totalizando 78 municípios, sendo que dos 78, apenas 09 se fizeram presentes no seminário. A próxima etapa acontece no dia 03 d/05 no município de São Borja. Informações e inscrições para o seminário podem ser feitas através do site: www.egp.famurs.com.br