A informática trabalha hoje como importante aliada para se aparar arestas e se obter controle muito maior sobre gastos e receitas das fazendas, que no Brasil ainda são administradas de maneira informal e até arcaica, em muitos casos. Existem no mercado diversos softwares para controle de produções em fazendas que geram - através de uma interface amigável - diversos índices e relatórios que são de extrema utilidade para um salto no ganho da produção.

Um exemplo disso seria o maior controle sobre as taxas diárias de engorda dos animais. Registrar e acompanhar esse índice em planilhas de papel ou mesmo de Excel consomem tempo e trabalho desnecessários, pois um software específico faria todo esse cálculo e indicaria automaticamente: qual um padrão ideal a ser alcançado para se ter um rebanho homogêneo com índices de produtividade mais elevados; quais animais adequados para descarte ou venda; quais os que têm bons índices de engorda e irão gerar lucro mais rápido.

Apesar de serem uma tendência, muitas fazendas ainda não utilizam sistemas mais informatizados para controle e gerenciamento de suas produções. O antigo processo com uso de fichas de papel e com preenchimento manual é um método que apesar de trabalhoso e pouco preciso ainda continua sendo bastante utilizado dentro do sistema de administração familiar, no qual valores de profissionalização da administração rural ainda não foram implantados.

Sobre esse assunto, Alessandro Garcia, desenvolvedor do Procreare (software para controle Agropecuário) afirma que "o olho do dono é fundamental para o sucesso de uma fazenda com as contas em dia. O "Olho" é o controle e a supervisão do negócio. Nesse sentido Softwares, como o Procreare, ampliam a visão do dono sobre seu negócio, propiciando todo o acompanhamento necessário para se obter maior organização e se administrar mais profissionalmente as fazendas.

Produzir mais com menores custos é a premissa básica para o sucesso de qualquer empresa. Para o agronegócio essa máxima torna-se muito mais importante, pois fatores externos como a taxa de câmbio, preço de commodities, entressafra, taxas de consumo no mercado interno e externo interferem diretamente em todo em preços e resultados financeiros das fazendas.

Mesmo com os reflexos da crise o Agronegócio ainda representou certa de 23% de tudo produzido no Brasil em 2009. O que pode ser observado é que apesar de toda a informalidade os resultados ainda são expressivos. Há que se enfatizar a importância do produtor estar sempre atualizado sobre tendências de softwares e outras tecnologias que possam ser aplicadas na produção para que ele possa optar por métodos que lhe proporcionem melhores resultados e maior retorno financeiro.