O formato para controle usado nos dias de hoje, pelo Governo do Brasil, herdado pela Anvisa, que baseia-se em unicamente na disponibilização de Regulamentos Técnicos, sem a implantação de uma estrutura técnica capaz de seguir os progressos científicos, dificulta um cumprimento das metas e acordos mundiais para monitoramento e controle da utilização desse tipo de artigos. É preciso, desta forma, bem como dar um feedback de forma efetiva à população, fortalecendo a ação fiscalizatória dos órgãos competentes, frente ao uso abusivo e sem controle dos medicamentos psicotrópicos, entorpecentes e seus precursores.

Pra realizar frente a esta emergente demanda pela informação de confiança e consistente a qual permita ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária realizar suas ações com base em gerenciamento do risco da utilização imprópria dos medicamentos controlados, a Anvisa iniciou a elaboração do SNGPC (Sistema Nacional para Gerenciamento de Produtos Controlados). Em sua etapa inaugural o programa permitirá um comando controle do movimento das entradas e saídas dos medicamentos submetidos ao controle particular segundo a Portaria nº SVS/MS 344/98 e Portaria SVS/MS nº 6/99 e suas atualizações, nas farmácias e drogarias mercantis do país.

O SNGPC visando farmácias e drogarias vem a ser a primeira fase do propósito maior integrante da Política da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que terá que englobar todas as etapas de fabricação, assim como provocar a utilização racional dos remédios que tem a possibilidade de gerar alguma dependência física e/ou psíquica.

Neste aspecto, o desenho informático do SNGPC usado nesta versão dá ênfase à aplicação de padrões no envio de informações possibilitando jeitos de efetuar a escrituração eletrônica dos medicamentos de maneira totalmente digital e buscando a associação com os programas para gerenciamento já empregados nas farmácias.

Em virtude de garantir tal peculiaridade, foi definido um padrão de tráfego de informações, com o qual os softwares das farmácias deverão se tornar compatíveis em função de proporcionar a transmissão informatizada à Anvisa, cujos detalhes constam através de outra divisão situada no website da mesma.