Hoje a maioria das pessoas quando desejam entrar em um setor do mercado de trabalho, pesquisam e buscam mais informações sobre o mesmo. E alguns até se arriscam sem saber no que estão entrando. É pensando nisso, que várias empresas criam simuladores do ambiente de trabalho, no intuito de treinar seus funcionários, deixando-os mais capacitados e confiantes na hora de tomar decisões difíceis.

Uma das desvantagens de usar um sistema desse tipo é o preço, pois cada vez mais as empresas que o desenvolvem estão investindo muito no realismo dos simuladores e implementando novas tecnologias, que acaba deixando o software mais interativo e caro ao mesmo tempo. Uma das alternativas para não ter tantos gastos, é uso de softwares livres, que são programas desenvolvidos com ajuda de ferramentas gratuitas e de programadores voluntários, que os desenvolvem e deixam seu código fonte aberto para novas implementações e ou alterações.

 “O Open Source/Código aberto descreve um amplo tipo de licença de software que disponibiliza o código fonte para o público geral com uma pequena restrição ou até mesmo sem nenhuma restrição.” (CONSTANTINO FILHO, 2009, p.3).

Objetivo

Este artigo tem o objetivo de apresentar os conceitos, funcionalidades e finalidade de um software simulador e gerenciador de um bar, desenvolvido por alunos da Faculdade Paraíso do Ceará, para o desenvolvimento do mesmo foi usado os paradigmas da programação orientada a objeto.

O software aqui citado foi criado no intuito de ajudar na formação e treinamentos de gerentes administrativos de bares, voltado tanto para quem já trabalha na área como para quem deseja entrar no setor, o foco principal deste artigo é mostrar toda etapa de planejamento e desenvolvimento deste simulador, e se esforçando o máximo possível para que não haja nenhum dúvida a respeito software, dando mais ênfase ao funcionamento e desenvolvimento do mesmo.

Este software foi dividido em duas partes, para que seu desenvolvimento e funcionamento ficassem mais fácil e mais organizado, essas partes são: o gerenciador e o simulador.

Funcionamento: Simulador

            O simulador foi desenvolvido totalmente com ajuda de threads, pois o mesmo age somente na parte dos atendimentos, que é onde acontece o controle total das ações realizadas pelos clientes. Ele é responsável pelos clientes que chegam, os que fazem os pedidos e na hora da saída dos mesmos, esse mesmo simulador também é responsável pela distribuição aleatória dos garçons nas mesas.

            O simulador funciona com uma thread que tem um tempo padrão para suas pausas, esse tempo pode ser definido pela variável do tipo inteiro “tempoThread”, que está declarada dentro da classe Bar.java no pacote bar. O funcionamento é simples, primeiramente o cliente chega, verifica se tem alguma mesa vaga e senta se houver uma, logo depois acontece uma pausa de acordo com o valor da variável citada, então o cliente faz o pedido. Para que o cliente não fique sempre pedindo algo, no simulador, é calculado uma porcentagem do cliente pedir alguma coisa, o valor padrão é 80% de chance de pedir algo ao sentar, conforme ilustra a Figura 1.

Tela do Simulador
 

Funcionamento: Gerenciador

            O gerenciador funciona totalmente integrado ao simulador, pois o mesmo controla a entrada e saída de produtos, ou seja, se alguma coisa do estoque for retirada pelo simulador, o gerenciador vai saber e já colocar na conta de cada cliente, sendo que quando um cliente paga a conta sua lista de pedidos fica automaticamente gravada no histórico caixa.

            Além do gerenciamento do estoque o gerenciador também é responsável pelas contas do estabelecimento, sendo possível pagar tanto contas comuns de todo estabelecimento, como aluguel, luz e telefone e também contas como salários de funcionários. Ele também é responsável pelo gerenciamento do dinheiro arrecadado no bar, por exemplo: todo vez em que o caixa for fechado, automaticamente o dinheiro que estava no caixa vai direto para o banco e registrando a ação como sendo um depósito, do mesmo jeito que se for comprado algum produto no estoque é verificado inicialmente se há dinheiro na conta do banco, se houver é registrada uma movimentação de saque e o dinheiro é retirado da conta, conforme ilustra a Figura 2.

Tela do Gerenciador

Resultados

Nos testes feito com o software, foram obtidos alguns resultados, e sugere-se que o uso seja feito usando o mesmo como simulador para treinamento de novos gestores.

Simulação

Para começar usar o software como simulador é necessário inicialmente que o bar esteja aberto, para depois os clientes começarem a chegar. Em seguida os clientes vão fazendo seus pedidos, de acordo com o que há no estoque, depois de cada pedido, é retirado aquele respectivo  produto do estoque e os clientes vão consumindo até que o estoque acabe, quando o estoque acabar, os clientes saem do bar e o mesmo é fechado. O status do estoque fica a mostra no lado direito da tela, para que o usuário tenha mais controle sobre o que está acontecendo no bar, por exemplo: o que esta sendo mais consumido, o que esta sendo menos consumido e o que vai acabar mais rapidamente, com isso o usuário tem em mãos sempre um pequeno relatório, rápido e em tempo real, dando controle total sobre seu estoque, tornando mais rápido e fácil sua tomada de decisão e evitando desperdícios.

Exemplos

Isso foi pensado para tentar capacitar os gestores na gerencia dos seus estabelecimentos, prevenindo assim, erros simples que poderiam acontecer, e mais tarde se tornarem uma bola de neve. Depois do treinamento, os gestores já estariam habituados com o conceito de gerencia do estabelecimento, gerencia do estoque e com uma facilidade de atingir suas metas por conta dos conhecimentos adquiridos com o software e com suas facilidades oferecidas.

Considerações finais

Conclui-se que este treinamento pode ser aplicado tanto a gestores que ainda não tiveram nenhuma experiência nesse ramo como para aqueles que tem experiência, mas pensam em somar mais conhecimentos. Capacitando-os a ter uma gerencia melhor dos seus estabelecimentos, sendo também que a empresa que adotar este tipo de sistema o gasto será mínimo, pois se trata de um software gratuito e com código fonte aberto. E pode assim abrir novas portas pra mais implementações, tornando o software ainda melhor com possíveis ligações do mesmo com outros.