UNIVERSIDADE KATYAVALA BWILA

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO

 CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA

TRABALHO DE FIM DO CURSO PARA OBTENÇÃO DE GRAU DE

LICENCIADO EM INFORMÁTICA

Autor: Armindo Victórino Paciência

Orientadora: Me. Ivet Espinosa Conde

                        Co-orientador: Lic. Avelino Soma Chimbanda

Resumo

No Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Geral do Lobito realizam diferentes tipos de Análises Clínicas como: Gota Espessa (GE), Hemoglobina (HB), Reacção Widal, Velocidade de Sedimentação (VS), Fezes, Urina, VDRL, Glicemia, Fosfatase Alcalina, Colesterol Total, Colesterol HDL, Bilirrubina Directo, Bilirrubina Total, Creatinina, Triglicerido, Hemograma e outros. Laboratório de análises clínicas é uma secção de uma unidade de saúde, que auxilia o médico a ter certeza do diagnóstico clínico do paciente (Blick, 1997).

A automatização de um Software para controlo de análises clínicas no Laboratório do Hospital Geral do Lobito, constitui a finalidade deste Trabalho de Fim de Curso de Licenciatura em Informática. Para a construção do sistema proposto, foram utilizados vários métodos e técnicas de investigação onde se destacam os seguintes: histórico, método dedutivo, método indutivo, entrevista, observação. Visto que os trabalhos realizados são feitos de forma manual provocando ligeiros atrasos no desenvolvimento desta actividade. O objectivo deste trabalho foi de desenvolver um Software para controlo de análises clínicas no Laboratório do Hospital Geral do Lobito. O sistema apresenta uma arquitectura Cliente-Servidor, desenvolvido em ambiente visual da Borland Delphi versão 7.0, utilizando como gestor de Base de dados Microsoft SQL Server, com ajuda da metodologia RUP (Processo Unificado Racional) e para análise e desenho foi utilizado UML (Linguagem de Modelagem Unificada).

o Software para controlo de análises clínicas no Laboratório do Hospital Geral do Lobito, será uma ferramenta rápida, segura e eficiente desenvolvida para melhorar a gestão de processos de controlo de análises clínicas.

Palavras-Chave: laboratório, análises, clínicas, ferramentas, informática, software.