Um bom software para gestão de clínicas é essencial para qualquer clínica ou consultório odontológico, para evitar qualquer tipo de falha e para um controle efetivo de toda a rotina de pacientes e atendimento. Esse tipo de software foi desenvolvido há muito tempo para facilitar a vida dos profissionais que iniciavam sua carreira em sociedade com outros dentistas ou não, e vem sendo desenvolvido e aperfeiçoado com o tempo. Nos dias de hoje as melhores opções para esse programa possuem uma série de recursos que acompanham a era digital e móvel dos nossos dias, e fazem com que a comunicação entre a clínica e o paciente seja constante e eficiente. Escolher bem o software para gestão de clínicas odontológicas mais adequado para o seu consultório ou a sua clínica pode ser um dos diferenciais que levam ao sucesso.

Variedade de opções

Software para ClínicaPara quem começa um novo negócio no ramo odontológico há uma grande variedade de opções disponíveis. Os softwares que gerenciam o dia a dia da clínica odontológica são hoje um grande investimento, e muitos desenvolvedores e empresas já perceberam isso. Essa variedade traz benefícios para quem precisa escolher, havendo uma possibilidade de escolha entre diversos recursos e tipos de programas, e também a possibilidade de comparar preços e decidir qual a solução mais adequada para a sua clínica. Mas deve-se lembrar que há recursos essenciais para o funcionamento de uma clínica ou mesmo consultório particular, que são especialmente desenvolvidos para fazer do gerenciamento de recursos e pacientes uma tarefa mais fácil. Por isso essa análise deve ser um dos passos para o planejamento da abertura desse novo negócio, sendo que todas as dúvidas devem ser tiradas antes da contratação.

A implantação de um software para clínicas em um estabelecimento que já está em funcionamento é viável e acontece muitas vezes, mas uma adaptação é necessária na forma de trabalho de todos os profissionais envolvidos. Se o software for instalado já no início dos dias úteis dessa empresa, todo o trabalho será otimizado e todos os envolvidos terão ciência de como o programa deve ser utilizado, e de todas as formas de facilitar e agilizar os procedimentos de rotina.

Opções grátis e pagas

Software para ClínicaEm sites especializados em downloads de programas na internet há algumas opções de software para clínica disponíveis gratuitamente para download, mas talvez essa não seja a melhor opção para a maioria dos estabelecimentos. Mesmo que os softwares oferecidos por esses desenvolvedores sem custo tenham um funcionamento constante e sejam basicamente eficientes, há muitos recursos importantes que não estão disponíveis. Além disso, não há qualquer garantia de funcionamento ou opção de suporte disponível, e se houver problemas com a execução das aplicações ou com o gerenciamento de dados, não haverá a quem recorrer. Muitas vezes a utilização desses programas com o tempo se torna inviável justamente pela falta de informações e suporte direto, e o consultório odontológico ou a clínica acabam por realizar uma migração posterior que prejudica a rotina de atendimento e confunde os funcionários.

Funcionalidades essenciais 

Software ClínicaPara a escolha de um bom software para clínicas, muitos pontos devem ser analisados e muitos diferenciais contabilizados. As melhores opções são inicialmente reconhecidas por um gerenciamento de cadastros eficiente e completo. A interface do programa deve ser leve e de fácil acesso, para que a inclusão de dados dos pacientes e dos atendimentos (que será realizada a todo o momento) não configure qualquer desafio ou dificuldade para nenhum profissional. O cadastro deve ser completo, contendo informações pessoais de cada paciente, anamnese, histórico de atendimentos, documentos, formas de pagamento, exames e outros. Um odontograma deve estar disponível para visualização rápida e análise constante, acompanhado de uma biblioteca de imagens de cada paciente, que pode ser vista em uma galeria para uso dos profissionais. 

Outro recurso desejável e praticamente imprescindível é o cadastro de diferentes níveis de acesso para funcionários e profissionais que trabalham em um mesmo estabelecimento. Em níveis diferentes, mas na mesma interface, são selecionados recursos para clientes (por ocasião do cadastro inicial), secretárias, dentistas e outros, que podem acessar dados que lhe competem e evitando que qualquer informação desnecessária seja disponibilizada. Cada profissional terá á sua disposição recursos na sua esfera de competência, o que aumenta a operacionalidade da rotina e evita qualquer inconveniente e contratempo. 

Software para Gestão de ClínicaO gerenciamento de recursos disponíveis e da rotina administrativa também é importante nesse tipo de programa. Os materiais disponíveis, medicamentos necessários ou solicitados, bem como uma lista cadastrada de fornecedores será de grande utilidade no dia a dia da clínica ou consultório. Esses recursos garantem que a compra e a utilização de material seja controlada e bem organizada, sem que haja qualquer tipo de perda ou desperdício. Os dados financeiros corporativos também são gravados, gerando um cuidado e controle completo de todos os recursos em operação. 

Temos ainda, como recurso essencial a ser verificado, o backup das informações armazenadas. Esse backup é importantíssimo e evita muitos problemas, já que com ele é possível restaurar todas as informações contidas no software se qualquer falha no sistema ocorrer. Esse é um recurso que não está disponível principalmente em diversas opções gratuitas de softwares para clínicas, sendo que trabalhar sem um backup é arriscado em diversos sentidos. 

Diferenciais

Software para ClínicasHá ainda alguns recursos que são desejáveis e que facilitam muito o dia a dia na clínica, mas que são reconhecidos como diferenciais e não como funções básicas. Um desses recursos é o uso de mensagens internas entre os profissionais de diversos escalões e funções dentro do estabelecimento, o que facilita a operação diária e evita que qualquer paciente seja deixado sozinho no consultório por qualquer motivo. Essas mensagens podem muitas vezes ser enviadas diretamente de um computador ou de dispositivos móveis como celulares ou tablets. Seguindo com a tecnologia móvel, alguns softwares disponibilizam versões móveis otimizadas para profissionais e funcionários, que podem acessar recursos e inserir dados diretamente de seus aparelhos. E uma das possibilidades que vem chamando a atenção no mercado é a possibilidade de envio de SMS aos pacientes como lembretes de horários próximos de consulta ou avisos sobre remarcações, realizados diretamente pelo programa de forma automática. Esse envio de mensagens para pacientes reduz muito o número de atrasos e aumenta a eficiência dos atendimentos.