O mercado está repleto de opções para software de gestão. São tantas, que as vezes fica mais difícil decidir qual é o melhor software do que qual é a melhor empresa. Bom, digamos que um está diretamente relacionado com o outro. Não andam separados, valendo o velho ditado: "me diga com quem tu andas que te direi quem és". Um precisa do outro para sobreviver.

A decisão por um software se baseia não só no problema em si, mas sim, em qual o foco principal do produto. O que ele tem mais do que os outros que se torna uma solução, se não ideal, quase perfeita para a empresa. O gerenciamento de projetos é sem dúvida um grande desafio corporativo, no entanto, sem as pessoas nenhuma empresa sobreviveria. É por isso que os vários gurus da consultoria empresarial sustentam a importância de um software ter sua principal característica voltada para administração de colaboradores.

Se você está prestes a tomar uma decisão a respeito de que software de gestão irá utilizar para sua empresa sugiro que leia artigos escritos por empresários atualizados e de preferência, que sejam dos Estados Unidos. Gostemos ou não eles são referência no assunto e estão alguns passos a nossa frente quando se tratando de otimização de processos e gerenciamento de projetos.

É muito comum achar um software que parece atender um ponto específico que nos preocupa, porém não foca no bem mais valioso das empresas, seus funcionários (human-centric). Não existe fórmula mágica, apenas bom senso e experiência. Várias pessoas á passaram por isso e, por mais que a tecnologia evolua, não adianta tentarmos reinventar a roda.