Sofistas hoje: Discurso clientelista nas igrejas Neopentecostais.

Vivemos atualmente em uma sociedade paradoxal que ao mesmo tempo em que relativiza a verdade, se apega gradativamente mais a crenças religiosas que dogmatizam nossas mentes.
O crescimento das Igrejas evangélicas nos últimos anos tem se tornado algo notável, principalmente no que se refere às Igrejas Neopentecostais. Porém, fica a tona uma pergunta: Que tipo de discurso os líderes Neopentecostais tem se utilizado para atrair e conquistar a confiança das pessoas?
O capitalismo como sistema dominante trouxe consigo o individualismo e uma busca implacável de bens de consumo, que levou ao homem a não valer mais o que ele é, e sim, o que ele possui. As Igrejas Neopentecostais percebendo isso, iniciaram um discurso religioso como fórmula para todas as ânsias e aspirações da sociedade.
O interesse comum que era característico no cristianismo primitivo, hoje se subjuga ao interesse privado dentro destas denominações. Hábeis na retórica, esses novos sofistas da religião não estão mais preocupados com a verdade cristã. O que é justo, bom e verdadeiro para eles, é o suprimento das necessidades individuais tais como felicidade, curas dos males físicos e prosperidade financeira. O pseudocristianismo vivido em nossos dias é imediatista, não quer mais esperar para a próxima vida àquilo que ele "pode conseguir agora".
O discurso é sempre o mesmo: "Tá desempregado! Passando uma situação financeira difícil! Endividado! Você não consegue ser feliz no seu casamento! Seu filho está nas drogas! Tem alguma deficiência física ou doença incurável! Não consegue se livrar daquele caroço! Venha para uma de nossas Igrejas que resolveremos seu problema!
Cria-se então, como em uma boa empresa, um sistema clientelista no qual estes mestres na arte da retórica estão sempre dispostos a satisfazer as necessidades de seus clientes, sem nenhum tipo compromisso com a verdade, articulam as palavras para aquilo que lhes é mais conveniente e lucrativo.