Um dos grandes nomes da filosofia responsável por revolucionar e dar um novo rumo para o pensamento filosófico com Sócrates, não deixou nada escrito e tudo o que sabemos dele vieram de seus discípulos Platão e Aristóteles. Diziam que era um homem feio, mas que quando falava, exercia estranho fascínio.

O filosofo era muito procurado pelos jovens da época que assim, passavam horas discutindo em praça pública, o dialogo tomava outros rumos pois o filosofo defendia que ele mesmo de nada sabia e questionava a todos que diziam saber de terminado assunto, tal questionamento se tornava uma forma de diálogo e acabava todos reconhecendo de que nada sabiam.

Sócrates teve um contato com o oraculo de Delfos no templo de Apolo, conversando com Sibila (Mulher sacerdotisa) em que questionado sobre o que sabia, sua resposta foi “Só sei que nada sei”, ao ouvir a expressão Sibila disse que Sócrates era um dos homens mais sábios da época.

A condenação de Sócrates foi mediantes três pilares:

  • Corruptor da juventude
  • Não acreditava nos deuses da Grécia
  • Criticava severamente a democracia, que segundo sua percepção era semelhante a demagogia.

Foi obrigado a tomar um copo com Cicuta (veneno) e morreu discursando. O filosofo teve grandes oportunidades de escapar da condenação e mesmo assim não quis, no final de seu julgamento disse que estava partindo para a morte e seus condenadores para a vida o destino seria um mistério ao não ser para a divindade.

Thales Rogério M. dos Santos: Filósofo, professor e Master Gestão de Pessoas