Sócrates na Metodologia EAD

O desejo pelo saber faz o homem se desenvolver, evoluir. Os métodos de aprendizagem para a conquista desse saber se evidenciam desde a idade antiga com os filósofos gregos.
Sócrates se configura como um marco na filosofia; pois coloca o homem como foco de investigação filosófica. Para tentar desvendar, o que é o homem, Sócrates se propõe a analisar todas as características humanas e percebe que o homem é sua alma, ou seja, sua razão, pois avalia a razão como um elemento comum a todos os seres humanos, nos diferenciando dos outros seres.
Como parte da essência humana, a razão deve estar a serviço do nosso aperfeiçoamento e nos levar a buscar o conhecimento, a verdade; é essa busca que nos leva a sermos verdadeiramente felizes. O conhecimento nos proporciona posições mais críticas diante do mundo, nos leva a eliminação dos erros. Quando Sócrates propõe ao homem "conhece-te a ti mesmo", ele mostra que temos a verdade dentro de nós e que só estamos distanciados dela.
Para ter acesso ao conhecimento, Sócrates propõe um método específico de educação, que se apresentava em três etapas: Num primeiro momento ele se coloca em condição de igualdade com seu aprendiz; "Sei que nada sei". Depois, num momento denominado ironia (interrogações), Sócrates através de perguntas auxilia seu interlocutor na busca da verdade e do saber; o objetivo era destruir nos interlocutores, a ignorância, o orgulho e a ilusão do saber. E por último a maiêutica (parto), quando o interlocutor depois dos questionamentos, consegue trazer a luz suas idéias que se encontram dentro do seu íntimo.
Para Sócrates não é o mestre quem ensina o aluno, pois entende que não se pode ensinar algo que o outro já não saiba. O papel do mestre se caracteriza como incentivador na busca pelo saber, acompanhando o aprendiz durante o processo de construção do seu conhecimento.
Observando a postura metodológica de Sócrates, ela vai de encontro com a postura do professor em EAD, onde a tarefa do mestre é auxiliar, de orientar o aluno.
A educação aberta e a distância proporciona uma relação diferenciada de ensino e aprendizado, cuja figura do professor como transmissor do conhecimento é substituída pelo de orientador.
Dentro desta perspectiva a metodologia EAD, traz no seu bojo metodologias de incentivo a pesquisa, a busca pelo aperfeiçoamento constante, despertando o interesse pelo conhecimento e colocando o aluno no leme do processo de aprendizagem.

Como no modelo socrático, na EAD não há a figura do professor centralizador, que "passa" o conhecimento; o professor é um animador de idéias; faz o aluno tirar suas próprias conclusões.
O aprendizado na EAD depende do esforço e da disponibilidade do aluno na busca pelo aprender. Para isso é preciso senso crítico, estudo com pequenos grupos para favorecer o diálogo, disciplina e curiosidade pelo conhecimento, que pode e deve ser estimulado pelo professor (orientador).
Assim, a EAD, se configura numa ferramenta de educação que possui grande potencial de ensino, pois foca o aluno, como principal agente de construção de seu saber.

Referências bibliográficas:
Murta, Claudia, Metodologia EAD - Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2008.
www.suapesquisa.com/filosofia
www.filosofia.pro.br
? COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia ? Ser, Saber e Fazer. São Paulo: Ed. Saraiva 1997;