Remeto-me a vocês professores e colegas de trabalho, para exercitar a práxis, isto é, reflexão ação e reflexão quanto ao trabalho docente. Não tenho verdades absolutas mas a práxis leva a quebra de paradigmas,desestabilidade e consequentemente inovações.

A nossa profissão é gratificante e ao mesmo tempo ingrata. Quando se tem um profissional bem sucedido no ramo empresarial, um advogado, um contabilista, um grande político de destaque em qualquer profissão, em nenhum momento este profissional faz uma referência a sua formação ou a um professor que o ajudou na carreira estudantil.

Afinal! Quem é o professor? Aqueles profissionais estressados e depressivos sempre insatisfeitos?Ou talvez aqueles utópicos e sonhadores? Ou quem sabe seres imortais e surrealistas?Ah! Talvez aqueles que acreditam que o ser humano ainda tem dignidade e poderá ser modificado e que a sociedade ainda tem conserto?

Somos aqueles amados e esquecidos pela sociedade. Só lembram quando necessitam de algum conhecimento ou trabalho específico que só aquele professor pode transmitir ou talvez apenas uma palavra de carinho, de conforto ou uma decisão importante na carreira profissional. Mas logo,logo esquecem;podem observar, existem poucas homenagens a professores tais como nome de rua, bairro;As vezes algum denominação de escola porque algum outro,também educador,lembrou-se.

Aproveito para acrescentar as palavras de Rubem Alves: Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor , assim,não morre jamais...,ainda bem que o verdadeiro educador é muito sentimental e emotivo,basta uma palavra amiga,uma lembrança de algum fato importante ou interessante acontecido com um aluno que ele esquece todos os problemas da profissão, renova suas forças e começa tudo de novo.

Talvez eu esteja muito melancólica, mas achei que o meu primeiro artigo para este site teria realmente que expressar que nós educadores, também somos humanos, precisamos de elogios, reconhecimentos e respeito.

 Espero que apesar de tudo, prossigamos como seres humanos para continuarmos   vivos.

Professora Mestra Solange Alves Braga - Graduada em pedagogia Administração e Supervisão escolar;Pós-graduada em Didática Geral e Gestão Escolar e Mestre em Ciências da Educação com ênfase em Avaliação Educacional.Em breve Doutoranda em Ciências da Saúde.Docente das Faculdades Integradas de Ariquemes -FIAR e docente de cursos de pós-graduação em Rondônia e Mato Grosso.