Sociologia como Ciência.

Augusto Comte.

1789-1857.

Sociologia é uma Ciência humana que nasceu basicamente no século dezenove, quem formulou essa ideia foi basicamente Augusto Comte. O que foi entendido por ele, exatamente como Ciência positiva, a positividade da análise do saber.

O que significa por outras palavras a física do social, ou seja, a Ciência dos fatos sociais, como deveria ser analisada as coisas do social, mais especificamente as relações humanas.  

A sociologia nasceu exatamente preocupada, com a funcionalidade das instituições políticas, com os costumes dos povos e naturalmente com as crenças antropológicas.

Comte sendo o primeiro grande formulador dessa Ciência ele está essencialmente preocupado com a destruição de certos conceitos prejudiciais ao próprio desenvolvimento da Sociologia.

Um deles a metafísica, como se Deus determinasse a lógica dos relacionamentos sociais.  Outro conceito que a Sociologia inicial fundada por Comte, quer acabar refere-se ao conceito do eu, mais especificamente da alma humana, como se a realidade fosse dividida em dois aspectos fundamentais, matéria e alma a velha questão escolástica.

Durkheim.

1858-1917.

Outro grande teórico no desenvolvimento da Sociologia o qual deve ser analisado trata se especificamente de Durkheim, ele sempre sonhou fazer dessa disciplina uma Ciência, dando o mesmo caráter de objetividade, não tem como entender a Sociologia desconsiderando a pessoa dele.

Ele desenvolveu uma lógica fundamental ao desenvolvimento da Sociologia levando a mesma ao instrumento do positivismo, ela não poderá ser uma Ciência no plano meramente abstrato, como se trabalhasse também com os fundamentos da metafísica.

Criou naturalmente as regras do comportamento  sociológico, ao analisar fatos sociais, denominou essa análise,como entendimento dos fatos, como coisas, objetivando a situações reais, dando a essas situações mecanismos positivos no entendimentos dos fatos compreendidos.

Tenta valorizar aspectos indutivos na perspectiva de um mecanismo instrumentalizado na direção do campo da verificação especificamente empírica, na utilização dos meios usados para o desenvolvimento estatístico, isso significa de certo modo já a introdução de uma Sociologia comparativa.

  Durkheim de fato, procurou dar a Sociologia Estatus de Ciência, tentando retirar a mesma das suas referencias de ideologias, se bem que esse aspecto valorativo é extremamente criticado nos dias de hoje, por uma Sociologia de natureza dialética com fundamentação marxista.

Max Weber.

1864-1920.

  

O terceiro grande teórico no desenvolvimento da Sociologia como Ciência trata-se da exuberante figura de Max Weber.  A princípio ele não procura eliminar os estudos das causas e consequentemente dos efeitos, não é esse preceito sua principal preocupação científica.

Ele desenvolve seu método em outra direção, que consiste basicamente a coleta dos dados necessários a uma análise científica. Ao ter os fatos em mãos ele desenvolve a ideia que é necessária usar o método da compreensão, contrário a interpretação e faz isso para levar a Sociologia ao campo da objetividade científica.

Especificamente por motivo que Weber também procura positivar a Sociologia, dando a mesma uma metodologia indutiva, avesso a uma análise metafísica,

Weber sociologicamente deseja compreender os fatos, recusa a pedagogia da interpretação para não cair exatamente na abstração subjetiva, apesar de introduzir na Sociologia o método da compreensão, por outro lado, contraditoriamente nega o critério da explicação, isso a princípio.

 Esse procedimento é até certo ponto de fato não muito racional, explico a razão desta explicitação, é que a metodologia da explicação é essencialmente empírica típica da Ciência da natureza.

 Não da Ciência do Social, mas a diferenciação é basicamente metodológica e não prática, porque a explicação é necessária a qualquer forma de explicitação ou análise de um fato científico seja qual for sua natureza.

Edjar  Dias  de Vasconcelos.