Cinthia de Oliveira Andrade

A linguagem e a sociedade estão interligadas, por isso ao realizar este artigo nos propusemos a relatar as relações existentes entre linguagem e sociedade, abordadas na sociolingüística . Essa ciência relaciona as variações lingüísticas observáveis em uma comunidade e a estrutura social existente. E esse estudo, ocorre através do processo comparativo, por exemplo, o trabalho em baseado em porcentagens, efetuado com um grande numero de informantes; objetivando observar os fatores sociais os quais interferem na linguagem de um determinado grupo.

Atualmente, fala-se muito sobre a linguagem e os fatores sociais que ocasionam o surgimento das variações lingüísticas. É nesses dois campos que esta pautada a sociolingüística.

De acordo com ALKMIM (2001), " a sociolingüísticaé uma área que existe , dentro da lingüística, para tratar , especificamente, das relações entre linguagem e sociedade. Pois o individuo e a sociedade só tem existência dentro da língua ( BENEVISTE,1963).

Segundo a proposta de BRIGHT ( 1974 in ALKMIM, 2001:28), a sociolingüística deve demonstrar a co-variação sistemática das variações lingüísticas e sociais . Sendo assim, podemos dizer que se essa ciência trata das relações entre linguagem e sociedade, ela deve fazer uma relação entre as variações lingüísticas de uma determinada comunidade à estrutura do modelo social existente.

Dessa forma como diz ALKMIM (2001:29),"a sociolingüística é uma área voltada explicitamente para o tratamento do fenômeno lingüístico no contexto social , no interior da lingüística animada pela atuação de lingüistas e , particularmente, de estudiosos formados em campos das ciências sociais."

A sociolingüistica dos anos 60 pode ser vista como ponto de partia de novas correntes e orientações de pesquisas,centradas no trato do fenômeno lingüístico relacionado ao contexto social e cultural, que se distingue de forma mais evidente pela vinculação a algum campo das ciências humanas(ALKMIM ,2001:41).

No entanto, como bem diz CAMACHO (2001), falarmos da sociolingüística apenas como a ciência que trata da relação entre língua e sociedade é uma afirmação correta, porémmuito simplificada; pois " a sociolingüística aborda uma significativa diversidade de assuntos, merecendo por isso ser delimitada. Cabe a referida ciência a tarefa de explicitar os princípios internos e externos que regem a variação.

Para BRIGHT (1974) " a tarefa da sociolingüística é mostrar a variação sistemática da estrutura lingüística e da estrutura social e, talvez, mesmo um relacionamento causal em uma direção ou outra(...)".

A sociolingüística tem uma origem interdisciplinar e ao ser estabelecida em 1964, muitos pesquisadores tentavam articular os aspectos sociais e culturais.Ela busca estudar a língua falada em seu contexto social ; ou seja em situações reais de uso, analisando a oralidade dos falantes. Não se trata de umestudo sobre os mesmos usos da fala,mas sobre as diferenças existentes nas falas da comunidade. Por esse motivo essa ciência observa em seus estudos os aspectos sociais e culturais que influenciam a linguagem verbal. A sociolingüística busca a origem e o porquê da diversidade e da variação lingüística existente na fala de uma comunidade.

Nesse sentido, BRIGHT ( 2001:27)supõe que a diversidade lingüística estará relacionada com a identidade social do emissor ou falante, a qual está relacionada as classes sociais as diferenças de sexo, idade etc.

É importante lembrar que um dos objetivos da sociolingüística é demonstrar que uma observação pouco acurada dos usos que se fazem de uma língua em situações comuns de interação poderia levar à dedução equivocada de que al linguagem em uso é uma espécie de caos ( CAMACHO, 2001:50).

Um outro objetivo citado pelo mesmo autor é expor quea variação não é o resultado do uso arbitrário e irregular dos falantes, ao contrário: se por um lado , encontra sua motivação em circunstâncias lingüísticas determinadas é por outro, o resultado sistemático e regularde restrições impostas pelo próprio sistema de usos.

Um outro aspecto relevante é que a unidade de análise criada pela sociolingüística tem natureza, por definição, variável, contínua e quantitativa.


Considerações finais

O estudo realizado nos mostra que a sociolingüística é uma área abrangente, pois aborda a linguagem e a sociedade. Segundo CAMACHO (2001:56), a sociolingüística trata da estrutura e da evolução da linguagem, encaixando-a no contexto social da comunidade.

Através da abordagem sociolingüística compreendemos que as variações não devem ser ignoradas, pois cada individuo tem sua identidade lingüística,a qual está fudamentada no contexto social em que ele está inserido;sendo também reflexo de aspectos como faixa etária,sexo etc.

Dessa forma não se pode esperar que toda a sociedade expresse-se da mesma maneira, porque falamos de formas diferentes, de acordo com o lugar em que estamos, a ocasião vivenciada, os interlocutores.

Acreditamos que estudar a sociolingüística é relevante porque nos dá subsídios para construirmos um conceito amplo das variações lingüísticas; além de nos possibilitar a percepção de que elas nos remetem a identidade do individuo, sua cultura, às características lingüísticas e sociais.

Esperamos que os aspectos aqui abordados sirvam de reflexão para outros pesquisadores e/ou educadores, os quais tenham interesse em conhecer a sociolingüística - ciência que nos ajuda a conceber a sala de aula como espaço das diversidades, onde precisamos erradicar o(s) preconceito(s) ainda existente (s) no que se refere a expressividade/as variações lingüísticas. Nesse sentido, fazemos nossas as palavras de CAMACHO (2001:55):

"As línguas naturais humanas consistem em sistemas organizados de forma e conteúdo,seria estranho que a variação não fosse uma de suas propriedades mais marcantes e significativas.Na realidade,a diversidade é uma propriedade funcional e inerente aos sistemas lingüísticos e o papel da sociolingüística é exatamente enfocá-la como objeto de estudo,em suas determinações lingüísticas e não-lingüísticas."

Referências Bibliográficas

MUSSALIM, Fernanda;BENTES,AnaChristina.Introduçãoàlingüística:domínios e fronteiras.Vol-I. 2ª ed.SP:Cortez,2001.

PRETI, Dino. Sociolingüística os níveis da fala: um estudo sociolingüístico do diálogo literário.2ªed.SP:Companhia Editora Nacional,1975.