Ao reviver minha infância me lembro de chegar da escola e passar horas brincando na rua, jogando bola, andando de bicicleta e várias outras atividades que eu fazia com o maior prazer sem imaginar os benefícios que aquilo me faria. Na sociedade moderna, com seus avanços tecnológicos, essa cena já não se repete mais entre as crianças, que ficam mais tempo dentro de casa na frente do computador, se movimentam bem menos e estão cada vez menos  ativas fisicamente.

Grande parte disso é responsabilidade dos próprios pais, que na intenção de proteger seus filhos dos efeitos colaterais do mundo em que vivemos, preferem vê-los dentro de casa numa aparente segurança. Esse cuidado é fácil de entender e até faz sentido, mas aí acontece outro problema. Essas crianças estarão mais propensas a alguns problemas que a falta de atividade física pode acarretar, especialmente o sobrepeso, que segundo o IBGE, atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos.

Esse avanço tecnológico tem um efeito negativo não somente nas crianças, mas também nos adultos. Hoje ninguém mais precisa levantar para mudar o canal da televisão. É possível matar a fome comendo alimentos dos mais variados tipos apenas com alguns toques no teclado do telefone, que em breve chegará a sua porta. Praticamente tudo pode ser adquirido sem sair de casa  e cria uma população composta por indivíduos pouco ativos do pondo de vista da atividade física.

Atualmente o gasto calórico diário é de 350 calorias a menos do que nas décadas de 70 e 80, comprovando que o mundo moderno trouxe contribuições significativas para atividades do dia-a-dia, mas em contrapartida criou uma sociedade menos ativa fisicamente.

É preciso uma conscientização referente aos benefícios da atividade física e todos os benefícios que ela pode e irá trazer. Os pais não devem privar seus filhos de usufruir das vantagens tecnológicas hoje existentes, mas ter um controle sobre a quantidade de tempo gasto em outras atividades, como estudar, fazer exercícios etc.

Os filhos tendem a se espelhar nos pais, numa espécie de transferência cultural. Pais que não praticam atividade física e se alimentam mal tender a ter filhos com os mesmos hábitos.

A sociedade moderna e seus avanços tecnológicos proporcionam vários  benefícios e devem ser usufruídos, mas com relação a atividade física esse avanço tem um lado negativo. A solução é uma só: Mexa-se! Procure um profissional de saúde para te ajudar e não fique parado. Sua saúde agradece.

Por Nilo UltraShop

[email protected]