SILVA, Cleison Rodrigues da (UFAC) Graduando em Economia (e-mail: [email protected])
SILVA, Josué Brandão da (UFAC) Graduando em Economia (e-mail: [email protected])
Nos primórdios da Revolução Industrial, quando a sociedade começou a produzir em grande escala, movida pelo acumulo de capital e o aumento populacional. Com a descoberta do motor a combustão, isso trouxe um grande avanço no sistema produtivo, aumentando a produtividade e a produção. Nessa transição da manufatura, onde a escala de produção não dava conta de abastecer toda a demanda, passou a se pensar em criar um novo sistema produtivo em que fosse possível atender um numero maior de demanda. Por isso a industrialização trouxe novos avanços na área da produção, agora se começou a produzir para o consumo em grande escala, saímos de uma sociedade onde se consumia apenas para sobreviver, e passamos para uma de consumidores. Onde o que mais importa é possuir bens de consumo, a riqueza agora é medida pela quantidade de bens que possuímos. O que fazer com essa nova sociedade que está surgindo? Como isso afetará o Meio Ambiente? Essa mudança na forma de pensar trouxe perspectivas melhores para os produtores, pois agora com a tendência a aumentar a demanda dos produtos industrializados, conseqüentemente aumentará seus lucros em uma escala cada vez maior. Por conseguinte nessa relação surgiram alguns benefícios com o surgimento da industrialização. Como por exemplo, o salário mínimo, que foi uma grande inovação desse período da historia mundial. Mas a que preço isso está surgindo, alguém vai pagar por todo esse desenvolvimento, agora impulsionado pelo consumo de bens, pode não ser eu nem você, mas pode ser as gerações futuras ou mesmo com a destruição de florestas, de rios, ou seja, com a degradação ambiental.
Como quase tudo que traz benefícios também traz problemas. O objetivo de causar aquecimento na economia foi alcançado, dando aos trabalhadores das indústrias um maior poder aquisitivo para que pudessem comprar o que eles próprios produziam. Isso surge em uma sociedade onde a tendência a consumir será cada vez maior, pois agora consumo significa desenvolvimento.
Porém o consumo dos produtos industrializados deixou de ser utilizado para necessidades básicas da sobrevivência da humanidade e passaram a ser consumidos visando o luxo, aumentando cada vez mais o consumo do que é supérfluo e deixando de lado o que é realmente importante para o bem estar de uma sociedade. Com o
passar dos anos os produtos começaram a cada dia a ter menor vida útil, ou seja, um produto que antes demorava três meses para ser trocado por um novo produto, hoje não passa mais do que um mês, muitos deles até dias.
Com a implementação de novas tecnologias no processo produtivo, a cada dia surgem novos produtos que deixam para traz o que foi produzido ontem. A cada versão de um novo produto, são mudadas suas configurações, assim um simples adaptador de um modelo antigo não servirá para um novo modelo. Com isso diminui também os consertos daqueles produtos mais antigos, obrigando, assim, a compra de um novo.
Não poderíamos deixar de falar o que a mídia faz, nos fazendo acreditar que estamos errados naquilo que possuímos e usamos, pois temos que consumir um novo produto, pois o que temos está ultrapassado, que temos que comprar um mais evoluído. Isso é apenas uma parte dos problemas da mídia, isso é o que o fabricante de um produto faz para obter um maior número de aceitação do seu produto, levando- nos a acreditar que o seu é o melhor do mercado. Mas com se faz isso, através de propagandas apelativas e que incentivam os consumidores a comprar, os fazendo acreditar que aquele produto é realmente importante e de grande utilidade para sua vida, quando , na verdade, podem existir produtos melhores e até mais baratos, ou que este talvez não seja tão útil assim.
Um exemplo disso é a moda, que nos diz como nos vestir, sendo que não estamos errados na maneira que nos vestimos. Usamos muitas vezes roupas que não gostamos, mas, por sermos pressionados pela mídia e pelas próprias pessoas do nosso convívio social, acabamos por usá-las. Isso tudo que é feito pela mídia acaba por estimular mais o consumo e aumentar o lucro das grandes corporações.
Sem contar que essa sociedade de consumidores afeta diretamente o meio ambiente, pois tudo isso que é produzido e consumido vai parar no lixo e as medidas ambientais não são mais tão eficazes para controlar esse avanço, por isso tem que ser proposto uma mudança na forma de pensar dos consumidores, não só consumidores, mas também as grandes corporações e o Governo. Pois só assim Governo, sociedade e corporações andando junto pode- se mudar alguma coisa, no caso medidas ambientais mais eficazes.
A criação dessas medidas ambientais tem que partir da sociedade, a sociedade tem que cobrar do governo medidas mais eficazes para o controle desses produtos que são produzidos, será que é necessário mesmo produzir tais produtos. Mas como, com a criação de leis mais eficazes, mas não só leis para cobrar, mas também para ajudar, como por exemplo, a corporação que mais contribuir com o meio ambiente, financiando grupos de pesquisas para encontrar melhores maneiras de solucionar problemas ambientais, poderá receber prêmios, um exemplo disso seria a redução de impostos.
O caminho para uma sociedade mais sustentável seria uma sociedade mais participativa, pois a maioria da população nunca participou de uma ação social, acha que é o governo que tem que fazer tudo, ou seja, reclama de tudo e muitas vezes não faz nada, temos que propor mudanças, esse é o caminho. Mas como participar, mudando seus hábitos em casa já seria o primeiro caminho, quem quer mudar alguma coisa tem começar da própria família, para depois mudar a sociedade.
Portanto, essa sociedade de consumidores que está surgindo embalados pelo desenvolvimento tecnológico e a influência da mídia. De uma forma geral pode acarretar em uma destruição em massa do meio ambiente, e se Governo, corporações e sociedade não andarem juntos, sendo que a sociedade tem que se tornar mais participativa, procurando participar dos projetos do governo, poderemos estar entrando em um caminho sem volta.
Referências
A História das Coisas. Disponível em: http://sununga.com.br/HDC/index.php?topico=display