Centro Universitário Jorge Amado

Curso : Fisioterapia

Docente : Sarah Sodré

Aluno : Jorge Luis Alves da Silva

Artigo de Opinião: Sociedade Deficiente

Cada vez mais na atualidade as pessoas buscam tratar a questão da deficiência mental, lançando um olhar um pouco mais humanizado e com menos preconceito, apesar de haver alguns tabus que precisam ser quebrados.

O histórico de sofrimento de portadores de deficiência mental é antigo e deveras doloroso. Taxados de "loucos", "debiloides", "demoníacos", os portadores de transtornos mentais, no passado, eram comumente associados a criaturas enviadas por entidades malignas ou, ao contrario, sua presença era interpretada como sendo um "castigo de Deus", segundo crenças religiosas dos povos antigos, aliás, atitude que norteava a compreensão de mundo acerca de fenômenos que o senso comum não reunia condições de explicar racionalmente.

A situação no Brasil não diferia do resto do mundo, no que se refere à questão, tanto é verdade que os portadores de diversas síndromes mentais "viveram em condições desfavoráveis e excluídos da sociedade" (RODRIGUES, 1992). Ainda segundo a autora, em alguns casos existia o cuidado excessivo por parte de alguns familiares, contrastando com outros episódios onde o abandono constituía-se em atitude comum. No entanto, existem alguns questionamentos que precisam ser feitos, como, por exemplo: Qual o papel da sociedade frente a esses problemas? E o que podemos fazer para que haja de fato a inclusão social e a acessibilidade aos portadores de transtornos mentais?

A Constituição Brasileira garante esses direitos em seus artigos especiais e elege a sociedade brasileira junto com o poder publico constituído na tarefa de promover o bem estar de pessoas que apresentam algum grau de déficit intelectual.

Com relação a esse tema, o poeta Mário Quintana afirma em seu trabalho intitulado "Deficiências", que as mais variadas formas de desvios de caráter do ser humano considerado "normal", se propagam de maneira velada, habitual, perigosa e preconceituosa quando essas deixam de agir corretamente com relação a seus semelhantes.

Em contrapartida, muitos portadores de deficiências mentais atualmente já podem ser vistos em escolas regulares; no mercado de trabalho; inseridos nas artes; em atividades esportivas,inclusive neste ultimo item, alguns são até campeões mundiais. Isso demonstra claramente a capacidade e a potencialidade deste grupo humano que, apesar de suas limitações, conseguem atingir objetivos, bastando para isso que eles sejam incentivados e apoiados.

Portanto, toda a sociedade deve trabalhar para "construir uma imagem positiva das pessoas portadoras de deficiências, substituindo temores e preconceitos por uma visão de semelhantes que necessitam de auxilio, mas que também são capazes de produzir e de serem felizes" (FIGUEIRA, 1993).