Sociedade Brasileira de Computação e Eventos

André Filipe Rodrigues Malta¹, Bruna Emídia de Assis Almeida Fraga¹, Elisa de Araújo Daniel¹, Lucas Gabriel¹

1Engenharia da Computação – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) – Campus Timóteo

 Av. Amazonas 1193 - Vale Verde Timóteo - MG - Brasil CEP: 35.183-006


Abstract. This paper presents the Brazilian Computer Society (BCS), and the main events promoted for it. Through researches, the authors gathered information to disseminate ideas for the students, in how to make part of this Society and How to keep themselves informed, due to the quick evolution in IT. Looking for a scientific and social interaction among the students, so that the resource available of Society would be utilized for the personal growth at the computer area, academic area and mainly the professional area.

Key Words:  BCS. Events. Congress. Computation.

Resumo. Este artigo apresenta a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e os principais eventos promovidos por ela. Por meio de pesquisas, os autores reuniram informações visando difundir ideias para os estudantes, de como fazer parte desta sociedade e de como se manterem informados acompanhando as atualidades, devido á rápida evolução da TI. Buscando assim, a interação científica e social dos alunos, para que utilizem os recursos oferecidos pela sociedade para o crescimento na área de computação, acadêmico e principalmente profissional.

Palavras chaves: SBC. Eventos. Congresso. Computação.

1 Introdução

Tendo em vista a rapidez dos avanços tecnológicos e a ampla área de tecnologia da informação, fez-se necessário o estabelecimento de um vínculo entre os estudantes, pesquisadores e profissionais da área de computação. Vínculo este, criado há cerca de 34 anos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que promoveu uma interação social e científica entre os integrantes da categoria, para uma melhor difusão de idéias, inovações e conhecimento.

            A SBC como uma sociedade científica, promove eventos para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias. Nestes há apresentações de seminários, cursos, fóruns, artigos e trabalhos científicos que podem ser vistos como bem qualificados, devido, principalmente, aos critérios usados para selecioná-los.

            Sendo assim, é possível perceber a importância da SBC não só para os estudantes como também para os profissionais da área, que se dá pelo alto incentivo de pesquisa proporcionando o desenvolvimento de inovações, logo, pode-se considerar que a influência exercida por ela é considerável.

            As informações contidas neste documento visam expor essa importância e os meios para que os estudantes consigam interagir com a comunidade e saibam onde encontrar as atualidades relacionadas à área de TI de acordo com o seu eixo de interesse.

2. Histórico

A Sociedade Brasileira de Computação – SBC foi criada no ano de 1978 por iniciativa da comunidade acadêmica de computação, durante a realização de Seminário na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde o início, a SBC caracterizou-se pela atuação em duas frentes, sendo uma de natureza política, na formulação da Política Nacional de Informática e nos seus desdobramentos, e a segunda voltada aos aspectos científicos e acadêmicos da computação. Com o passar dos anos e com a mudança do cenário da Informática brasileira, a SBC cresceu e consolidou-se como sociedade científica, mantendo sua atuação política sintonizada com os temas de cada momento e com as demandas da Comunidade Acadêmica que representa. (SANTOS, 2008, p. 5).

A Sociedade Brasileira de Computação é uma sociedade científica que não visa lucros. É regida por um estatuto e administrada por uma Diretoria, um Conselho e uma Equipe de administração, eleitos pelos próprios sócios.

            A SBC se organiza por meio de Secretarias regionais, Delegacias institucionais e por Comissões Especiais (CEs), estas instituições são as responsáveis pela organização de simpósios e pela comunicação entre os sócios e a sociedade. A Comissão de Educação, por sua vez se responsabiliza pela atualização do Currículo de Referência, e a SBC como um todo pelo Catálogo de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Especialização Lato Sensu distribuídos por todo o território nacional.

            Esta Sociedade incentiva atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em computação no Brasil, ficando permanentemente atenta à politica governamental que afeta as atividades de computação, no sentido de assegurar a emancipação tecnológica do país. Promove o conhecimento por todos os meios acadêmicos legítimos, através de reuniões, congressos, conferências e publicações. Dessa forma a SBC se posiciona favoravelmente a um investimento sólido e continuado em Ciência e Tecnologia (C&T), pois acredita que isto é fundamental para o desenvolvimento social e econômico sustentável.

            A SBC com a colaboração de outras sociedades cientificas, promove ações que permitem o fortalecimento da área como um todo, através de iniciativas conjuntas para mútuo beneficio.

3 Eventos

Com o propósito de divulgar a ciência, a SBC realiza eventos anuais que cercam a comunidade de computação de uma maneira abrangente. Para conquistar tamanha inclusão com eficiência, os eventos são direcionados a públicos específicos de modo que haja a participação de pessoas de diferentes faixas etárias e níveis de conhecimento da área.

            Dentre os eventos organizados pela SBC, estão a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), a Maratona de Programação, Olimpíada de Robótica, e o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CBSC), sendo o último um evento de maior porte e destaque. Devido ao seu caráter puramente científico, acaba de certa forma concentrando uma quantidade de pessoas maior por envolver pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área. Os eventos de computação acontecem de modo distribuído por todo o território nacional sendo que os que foram apresentados acima representam somente uma pequena parcela desses. No Apêndice A, se encontram outros exemplos de eventos, que podem ou não fazer parte do CSBC.

3.1 Olimpíada Brasileira de Informática

De acordo com a SBC (2012), “ a Olimpíada Brasileira de Informática é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Computação nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia “. A disputa ocorre todos os anos e a organização da Olimpíada é feita pelo Instituto de Computação da UNICAMP.

            A inscrição no concurso pode ser feita por alunos do Ensino Fundamental ao Médio. Composta de modalidades e níveis, os alunos participantes devem escolher o nível adequado à sua série e a modalidade que melhor encaixa em seu perfil. A prova é individual e cada participante receberá um certificado de participação .

            Com relação à premiação, os alunos que melhor se saírem nas duas modalidades receberão medalhas de ouro, prata e bronze. E os melhores colocados gerais de cada modalidade, ganharão cursos a serem ministrados durante uma semana, no Instituto de Computação da UNICAMP.

3.2 Maratona de Programação

A Maratona de Programação é um concurso anual realizado há dezesseis anos, voltado para os alunos de graduação e início de pós-graduação da área de computação. Esta maratona é no Brasil, uma competição classificatória para as finais mundiais da ACM International Collegiate Programming Contest conhecida como (ICPC). A maratona se divide em duas etapas: uma etapa regional, dita eliminatória, ocorre em sedes espalhadas por todo o país e outra brasileira, a ser realizada em uma cidade escolhida pela comissão organizadora, aonde os melhores times locais classificados irão se enfrentar. Após o confronto nacional, os maiores pontuadores seguirão para as finais Mundiais do evento.

            Participar de uma competição como esta exige organização e planejamento, pois para efetuar a inscrição os times precisam atender à uma série de requisitos, e para um bom desempenho, devem estar preparados psicologicamente e possuir um conhecimento aprofundado. Cada time representará a instituição à qual pertence, devendo ter obrigatoriamente três integrantes principais, um reserva, e um coach. O coach é o representante da equipe, podendo ser um docente ou alguém indicado pelo mesmo, ele será o responsável por todos os procedimentos de ingresso dos participantes na competição como: cadastros, inscrições e pagamentos, e será a única ligação entre a equipe e a organização do evento. O coach deverá também coordenar a equipe de modo que os requisitos necessários sejam cumpridos, critérios sob pena de desclassificação.

            Os times participantes deverão solucionar dentro de no máximo cinco horas, os problemas propostos na competição, aquele que conseguir resolver o maior numero de questões no menor tempo, é declarado o vencedor.

            A maratona visa estimular a criatividade dos competidores, a capacidade de criar softwares que resolvam problemas, a agir sob pressão e também o trabalho de equipe. Por estas e outras características aqueles que participam estão sendo muito valorizados, não só pelas próprias instituições de ensino, mas também pelas empresas.

3.3 Olimpíada Brasileira de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é um evento promovido pela SBC, pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento ocorre anualmente e é destinado a alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico de todo o território nacional que tenham ou não conhecimento prévio de robótica, devido às diferentes modalidades de participação. O evento realiza provas, torneios locais e fóruns, é uma iniciativa pública que não visa lucros.

            Segundo a própria OBR (2012), estimular e divulgar a robótica são meios de formar uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e de um mercado consumidor consciente e exigente para produtos tecnológicos no país.

            Unindo este propósito de estímulo com a fácil aceitação do tema pelos jovens, o evento consegue cumprir com os seus objetivos de dar aos jovens uma oportunidade de iniciação técnico-científica, promover fóruns e debates sobre o assunto e identificar talentos para uma área que está em expansão.

3.4 Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) acontece anualmente e reúne uma série de eventos tais como: workshops, concursos, seminários, simpósios entre outros. Apesar de cada evento ter o seu eixo, o congresso como um todo possui um tema principal que é escolhido a cada ano. Os eventos trazem uma interação social por meio dos fóruns e debates e uma interação científica através da apresentação de trabalhos científicos e cursos que são ministrados durante todo o período do evento.

            O CSBC é um dos maiores eventos na área de computação que acontece atualmente no Brasil, e possui o propósito de incentivar a produção científica e a troca de experiências e informações entre as comunidades de computação, tanto no âmbito nacional como no internacional.

            Com tamanha dimensão e destaque é importante que aqueles que desejam participar do Congresso se organizem e se informem para um melhor aproveitamento do evento. A princípio todas as informações necessárias serão encontradas no próprio site do CSBC, como por exemplo, os eventos participantes, informações sobre os palestrantes, locais (mapa da instituição e endereços), horários e datas. O site tem praticidade e fácil acesso de modo que esteja ao alcance de todos.

            No Congresso encontramos eventos realizados pela própria SBC e outros ditos satélites, que são eventos que foram co-promovidos pela SBC e ocorrem dentro do Congresso. Os eventos satélites podem utilizar o sistema de inscrições da SBC ou não. Para participar do Congresso, as pessoas devem se registrar no sistema ECOS, fazer a sua inscrição e efetuar o pagamento de acordo com a sua categoria como participante, lembrando que aqueles que são sócios da SBC recebem desconto de no mínimo 15%. A atenção deve ser redobrada quanto aos eventos co-promovidos que podem possuir inscrição a parte. Desse modo, os interessados precisam estar atentos às datas de inscrição, caso elas tiverem de ser feitas separadamente.

            No ano de 2012, o XXXII CSBC aconteceu no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná nos dias 16 à 19 de julho, em Curitiba/PR. O tema enfatizado desse ano foi Computação e Inovação: ampliando fronteiras para solução de desafios no Brasil, e contou com a participação de dezesseis eventos.  Já em  2013, o XXXIII CSBC será organizado pelo Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em Maceió/AL.

3.5 ENECOMP

O Congresso Nacional dos Estudantes de Computação é um evento que acontece anualmente organizado pela ENEC (Executiva Nacional dos Estudantes de Computação). O ENECOMP é um importante evento estudantil da área de computação, porque trata de assuntos de interesse dos estudantes com relação a regulamentação da profissão, currículo dos cursos de computação e questões relativas ao uso e desenvolvimento de softwares, assim como outros assuntos ligados a área de TI. Durante o ENECOMP, ocorre a Assembléia Geral dos Estudantes de Computação onde se elege a Diretoria e o Conselho Fiscal da Executiva. É um evento independente, mas em alguns anos é co-promovido pela SBC tornando-se assim um evento satélite do CSBC.

3.6 Participação

Os eventos, na maioria das vezes, podem ter participação de todo o público interessado. Mas há exceções, portanto, vale ressaltar que dependerá do regulamento específico de cada um.

            As inscrições, normalmente, são feitas a partir do site oficial do evento. O site da SBC disponibiliza um calendário contendo as informações necessárias e os links para esses sites oficiais. Neste contem todos os pré-requisitos para a participação.

            Em alguns casos há desconto no valor da inscrição analisando as seguintes situações. Sócios eu não sócios SBC, profissional da área, estudante de graduação, pós-graduação ou ensino médio.

            Conforme a SBC (2012) participar dos eventos promovidos pela Sociedade é uma forma de se inserir em uma comunidade nacional de forma que amplie os contatos com os profissionais ou estudantes da área melhorando assim a visibilidade no mercado de trabalho e o aumento da networking de forma possibilite o participante seja um profissional valorizado.

4. Associação

Segundo os dados fornecidos pelo site oficial da SBC (2012), o número de associados chega até aproximadamente 4 mil associados, a cerca de 230 universidades, centros de pesquisas,  empresas e associações de empresas como sócios ou assinantes institucionais.

            O primeiro passo para se tornar um associado SBC é cadastrar-se no site oficial. Posteriormente, para concluir o processo de associação é necessário entrar em contato com a Central de Sistemas SBC e seguir as orientações.

4.1 Categorias

Os associados da SBC são classificados em categorias. São elas: Fundador, Efetivo, Efetivo Sócio ACM, Estudante, Estudante Sócio ACM, Estudante de Graduação Básico, Honorário e Institucional.

            Segundo informações do site SBC (2012) é possível detalhar essas categorias. (1) Fundador: Assinante da ata da assembléia de fundação da SBC ou inscrito dentro do prazo de 90 dias a partir da data de realização. (2) Sócio efetivo: Atua em Computação ou áreas relacionadas, este precisa estar de acordo com os objetivos da SBC de modo que colabore para que os mesmos sejam alcançados. (3) Sócio estudante: Aluno de curso de graduação ou pós-graduação. (4) Efetivo Sócio ACM e o (5) Estudante Sócio ACM: Beneficiados pela cooperação assinada entre as duas sociedades correspondentes de cada um. (6) Sócio estudante de graduação básico: Aluno de curso de graduação que possui os mesmos benefícios de sócio estudante, mas não recebem as publicações impressas. (7) Sócio honorário é a pessoa física ou jurídica que recebem, pelos serviços prestados à Computação nacional, tal designação do Conselho, com aprovação da Diretoria. (8) Sócio institucional é a pessoa jurídica que concorda com os objetivos da SBC e colabora para que os mesmos sejam alcançados. Esta categoria se divide em duas modalidades: Sócio ou Assinante Institucional. (9) Assinantes Institucionais A, B ou C: são as instituições associadas que optaram pela assinatura dos anais de eventos e revistas editadas pela SBC.

4.2 Benefícios

Para os associados SBC existem alguns benefícios, dentre eles os mais interessantes são: acesso a versão digital da revista SBC, Computação Brasil, que faz publicações periódicas; descontos nas inscrições dos eventos promovidos pela SBC e na compra de livros ou publicações; acesso irrestrito aos artigos publicados nos eventos e as revistas eletrônicas mantidas pela sociedade. Além desses benefícios existem vários outros que estão disponíveis no site da SBC.

4.3 Valores

Para cada categoria existe um valor de associação ou renovação de anuidade 

5 SBC Site

A página online da SBC além de reunir informações gerais para os usuários, como nas abas: Institucional, Educação e Relações Profissionais traz também um calendário de eventos, onde é possível saber datas e locais dos principais eventos apoiados e/ou realizados por ela. No link sobre publicações, é possível acessar gratuitamente os principais veículos de comunicação em Ciência da Computação do Brasil, que são produzidos e distribuídos sob a responsabilidade da SBC. Como por exemplo, as revistas: Revista Brasileira de Informática na Educação; SBC Horizontes; Revista de Iniciação Científica; Computação Brasil.

            Há também Jornais e uma Biblioteca Digital, conhecida como BDBComp (Biblioteca Digital Brasileira de Computação) que disponibiliza os artigos publicados nos eventos realizados pela SBC.

           O site também permite o acesso a fóruns que abordam temas relacionados a área. Qualquer pessoa, mesmo não associada à SBC, pode participar das discussões, desde que se cadastre no site.

6 Considerações finais

A SBC tem cumprido com o seu importante papel. Através dos eventos promovidos e apoiados por ela, associações com estudantes, profissionais, empresa e instituições; disponibilizando em seu site notícias, revistas, periódicos, documentos, agenda dos eventos e outras informações têm alcançando o seu objetivo de promover o avanço nacional da Computação e instigar representantes e não representantes do ramo a acompanharem este avanço de modo que boa parte da população brasileira possa estar e manter-se incluída a esse meio tecnológico. O que de alguma forma é significante para o desenvolvimento do país, tendo em vista que o mercado de trabalho tem dependido cada vez mais de serviços informatizados. Logo, pode-se perceber importância dos iniciantes e atuantes da área de estarem em contato com essa Sociedade, e assim constantemente inseridos e atualizados à vida da computação.

Referências

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO.Institucional. Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=72&Itemid=53>. Acesso em: 29 set. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO.Histórico.Porto Alegre, 2012. Disponível em: < http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=186&Itemid=137>. Acesso em: 29 set. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO.Eventos.Porto Alegre, 2012. Disponível em: < http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=63&Itemid=202>. Acesso em: 29 set. 2012.

UNICAMP.Apresentação. [S.l] , 2012. Disponível em:<http://olimpiada.ic.unicamp.br/info_geral>. Acesso em: 1 out. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO.Maratona de programação. [S.l] , 2012. Disponível em: <http://maratona.ime.usp.br >. Acesso em: 13 out. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. Maratona de programação. Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=303&Itemid=937 >. Acesso em: 29 set. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. Como participar. [S.l], 2012. Disponível em: < http://maratona.ime.usp.br/participacao12.html>. Acesso em: 02 out. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. Olimpíada Brasileira de Robótica . Porto Alegre, 2012. Disponível em: < http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=236&Itemid=181>. Acesso em: 29 set. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. O que é a OBR.[S.l] , 2012. Disponível em: <http://obr.org.br/?page_id=22 >. Acesso em: 12 Out. 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. CSBC 2012. Curitiba, 2012. Disponível em: < http://www.imago.ufpr.br/csbc2012/contato.php>. Acesso em: 12 Out. 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ALAGOAS. CSBC 2013. Maceió, 2012. Disponível em: < http://www.ic.ufal.br/csbc2013/index.php>. Acesso em: 12 Out. 2012.

CONGRESSO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE COMPUTAÇÃO.ENECOMP . Natal, 2011. Disponível em: <http://2011.enecomp.org.br/a-enec/ >. Acesso em: 13 out. 2012.

CONGRESSO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE COMPUTAÇÃO.Sobre o evento. Natal, 2011. Disponível em: < http://2011.enecomp.org.br/about/ >. Acesso em: 13 out. 2012.

SANTOS, C.S.dos. Daniel A. et al.Memória de Presidentes. Belém, 2008. In: XXXVIII SEMINÁRIO DE COMPUTAÇÃO NA UNIVERSIDADE, 2008, Belém. Anais eletrônicos...Belém : 2008. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=195&task=finish&cid=44&catid=69>. Acesso em: 30  set. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO.Associe-se: . Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=209&Itemid=150>. Acesso em: 29 set. 2012.

MORO, M.M.SBC para Estudantes. ,versão 4. [S.l] , 2012. Disponível em:< http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=195&task=finish&cid=256&catid=53>. Acesso em : 24 set. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO.Calendário. Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jevents&view=year&task=year.listevents&Itemid=203>. Acesso em: 2 out. 2012.

 

 Apêndice A – Relação de alguns eventos da área de TI

SEMISH – Seminário Integrado de Software e Hardware

SECOMU – Seminário sobre Computação na Universidade

SIBGRAPI – Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens

SBRC – Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

SBSI – Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

CBSoft – Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática

SBES – Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software

ERRC – Escola Regional de Redes de Computadores

WebMedia – Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web

SBBD – Simpósio Brasileiro de Banco de Dados

SBSC – Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos

SBR – Simpósio Brasileiro de Robótica

SBGames – Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital

SBESC – Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais

IHC – Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais

SBSeg – Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais

CTD – Concurso de Teses e Dissertações

CTIC – Concurso de Trabalhos de Iniciação Cinetífica

SBCUP – Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva

WEI – Workshop sobre Educação em Computação

WIM – Workshop sobre Informática Médica

BRACIS – Brazilian Conference on Intelligent System

IDEMi – International Conference on Integration of Design, Engineering and Management for innovation: user centered design

IEEE LatinCloud – Latin American Conference on Cloud Computing and Communications

EASE – International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering

EVComp – Escola de Verão em Computação 

ociedade Brasileira de Computação e Eventos

André Filipe Rodrigues Malta¹, Bruna Emídia de Assis Almeida Fraga¹, Elisa de Araújo Daniel¹, Lucas Gabriel¹

1Engenharia da Computação – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) – Campus Timóteo

 Av. Amazonas 1193 - Vale Verde Timóteo - MG - Brasil CEP: 35.183-006

Abstract. This paper presents the Brazilian Computer Society (BCS), and the main events promoted for it. Through researches, the authors gathered information to disseminate ideas for the students, in how to make part of this Society and How to keep themselves informed, due to the quick evolution in IT. Looking for a scientific and social interaction among the students, so that the resource available of Society would be utilized for the personal growth at the computer area, academic area and mainly the professional area.

Key Words:  BCS. Events. Congress. Computation.

Resumo. Este artigo apresenta a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e os principais eventos promovidos por ela. Por meio de pesquisas, os autores reuniram informações visando difundir ideias para os estudantes, de como fazer parte desta sociedade e de como se manterem informados acompanhando as atualidades, devido á rápida evolução da TI. Buscando assim, a interação científica e social dos alunos, para que utilizem os recursos oferecidos pela sociedade para o crescimento na área de computação, acadêmico e principalmente profissional.

Palavras chaves: SBC. Eventos. Congresso. Computação.

1 Introdução

Tendo em vista a rapidez dos avanços tecnológicos e a ampla área de tecnologia da informação, fez-se necessário o estabelecimento de um vínculo entre os estudantes, pesquisadores e profissionais da área de computação. Vínculo este, criado há cerca de 34 anos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que promoveu uma interação social e científica entre os integrantes da categoria, para uma melhor difusão de idéias, inovações e conhecimento.

            A SBC como uma sociedade científica, promove eventos para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias. Nestes há apresentações de seminários, cursos, fóruns, artigos e trabalhos científicos que podem ser vistos como bem qualificados, devido, principalmente, aos critérios usados para selecioná-los.

            Sendo assim, é possível perceber a importância da SBC não só para os estudantes como também para os profissionais da área, que se dá pelo alto incentivo de pesquisa proporcionando o desenvolvimento de inovações, logo, pode-se considerar que a influência exercida por ela é considerável.

            As informações contidas neste documento visam expor essa importância e os meios para que os estudantes consigam interagir com a comunidade e saibam onde encontrar as atualidades relacionadas à área de TI de acordo com o seu eixo de interesse.

2. Histórico

A Sociedade Brasileira de Computação – SBC foi criada no ano de 1978 por iniciativa da comunidade acadêmica de computação, durante a realização de Seminário na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde o início, a SBC caracterizou-se pela atuação em duas frentes, sendo uma de natureza política, na formulação da Política Nacional de Informática e nos seus desdobramentos, e a segunda voltada aos aspectos científicos e acadêmicos da computação. Com o passar dos anos e com a mudança do cenário da Informática brasileira, a SBC cresceu e consolidou-se como sociedade científica, mantendo sua atuação política sintonizada com os temas de cada momento e com as demandas da Comunidade Acadêmica que representa. (SANTOS, 2008, p. 5).

A Sociedade Brasileira de Computação é uma sociedade científica que não visa lucros. É regida por um estatuto e administrada por uma Diretoria, um Conselho e uma Equipe de administração, eleitos pelos próprios sócios.

            A SBC se organiza por meio de Secretarias regionais, Delegacias institucionais e por Comissões Especiais (CEs), estas instituições são as responsáveis pela organização de simpósios e pela comunicação entre os sócios e a sociedade. A Comissão de Educação, por sua vez se responsabiliza pela atualização do Currículo de Referência, e a SBC como um todo pelo Catálogo de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Especialização Lato Sensu distribuídos por todo o território nacional.

            Esta Sociedade incentiva atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em computação no Brasil, ficando permanentemente atenta à politica governamental que afeta as atividades de computação, no sentido de assegurar a emancipação tecnológica do país. Promove o conhecimento por todos os meios acadêmicos legítimos, através de reuniões, congressos, conferências e publicações. Dessa forma a SBC se posiciona favoravelmente a um investimento sólido e continuado em Ciência e Tecnologia (C&T), pois acredita que isto é fundamental para o desenvolvimento social e econômico sustentável.

            A SBC com a colaboração de outras sociedades cientificas, promove ações que permitem o fortalecimento da área como um todo, através de iniciativas conjuntas para mútuo beneficio.

3. Eventos

Com o propósito de divulgar a ciência, a SBC realiza eventos anuais que cercam a comunidade de computação de uma maneira abrangente. Para conquistar tamanha inclusão com eficiência, os eventos são direcionados a públicos específicos de modo que haja a participação de pessoas de diferentes faixas etárias e níveis de conhecimento da área.

            Dentre os eventos organizados pela SBC, estão a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), a Maratona de Programação, Olimpíada de Robótica, e o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CBSC), sendo o último um evento de maior porte e destaque. Devido ao seu caráter puramente científico, acaba de certa forma concentrando uma quantidade de pessoas maior por envolver pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área. Os eventos de computação acontecem de modo distribuído por todo o território nacional sendo que os que foram apresentados acima representam somente uma pequena parcela desses. No Apêndice A, se encontram outros exemplos de eventos, que podem ou não fazer parte do CSBC.

3.1 Olimpíada Brasileira de Informática

De acordo com a SBC (2012), “ a Olimpíada Brasileira de Informática é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Computação nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia “. A disputa ocorre todos os anos e a organização da Olimpíada é feita pelo Instituto de Computação da UNICAMP.

            A inscrição no concurso pode ser feita por alunos do Ensino Fundamental ao Médio. Composta de modalidades e níveis, os alunos participantes devem escolher o nível adequado à sua série e a modalidade que melhor encaixa em seu perfil. A prova é individual e cada participante receberá um certificado de participação .

            Com relação à premiação, os alunos que melhor se saírem nas duas modalidades receberão medalhas de ouro, prata e bronze. E os melhores colocados gerais de cada modalidade, ganharão cursos a serem ministrados durante uma semana, no Instituto de Computação da UNICAMP.

3.2 Maratona de Programação

A Maratona de Programação é um concurso anual realizado há dezesseis anos, voltado para os alunos de graduação e início de pós-graduação da área de computação. Esta maratona é no Brasil, uma competição classificatória para as finais mundiais da ACM International Collegiate Programming Contest conhecida como (ICPC). A maratona se divide em duas etapas: uma etapa regional, dita eliminatória, ocorre em sedes espalhadas por todo o país e outra brasileira, a ser realizada em uma cidade escolhida pela comissão organizadora, aonde os melhores times locais classificados irão se enfrentar. Após o confronto nacional, os maiores pontuadores seguirão para as finais Mundiais do evento.

            Participar de uma competição como esta exige organização e planejamento, pois para efetuar a inscrição os times precisam atender à uma série de requisitos, e para um bom desempenho, devem estar preparados psicologicamente e possuir um conhecimento aprofundado. Cada time representará a instituição à qual pertence, devendo ter obrigatoriamente três integrantes principais, um reserva, e um coach. O coach é o representante da equipe, podendo ser um docente ou alguém indicado pelo mesmo, ele será o responsável por todos os procedimentos de ingresso dos participantes na competição como: cadastros, inscrições e pagamentos, e será a única ligação entre a equipe e a organização do evento. O coach deverá também coordenar a equipe de modo que os requisitos necessários sejam cumpridos, critérios sob pena de desclassificação.

            Os times participantes deverão solucionar dentro de no máximo cinco horas, os problemas propostos na competição, aquele que conseguir resolver o maior numero de questões no menor tempo, é declarado o vencedor.

            A maratona visa estimular a criatividade dos competidores, a capacidade de criar softwares que resolvam problemas, a agir sob pressão e também o trabalho de equipe. Por estas e outras características aqueles que participam estão sendo muito valorizados, não só pelas próprias instituições de ensino, mas também pelas empresas.

3.3 Olimpíada Brasileira de Robótica

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é um evento promovido pela SBC, pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento ocorre anualmente e é destinado a alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico de todo o território nacional que tenham ou não conhecimento prévio de robótica, devido às diferentes modalidades de participação. O evento realiza provas, torneios locais e fóruns, é uma iniciativa pública que não visa lucros.

            Segundo a própria OBR (2012), estimular e divulgar a robótica são meios de formar uma cultura associada ao tema tecnológico, proporcionando a formação de um cidadão que se relacione melhor com a tecnologia e de um mercado consumidor consciente e exigente para produtos tecnológicos no país.

            Unindo este propósito de estímulo com a fácil aceitação do tema pelos jovens, o evento consegue cumprir com os seus objetivos de dar aos jovens uma oportunidade de iniciação técnico-científica, promover fóruns e debates sobre o assunto e identificar talentos para uma área que está em expansão.

3.4 Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) acontece anualmente e reúne uma série de eventos tais como: workshops, concursos, seminários, simpósios entre outros. Apesar de cada evento ter o seu eixo, o congresso como um todo possui um tema principal que é escolhido a cada ano. Os eventos trazem uma interação social por meio dos fóruns e debates e uma interação científica através da apresentação de trabalhos científicos e cursos que são ministrados durante todo o período do evento.

            O CSBC é um dos maiores eventos na área de computação que acontece atualmente no Brasil, e possui o propósito de incentivar a produção científica e a troca de experiências e informações entre as comunidades de computação, tanto no âmbito nacional como no internacional.

            Com tamanha dimensão e destaque é importante que aqueles que desejam participar do Congresso se organizem e se informem para um melhor aproveitamento do evento. A princípio todas as informações necessárias serão encontradas no próprio site do CSBC, como por exemplo, os eventos participantes, informações sobre os palestrantes, locais (mapa da instituição e endereços), horários e datas. O site tem praticidade e fácil acesso de modo que esteja ao alcance de todos.

            No Congresso encontramos eventos realizados pela própria SBC e outros ditos satélites, que são eventos que foram co-promovidos pela SBC e ocorrem dentro do Congresso. Os eventos satélites podem utilizar o sistema de inscrições da SBC ou não. Para participar do Congresso, as pessoas devem se registrar no sistema ECOS, fazer a sua inscrição e efetuar o pagamento de acordo com a sua categoria como participante, lembrando que aqueles que são sócios da SBC recebem desconto de no mínimo 15%. A atenção deve ser redobrada quanto aos eventos co-promovidos que podem possuir inscrição a parte. Desse modo, os interessados precisam estar atentos às datas de inscrição, caso elas tiverem de ser feitas separadamente.

            No ano de 2012, o XXXII CSBC aconteceu no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná nos dias 16 à 19 de julho, em Curitiba/PR. O tema enfatizado desse ano foi Computação e Inovação: ampliando fronteiras para solução de desafios no Brasil, e contou com a participação de dezesseis eventos.  Já em  2013, o XXXIII CSBC será organizado pelo Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em Maceió/AL.

3.5 ENECOMP

O Congresso Nacional dos Estudantes de Computação é um evento que acontece anualmente organizado pela ENEC (Executiva Nacional dos Estudantes de Computação). O ENECOMP é um importante evento estudantil da área de computação, porque trata de assuntos de interesse dos estudantes com relação a regulamentação da profissão, currículo dos cursos de computação e questões relativas ao uso e desenvolvimento de softwares, assim como outros assuntos ligados a área de TI. Durante o ENECOMP, ocorre a Assembléia Geral dos Estudantes de Computação onde se elege a Diretoria e o Conselho Fiscal da Executiva. É um evento independente, mas em alguns anos é co-promovido pela SBC tornando-se assim um evento satélite do CSBC.

3.6 Participação

Os eventos, na maioria das vezes, podem ter participação de todo o público interessado. Mas há exceções, portanto, vale ressaltar que dependerá do regulamento específico de cada um.

            As inscrições, normalmente, são feitas a partir do site oficial do evento. O site da SBC disponibiliza um calendário contendo as informações necessárias e os links para esses sites oficiais. Neste contem todos os pré-requisitos para a participação.

            Em alguns casos há desconto no valor da inscrição analisando as seguintes situações. Sócios eu não sócios SBC, profissional da área, estudante de graduação, pós-graduação ou ensino médio.

            Conforme a SBC (2012) participar dos eventos promovidos pela Sociedade é uma forma de se inserir em uma comunidade nacional de forma que amplie os contatos com os profissionais ou estudantes da área melhorando assim a visibilidade no mercado de trabalho e o aumento da networking de forma possibilite o participante seja um profissional valorizado.

4. Associação

Segundo os dados fornecidos pelo site oficial da SBC (2012), o número de associados chega até aproximadamente 4 mil associados, a cerca de 230 universidades, centros de pesquisas,  empresas e associações de empresas como sócios ou assinantes institucionais.

            O primeiro passo para se tornar um associado SBC é cadastrar-se no site oficial. Posteriormente, para concluir o processo de associação é necessário entrar em contato com a Central de Sistemas SBC e seguir as orientações.

4.1 Categorias

Os associados da SBC são classificados em categorias. São elas: Fundador, Efetivo, Efetivo Sócio ACM, Estudante, Estudante Sócio ACM, Estudante de Graduação Básico, Honorário e Institucional.

            Segundo informações do site SBC (2012) é possível detalhar essas categorias. (1) Fundador: Assinante da ata da assembléia de fundação da SBC ou inscrito dentro do prazo de 90 dias a partir da data de realização. (2) Sócio efetivo: Atua em Computação ou áreas relacionadas, este precisa estar de acordo com os objetivos da SBC de modo que colabore para que os mesmos sejam alcançados. (3) Sócio estudante: Aluno de curso de graduação ou pós-graduação. (4) Efetivo Sócio ACM e o (5) Estudante Sócio ACM: Beneficiados pela cooperação assinada entre as duas sociedades correspondentes de cada um. (6) Sócio estudante de graduação básico: Aluno de curso de graduação que possui os mesmos benefícios de sócio estudante, mas não recebem as publicações impressas. (7) Sócio honorário é a pessoa física ou jurídica que recebem, pelos serviços prestados à Computação nacional, tal designação do Conselho, com aprovação da Diretoria. (8) Sócio institucional é a pessoa jurídica que concorda com os objetivos da SBC e colabora para que os mesmos sejam alcançados. Esta categoria se divide em duas modalidades: Sócio ou Assinante Institucional. (9) Assinantes Institucionais A, B ou C: são as instituições associadas que optaram pela assinatura dos anais de eventos e revistas editadas pela SBC.

4.2 Benefícios

Para os associados SBC existem alguns benefícios, dentre eles os mais interessantes são: acesso a versão digital da revista SBC, Computação Brasil, que faz publicações periódicas; descontos nas inscrições dos eventos promovidos pela SBC e na compra de livros ou publicações; acesso irrestrito aos artigos publicados nos eventos e as revistas eletrônicas mantidas pela sociedade. Além desses benefícios existem vários outros que estão disponíveis no site da SBC.

4.3 Valores

Para cada categoria existe um valor de associação ou renovação de anuidade (FIG. 1).

Figura 1 – Valores de associação ou renovação de anuidade

Fonte: Sociedade Brasileira de Computação

5 SBC Site

A página online da SBC além de reunir informações gerais para os usuários, como nas abas: Institucional, Educação e Relações Profissionais traz também um calendário de eventos, onde é possível saber datas e locais dos principais eventos apoiados e/ou realizados por ela. No link sobre publicações, é possível acessar gratuitamente os principais veículos de comunicação em Ciência da Computação do Brasil, que são produzidos e distribuídos sob a responsabilidade da SBC. Como por exemplo, as revistas: Revista Brasileira de Informática na Educação; SBC Horizontes; Revista de Iniciação Científica; Computação Brasil.

            Há também Jornais e uma Biblioteca Digital, conhecida como BDBComp (Biblioteca Digital Brasileira de Computação) que disponibiliza os artigos publicados nos eventos realizados pela SBC.

           O site também permite o acesso a fóruns que abordam temas relacionados a área. Qualquer pessoa, mesmo não associada à SBC, pode participar das discussões, desde que se cadastre no site.

6 Considerações finais

A SBC tem cumprido com o seu importante papel. Através dos eventos promovidos e apoiados por ela, associações com estudantes, profissionais, empresa e instituições; disponibilizando em seu site notícias, revistas, periódicos, documentos, agenda dos eventos e outras informações têm alcançando o seu objetivo de promover o avanço nacional da Computação e instigar representantes e não representantes do ramo a acompanharem este avanço de modo que boa parte da população brasileira possa estar e manter-se incluída a esse meio tecnológico. O que de alguma forma é significante para o desenvolvimento do país, tendo em vista que o mercado de trabalho tem dependido cada vez mais de serviços informatizados. Logo, pode-se perceber importância dos iniciantes e atuantes da área de estarem em contato com essa Sociedade, e assim constantemente inseridos e atualizados à vida da computação.

Referências

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO.Institucional. Porto Alegre, 2012. Disponível em: http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=72&Itemid=53>. Acesso em: 29 set. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO.Histórico.Porto Alegre, 2012. Disponível em: < http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=186&Itemid=137>. Acesso em: 29 set. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO.Eventos.Porto Alegre, 2012. Disponível em: < http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=63&Itemid=202>. Acesso em: 29 set. 2012.

UNICAMP.Apresentação. [S.l] , 2012. Disponível em:<http://olimpiada.ic.unicamp.br/info_geral>. Acesso em: 1 out. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO.Maratona de programação. [S.l] , 2012. Disponível em: <http://maratona.ime.usp.br >. Acesso em: 13 out. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. Maratona de programação. Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=303&Itemid=937 >. Acesso em: 29 set. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. Como participar. [S.l], 2012. Disponível em: < http://maratona.ime.usp.br/participacao12.html>. Acesso em: 02 out. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. Olimpíada Brasileira de Robótica . Porto Alegre, 2012. Disponível em: < http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=236&Itemid=181>. Acesso em: 29 set. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. O que é a OBR.[S.l] , 2012. Disponível em: <http://obr.org.br/?page_id=22 >. Acesso em: 12 Out. 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. CSBC 2012. Curitiba, 2012. Disponível em: < http://www.imago.ufpr.br/csbc2012/contato.php>. Acesso em: 12 Out. 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ALAGOAS. CSBC 2013. Maceió, 2012. Disponível em: < http://www.ic.ufal.br/csbc2013/index.php>. Acesso em: 12 Out. 2012.

CONGRESSO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE COMPUTAÇÃO.ENECOMP . Natal, 2011. Disponível em: <http://2011.enecomp.org.br/a-enec/ >. Acesso em: 13 out. 2012.

CONGRESSO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE COMPUTAÇÃO.Sobre o evento. Natal, 2011. Disponível em: < http://2011.enecomp.org.br/about/ >. Acesso em: 13 out. 2012.

SANTOS, C.S.dos. Daniel A. et al.Memória de Presidentes. Belém, 2008. In: XXXVIII SEMINÁRIO DE COMPUTAÇÃO NA UNIVERSIDADE, 2008, Belém. Anais eletrônicos...Belém : 2008. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=195&task=finish&cid=44&catid=69>. Acesso em: 30  set. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO.Associe-se: . Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=209&Itemid=150>. Acesso em: 29 set. 2012.

MORO, M.M.SBC para Estudantes. ,versão 4. [S.l] , 2012. Disponível em:< http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jdownloads&Itemid=195&task=finish&cid=256&catid=53>. Acesso em : 24 set. 2012.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO.Calendário. Porto Alegre, 2012. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/index.php?option=com_jevents&view=year&task=year.listevents&Itemid=203>. Acesso em: 2 out. 2012.

 

 

 

 

Apêndice A – Relação de alguns eventos da área de TI

SEMISH – Seminário Integrado de Software e Hardware

SECOMU – Seminário sobre Computação na Universidade

SIBGRAPI – Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens

SBRC – Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

SBSI – Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

CBSoft – Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática

SBES – Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software

ERRC – Escola Regional de Redes de Computadores

WebMedia – Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web

SBBD – Simpósio Brasileiro de Banco de Dados

SBSC – Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos

SBR – Simpósio Brasileiro de Robótica

SBGames – Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital

SBESC – Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais

IHC – Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais

SBSeg – Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais

CTD – Concurso de Teses e Dissertações

CTIC – Concurso de Trabalhos de Iniciação Cinetífica

SBCUP – Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva

WEI – Workshop sobre Educação em Computação

WIM – Workshop sobre Informática Médica

BRACIS – Brazilian Conference on Intelligent System

IDEMi – International Conference on Integration of Design, Engineering and Management for innovation: user centered design

IEEE LatinCloud – Latin American Conference on Cloud Computing and Communications

EASE – International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering

EVComp – Escola de Verão em Computação