Digamos que você, caro leitor, seja uma pessoa de sorte. Não porque esteja lendo este post, ou ouvindo nosso podcast (modesto, não?), mas porque você já fez algumas das dicas que demos aqui, e – milagre! – sobrou uma graninha no final do mês!

Fogos estouram, sinos tilintam, você tira um extrato da sua conta no banco e quer emoldurar! E você começa a suar, seu coração chacoalha mais que o surdo da bateria da escola de samba no Anhembi, só de pensar que você vai poder comprar alguma coisa!!!

Nada disso! Se você foi inteligente o bastante para conseguir ficar no azul, mantenha o passo e invista! Ou poupe! Ou leia aqui a diferença entre os dois. Mas faça uma força e guarde.

Mas guardar em quê, você deve estar se perguntando… Pois bem. Esse é exatamente um dos intuitos deste site: mostrar como o mundo financeiro funciona, e, mais precisamente através deste que vos fala, mostrar-lhes como escolher.

O mercado financeiro! Preciso levar sacola, ou eles têm carrinho de compras?

Nem um, nem outro. O Mercado Financeiro não é um lugar físico, pra onde a gente vai de carro e pede chiclete pra mãe na fila do caixa. O Mercado Financeiro engloba um conjunto de agentes da economia, incluindo você, com seu dinheiro brilhante sobrando! Esse mercado leva esse nome, porque tem a intenção de “vender” aos diversos agentes da economia produtos que lhes atenda às necessidades por dinheiro.

Ou seja, você, com sua gaita, quer que ela vire ainda mais dinheiro, certo? Mas tem gente – e por gente leia-se também empresas – que precisa de dinheiro, pois não possuem o bastante. O que todos eles fazem? Recorrem a diversas empresas que fornecem esses serviços, desde fazer seu dinheiro render, até emprestar dinheiro a quem precisa.O mercado financeiro

Porém faz parte desse mercado um monte de agentes, todos os quais tentaremos esclarecer aqui em todos os posts no Hotmoney, bem como a sopa de letrinhas dos produtos desse mercado. São RDB, CDB, LTF, NTN, DI, SELIC, PETR4, RF, RV, TR, IGP-M… (confira mais do “financeirês” aqui e aqui).

Você deve estar pensando: agora ele vai dizer que cada uma dessas letrinhas tem um significado, senão não ia ter tantas! “Elementar, meu caro Watson” (se você for mulher, minha cara Maria, ok?). E cada significado e função dos produtos do mercado financeiro, bem como de seus indicadores e ferramentas, deve ser usado por você nas suas escolhas de como investir. Não todas! Nem ao mesmo tempo, isso lhes garanto!

Então recline sua poltrona, relaxe, e divirta-se com nossas dicas!

Powered by Hotmoney.blog.br