Hoje em dia queremos nossas roupas sempre lisas e sem dobras, um bom tecido dura muito e não apresenta amassados. Vestidos e camisas lisos denotam um bom perfil e status social. Esses pensamentos e costumes não vêm de agora, são muito mais antigos que imaginamos.

Desde a Grécia Antiga vestir a roupa sem amassados e dobras era um sinal de refinamento. Para conseguir que a roupa estivesse sempre lisa os gregos usavam pranchas rudimentares que pressionavam a roupa. Depois pequenas rodinhas quentes deslizavam pelo tecido e o deixavam liso. Desde essa época já existia a concepção do ferro de passar.

Os romanos passavam a roupa com marteladas, tarefa que era encomendada aos escravos. Os chineses do século IV tratavam a seda e a alisavam com recipientes de latão, que, em seu interior, tinham uma alta temperatura. Além disso, queimavam uma madeira aromática que impregnava o seu cheiro na seda.

Na Europa do século XV usavam caixas com calor proveniente de brasas queimadas no seu interior. Vestidos lisos e bem cuidados denotavam alta posição social, pois demonstrava que a pessoa que os vestia tinha criados para cuidar de sua roupa.