Para quem não viu, o vídeo está em: http://www.youtube.com/watch?v=luLzhtSYWC4

Em resposta a Arnaldo Jabor.

Esse discurso do Jabor é, além de infundado, influenciado diretamente pela disputa de poder que há no governo, onde a mídia é a grande aliada.

Ele inicia seu discurso questionando o que provoca um ódio tão grande contra a cidade, mas se esquece de dizer que os manifestantes portavam flores em símbolo de paz e amor e o tão falado vinagre por conta das bombas que poderiam surgir, pois o vinagre ameniza os efeitos do gás.

Diz que só viu isso quando a organização criminosa de São Paulo queimou dezenas de ônibus, mas não se questionou onde estava a polícia e a tropa de choque para conter os ataques e defender a população nesse momento.

Também não se lembrou e nem se questionou sobre as guerras mundiais, sobre o holocausto, sobre a escravidão, esses atos foram atrozes, desmedidos e infundados, como tantos outros na história do mundo.

E obviamente, não é por conta de 0,20 centavos, afinal se tivéssemos um transporte público, saúde pública, educação pública com qualidade, um salário mínimo digno e oportunidades de emprego e salários razoáveis a toda a população, realmente não teríamos motivos para nos manifestar.

Afinal de contas como se paga um aluguel de no mínimo 500,00 reais, isso de um quarto com banheiro no máximo, numa cidade como São Paulo, onde o salário mínimo estadual é de 755,00. É só o aluguel que pagamos? E os impostos, taxas, contas de água, luz e transporte? Fora a alimentação. Acho que não preciso dizer que 255,00 reais não pagam nem metade disso.

Ele diz que os manifestantes eram de classe média, e qual o problema na classe média se manifestar, já estava na hora. Esses manifestos que tem ocorrido pelo país por passagem de ônibus, pela mudança da presidência da Comissão de Direitos Humanos e pelo Estatuto do Nascituro, entre outras, são legítimas e fazem parte do direito do homem de dizer o que pensa, temos sim o direito a reivindicar por uma sociedade mais justa e igualitária. Acho também que além de classes, todos deveriam sair de suas casas para que sejamos ouvidos, e que sejamos ouvidos no mundo inteiro.

Diz que os mais podres eram os policiais apedrejados, mas esqueceu de dizer que foram esses policiais que chegaram atirando balas de borracha, agredindo e jogando bombas de gás. Esqueceu de dizer que grande parte dos manifestantes fugiu para se proteger e que uma pequena parcela reagiu em legítima defesa, pois estavam sendo atacados.

Que os policiais foram ameaçados com coquetel molotov? Como ele pode afirmar isso? Mas não disse que entre tantas bombas de gás lançadas contra os manifestantes, várias estavam com prazo de validade vencido. Não se questionou sobre o que os efeitos, que já são maléficos, poderiam causar estando vencidos. E que os policiais ganham muito mal, e os professores, enfermeiros, lixeiros, empregadas domésticas, costureiros e todo o resto da população, sendo que é uma ínfima parcela da população que vive abastada.

Esqueceu de se questionar sobre o fato da Tropa de Choque muito bem treinada para atirar as balas de borracha, que deveriam acertar a perna já que o objetivo é para que a pessoa não fuja, acertou o olho e cabeça de muitas pessoas. Não se questionou de como isso aconteceu.

Afirma que tudo é uma imensa ignorância política, e é, realmente é, mas por parte da população que agora está tentando entender melhor o funcionamento desse país e nossos direitos e que está começando a constatar o quão tudo está muito errado e está começando a brigar por seus direitos.

Burrice misturada a um rancor sem rumo. Uma frase de efeito para manipular o pensamento de quem só está a par do que está acontecendo através da mídia televisiva, que tem maquiado a verdade de acordo com propósitos e acordos governamentais, aos quais não fazemos nem ideia de tudo que está por detrás disso. E no qual ele participa somente por esse discurso. Afinal de contas a grande parte da população brasileira ainda não tem acesso fácil a internet onde podemos descobrir o que realmente está acontecendo.

A luta na Turquia é importante, pois é contra o Islâmismo fanático e porque a luta de brasileiros que querem um país verdadeiramente igualitário não é importante?

Quer saber do que nos vingamos? Quem disse que estamos nos vingando de algo? Estamos lutando por justiça, pelos nossos direitos, por uma sociedade descente.

Diz que a causa é a ausência de causas? Que ausência de causa? A que ele se refere? Por acaso transporte público, saúde pública, educação pública com qualidade, um salário mínimo digno e oportunidades de emprego e salários razoáveis a toda a população é não ter causa? Por acaso temos isso hoje, em 2013, ou já tivemos isso em algum momento da história do país? Para nós manifestantes essas são grandes causas, uma sociedade justa e igualitária é uma enorme causa.

Ninguém sabe pelo que lutar? Nós sabemos e estamos nos empenhando em conscientizar a população sobre pelo que devemos lutar.

O país não está paralisado por uma disputa eleitoral daqui um ano e meio, nós estamos caminhando, manifestando, para que o Brasil caminhe corretamente.

O governo diz que está tudo bem, mas sabemos que não, inflação, fuga de capitais, juros e dólar em alta são sim graves perigos no horizonte, porém estamos começando por algo que está ao nosso alcance e só assim poderemos chegar aos graves perigos do horizonte.

Se pergunta porque não lutamos pela PEC 37, mas quem disse que essa não é uma de nossas lutas? Quando nos manifestamos pelos nossos direitos lutamos também por isso, lutamos por um Brasil digno, justo igualitário, isso é também lutar para que a PEC 37 caia. Muitas pessoas realmente podem não saber o que é a PEC 37, nós sabemos e estamos, como já disse, tentando conscientizar a população sobre o que está acontecendo no país.

Diz que nós estamos vivendo no passado de uma ilusão, qual ilusão? De um país justo? E devemos por acaso ficar sentados em nossos sofás acatando a tudo, mesmo que não achemos certo?

Somos a caricatura violenta da caricatura de um socialismo dos anos 50 que a velha esquerda ainda defende aqui, metalinguagem de efeito, mas sem sentido. Afinal quem começou com a violência foi a policia, então eles deveriam ser essa caricatura.

Revoltosos de classe média que não valem nem 0,20 centavos. Que pensamento pequeno diante do ato digno de uma população que cansou de ser explorada.

Independente e acima de ismos e nomenclaturas, nós manifestantes lutamos pelo que cremos ser um país melhor e estamos cansados da velha utopia de um mundo melhor, se alguém não começar, ninguém se levante e nós brasileiros juntos podemos sim mudar o Brasil!