Sobre Antropologia na Modernidade.

Maria da Graça Soares 1
Resumo

Tratamos de elaborar um trabalho científico que abrangesse a essência do artigo de Neusa Maria Mendes de Gusmão intitulado "Antropologia, Estudos Culturais e Educação; desafios da modernidade". A questão da diversidade, da cultura e da educação como desafios na escola moderna. Um paralelo entre o texto e o cotidiano da nossa sala de aula.
Baseando-nos em técnicas de pesquisa bibliográfica e buscamos respaldo no texto lido da autora e na pesquisa de campo restrita a nossa sala de aula. Nossas experiências de sala de aula que muito têm a ver com o relatado no texto
As experiências do dia-a-dia foram indispensáveis na elaboração deste ensaio literário, já que somos educadores e temos à nossa disposição uma inestimável fonte de informação no nosso próprio contexto escolar. Estas foram imprescindíveis para nos reportamos aos objetivos de nossa pesquisa.

Palavras Chaves: antropologia, educação, diversidade, cultura




1 ?Maria da Graça Soares ? regente de classe de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Estado do Esp. Santo ? E.E.E.F. Médio Monsenhor Elias Tomasi ? Mimoso do Sul/ES ? graduada em Matemática e Pós-Graduada em Educação Matemática ? Mestranda em Ciências da Educação , Assunção, e-mail: [email protected]
1- Introdução
Este artigo destina-se a analisar o texto de Neusa Maria Mendes de Gusmão e fazer comparação entre as reflexões da autora a respeito das relações sociais e pedagógicas com o cotidiano da sala de aula.
Primeiro resumimos a idéia central do texto, depois nossa sala de aula e posteriormente fazemos uma comparação entre os três. Terminamos com uma consideração final sobre o estudo realizado.
2. Referencial Teórico
Nossa intenção neste artigo científico é analisar alguns aspectos do texto de Neusa Maria Mendes de Gusmão referido anteriormente e posteriormente citarmos alguns fatos de nossa sala de aula inerentes ao tema do artigo, que são a diversidade cultural e educacional como desafio para os educadores do século XXI. As nossas dificuldades em encarar as diferenças e os preconceitos sejam eles raciais ou culturais.
3. O Texto
Trata de definir o ponto de vista da antropologia sobre cultura e sua relação com a educação. A questão das diferenças e propostas de intervenção na realidade social, a partir das relações entre os indivíduos e o mundo social que o cerca, construído por ele.
O papel dos "menos", por suas diferenças que passam a desafiar a ordem social constituída anteriormente ao século XX.
As exigências na busca de uma explicação para realização de tais objetivos como contextualização da realidade dos sujeitos envolvidos, colocarmo-nos no lugar do outro para melhor entendimento de seus problemas, entender como esta sociedade na qual estão inseridos o enxergam e questionar sobre o nosso conhecimento e nossa prática científica.
Analisar o que herdamos do passado e o que queremos do presente em relação à nossa educação.
Com o alvorecer século XX centralizar o conceito de cultura como realidade múltipla, plural e diversa. Criar uma noção de cultura que atenda às necessidades de nosso novo tempo. Além da cultura, reconhecer outros processos sociais decorrentes da diversidade social e sua complexidade.
Reporta-se a idéias de autores de antropologia do século XIX como Adam Kuper, Renato Ortiz e Ana Lúcia Valente.
4. A Sala de Aula
Heterogênea, de culturas múltiplas, mas ainda com métodos pedagogos antiquados com resquícios de moderno. Elabora-se grandes projetos educacionais mas poucos são executados na íntegra.
Enxergamos as diferenças, mas nos colocamos alienados ao problema. É mais cômodo ignorar para não haver comprometimento. E quando aparece alguma inovação, resistimos ou nos opomos à ela.
Não podemos tratar todos como iguais. Podemos enxergar as diferenças, respeitá-las, mas não podemos tratar todos os nossos alunos com o mesmo método ultrapassado de antes. Temos de adaptar a cada um em especial para realmente ensinar.
5. Paralelo Entre o Texto e Sala de Aula
A educação escolar tornou-se o modo de educação predominante nas sociedades modernas, democráticas, a partir da escolarização compulsória em fins do século XIX, com uma organização específica: currículo seriado, sistema de avaliação, níveis, diplomas, etc.
Há duas histórias da educação relacionadas à classe social e à interação família - escola. Uma história é aquela de uma classe que criou o valor da escola de acordo com uma concepção particular (utilitária) de educação: a escola como extensão da família da classe média. Outra história é aquela em que a escola, um modo de educação não familiar, foi imposta a uma classe como meio de salvação via aculturação. A primeira é a história do sistema escolar credencialista e dos investimentos familiares na competição dos jovens de classe média por diplomas, enquanto a última é a história do fracasso escolar que legitima a exclusão econômica e que continua a alimentar as políticas compensatórias destinadas aos estudantes em situação de risco.
6. Considerações Finais
O texto leva-nos a considerar que a relação entre escola e indivíduo antes do século XIX não produz os mesmos efeitos nos indivíduos do século XXI. É preciso mudar esta relação em prol de uma educação condizente com o indivíduo do nosso século.
Repensar uma sala de aula democrática, humanitária, igualitária, onde o ensino se adapte ao indivíduo e não este ao ensino. Onde se vise o ensino coletivo e não o individual. Pensar na pluralidade, na diversidade, na coletividade. Assim como pensar o indivíduo como parte de um todo e que ambos se completam.
7. Summary
Elaborated a scientific work that it included the essence of the article of Neusa Maria Mendes of Gusmão entitled " Anthropology, Cultural Studies and Education; challenges of the modernity ". the subject of the diversity, of the culture and of the education as challenges in the modern school. A parallel one between the text and the daily of our classroom.
Basing on techniques of bibliographical research and we looked for backrest in the author's read text and in the restricted field research our classroom. Our classroom experiences that a lot have to see with told him/it in the text.
The experiences of the day by day are indispensable in the elaboration of this literary rehearsal, since we are educating and we have to our disposition a priceless source of information in our own school context. These are indispensable for we moderated ourselves to the objectives of our research.

Words - Key anthropology, education, diversity, culture

8. Referências Bibliográficas
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de, Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da Modernidade, Editora Biruta, São Paulo, 2003.