SOBRE A POLÍTICA ALMEIDENSE!

 Por Jeorge Luiz Cardozo*

 Há momentos em que o passado se revela em mim, e isso acontece porque sou provocado. Tinha dito que não mais falaria sobre o resultado da eleição Almeidense de 2012... o que já não é tão comum. Já falei em artigos anteriores sobre a compra de votos desavergonhada feita pelo grupo vencedor do pleito almeidense. No entanto, fui provocado por um individuo desse grupo que, tem lá suas razões quando disse que Ito também comprou votos e, de fato, é provável que o tenha comprado. Mas, vou mais longe. Se de fato, Ito comprou votos, no entanto, gastou muito e de forma errônea. Digo isso porque se o dilema da política almeidense é o que, quem ganha tem que comprar votos (não que concorde com essa premissa, mas, foi isso que aconteceu), cabia a Ito então, gastar melhor o seu dinheiro, digo, dinheiro da campanha, quando o alcaide fez tantas carreatas com bastos astronômicos, poderia então, ter guardado o dinheiro pra os últimos dias de campanha quando, na verdade, houve o assedio financeiro do grupo vencedor sobre o eleitorado, fazendo cair por terra todas às pesquisas que, até então, dava vitória folgada a Ito.

   Pra um simples professor de filosofia política como eu, ao analisar tal fato, verificamos que houve, por parte de Ito e seu grupo, se não, certa ingenuidade ou, subestimou os seus adversários. Seja lá qual foi à alternativa, somos levados a crer que Ito perdeu a reeleição pra se mesmo, ao passo que cometeu erros ingênuos durante a campanha. É claro, que não podemos tirar o mérito do grupo vencedor que, foi mais inteligente e, acima de tudo, demonstrou ter um grupo mais coeso e com mais experiência e, por que não, com mais dinheiro do que o grupo de Ito. Se não tem mais dinheiro, soube melhor gastar.

   O lamentável de tudo isso, fica por conta da população almeidense que, foi educada ao longo de sua história política, como sendo ela, a política, objeto de favores e compras de votos. Ta explicado então porque o nosso querido município continua o mesmo, ou seja, sem desenvolvimento, sem educação de qualidade, sem saúde de qualidade, etc., etc., etc.

   Enquanto os agentes públicos almeidenses não tomarem vergonha na cara (se é que os tenha) vamos construir um Almeida com prisma deformado e sua gente viverá mais miséria e falta de necessidades básicas, do que luar.

________________

*Jeorge Luiz Cardozo é professor universitário mestre.