Nesse últimos anos temos experimentado um crescimento acelerado de pessoas adeptas ao evangelho de Jesus Cristo. Mas ainda é muito grande o numero de pessoas que nunca leram a bíblia, pelo menos uma vez, em toda a sua vida. I ignorância em relação a bíblia não gera transformações que ela deveria gerar e leva o povo a um sofrimento desnecessário causado pela falta leitura da mesma. Por falta de conhecimento das escrituras as pessoas desconhecem a soberania de Deus sobre todas as coisas.

 O livro de Oséias diz:

“porque meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução, excluir-te-ei de meu sacerdócio; já que esqueceste a lei de teu Deus, também eu me esquecerei dos teus filhos. Oséias 4:6

Deus é soberano em todo o que faz e Ele faz tudo que lhe agrada. Por vezes entendemos que Deus perdeu o controle do universo devido a queda de Satanás. Se alimentamos esse tipo de entendimento, podemos pensar que Deus perde o controle sobre as nações. Perde o controle quando temos no legislativo ou presidencialismo que não seja adepto a fé cristã. Tem se a ideia de que Deus tenha perdido a sua soberania. Mas de fato não é assim.

Temos um registro histórico nas escrituras, mais precisamente no livro de juízes, onde há um relato do povo de Israel que não estava andando nos caminhos estabelecidos por Deus e a ira se ascende contra a nação onde o coração de outros reis que não temiam o Senhor tem seus corações endurecido contra Israel e são usados como vara de disciplina contra a nação.

Pois foi o próprio Senhor que lhes endureceu o coração para guerrearem contra Israel, para que ele os destruísse totalmente, exterminando-os sem misericórdia, como o Senhor tinha ordenado a Moisés. Josué 11.20

Deus os endurece para esse fim: encerra-los fora da misericórdia. Então se a política é corrupta é porque o povo é corrupto. Se os governantes desse país estão em uma perseguição cerrada contra o Cristianismo e os Cristãos não seria necessariamente por que, como dizem alguns: “o diabo esta bravo”, mas bem provável que o principal motivo seria a distorção do evangelho por alguns e falta de conhecimento da palavra da maioria que se diz cristã.

Essa vara da disciplina não é para que os cristãos sejam paralisados. Essa repreensão é para que haja arrependimento ao Deus soberano. É para que o povo se levante e diga: “por meio dEle, somos mais que vencedores.” Quando o povo deixa de ser corrupto a política deixa de ser corrupta.

Edivan Edir Jerke

Pastor – Videira - Igreja em Células