SITUAÇÃO PROBLEMA

A Escola Estadual Francisca Guiomar dentro do projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, de informatização das bibliotecas escolares, foi contemplada com equipamentos de informática (computadores e periféricos) e softwares (Pergamum), de acesso e controle de acervos bibliográficos.
No ato da instalação foram detectados que na biblioteca não há estrutura elétrica, como: fontes de alimentação e pontos lógicos, para adaptação dos equipamentos. Na oportunidade foi percebido que os profissionais lotados neste setor não possuem conhecimento quanto ao manuseio dessas ferramentas (hardwares e softwares). O que levou o Gestor a pensar em possíveis soluções para tais problemas.
Definiram-se como problemas:
1) A escola recebeu os computadores, com acesso à internet, o que facilitaria o controle e pesquisa ao acervo bibliográfico. As máquinas estão na biblioteca, porém pelo fato de estarem impossibilitados de serem instalados e manuseados, estão dentro das caixas em desuso.
2) Além do problema com a instalação, encontra-se também o da qualificação dos profissionais lotados na biblioteca em lidar com essas ferramentas.
Questiona-se de que forma o Gestor dessa escola pode resolver tais problemas como líder de uma instituição de ensino. Bem a situação-problema é algo comum nas escolas públicas a falta de funcionários, principalmente aqueles com formação específica para atuarem em laboratórios, bibliotecas, secretaria, etc. Estes funcionários são fundamentais para garantirem não somente o uso, mais a manutenção destes locais. Uma solução para a situação problema seria: 1) Solicitar um técnico em eletrônica para instalação dos pontos lógicos, e a aquisição de fontes de alimentação. 2) A escola poderia promover um minicurso de informática, logo após uma formação continuada com um especialista em informatização de bibliotecas, que promoverá a orientação do manuseio dessas ferramentas.

Estas podem ser algumas das soluções viáveis e possíveis dentro do espaço escolar. Entretanto concebemos a idéia de que as escolas públicas precisam de funcionários em setores considerados estratégicos, com formação e qualificação apropriadas para o desempenho de tarefas tão importantes quanto o de ministrar aulas.
Em associação de gestão a liderança percebesse alguns pontos na situação-problema, como: promover e manter um elevado espirito de equipe, a partir de uma visão clara dos objetivos educacionais.
Alargar os horizontes das pessoas que atuam na escola, a respeito de seu papel e das oportunidades de melhoria e desenvolvimento.
Motivar e inspirar as pessoas no seu envolvimento em processos socioeducacionais cada vez mais efetivos, no interior da escola e na sua relação com a comunidade.
A situação acima é mais um exemplo de muitas situações que um gestor precisa demostrar sua liderança na instituição de ensino onde esta à frente, pois resolver essas situações problemas é sem duvida dever do gestor educacional.