A Internet tem facilitado as mais variadas formas de comunicação, inclusive, no que diz respeito à aquisição de bens e serviços. Por mais que, há alguns anos, parecesse impossível, hoje em dia, fazer a compra ou venda de uma moto pela Internet já é um assunto corriqueiro.

Além de facilitar a transação, as lojas virtuais garantem segurança no pagamento e a opção de encontrar os mais diversos produtos. No caso da compra e venda de motos, outra ferramenta que deve ser consultada é a tabela Fipe motos, que disponibiliza, mensalmente, o preço médio das mais variadas marcas, modelos, versões e ano de motos que estão em negociação nos estados brasileiros.

Os valores da tabela Fipe podem ser pesquisados em diferentes sites, inclusive, nos que atuam na venda e compra on-line de motos e no próprio site oficial da Fipe. Na hora da pesquisa, basta selecionar as informações solicitadas sobre a moto que, em poucos segundos, o site informa o valor médio, naquele mês, em vigor no país. Outros sites enviam por e-mail a informação.

A tabela é regida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, que foi criada em 1973, com o intuito de apoiar os estudos do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Atualmente, a sua atuação é muito mais abrangente, pois além de dispor de uma tabela com os valores médios das motos utilizados no Brasil, através do levantamento dos preços usados em 24 estados, ela serve como base para o cálculo do IPVA.

A ferramenta é utilizada como padrão em praticamente todas as negociações de compra e venda de veículos, inclusive por financiadoras e pelas seguradoras. A sua popularização tornou a tabela Fipe indispensável para os compradores e vendedores de motos e demais tipos de transporte.

No entanto, a fundação atua em outros segmentos, como pesquisas, estudos e promovendo cursos, seminários e demais formas de estimular o debate sobre a teoria econômica. Esses encontros são, geralmente, voltados a profissionais liberais, de empresas, da esfera pública e de outras organizações que interferem na economia do país.

A Fipe apoia, ainda, a divulgação de publicações técnicas, monografias, periódicos e demais materiais sobre economia. Também realiza pesquisas por demanda, solicitadas pelos setores público e privado e fornece bolsas de estudo a professores e alunos do Departamento de Economia da FEA-USP, com o intuito de formar profissionais de elevado nível técnico.