O Campeonato Brasileiro de 2012 mal terminou e as especulações do mercado da bola já estão a todo vapor. A pré-temporada para o Brasileirão 2013 já começou com o vai-e-vem de técnicos, jogadores e dirigentes. As disputas por nomes viram verdadeiras novelas. É o momento que o setor financeiro de um clube mais trabalha no ano.

Porém, mesmo com toda essa movimentação para a Série A e também a Série B de 2013, há quem ainda rumine o torneio de 2012. Alguns ainda permanecem com o argumento de que os erros de arbitragem foram muitos e que o verdadeiro campeão seria o Atlético-MG, o Fluminense seria o terceiro colocado e quem acompanharia o Palmeiras na zona de rebaixamento seria o Flamengo.

O Fluminense terminou o ano com o título do campeonato. O Flamengo chegou a ser ameaçado de rebaixamento durante o torneio, mas acabou em 11º. Já o Atlético-MG amargou o vice-campeonato. No entanto, segundo o site Placar Real, a sorte dos clubes cariocas poderia ter sido outra, assim como o azar do time mineiro. O site aponta os erros de arbitragem como definidores diretos de resultados de jogos e consequentemente de mudanças significativas na tabela do Brasileirão.

O Placar Real é uma página famosa por computar os equívocos cometidos por juízes e “corrigir” o resultado das partidas, atribuindo aos times a pontuação, digamos, ‘justa’. Seguindo esse critério de ‘justiça’, o Atlético-MG seria o campeão com 76 pontos, em segundo viria o Grêmio com 70. O Fluminense seria o terceiro, com 69. O Corinthians fecharia o G4, com 66, mas abriria a vaga para o 5º colocado, o São Paulo, com 63. Só lembrando que o campeonato terminou da seguinte forma: Fluminense com 77 pontos, Atlético-MG com 72, Grêmio com 71 e São Paulo com 66.

Na parte de baixo da tabela, o Flamengo cairia junto com Palmeiras, Figueirense e Atlético-GO. O Sport estaria a salvo. De acordo com o Placar Real, o rubro-negro carioca foi o time mais ajudado pelos árbitros. Já o time que foi mais prejudicado, segundo as estatísticas do site, foi o Corinthians.