Faculdade Nossa Cidade

Administração de Empresas

Daniel Vieira

Professor orientador - Lawton Benati

Sistemas de Informações Gerenciais

O sistema de informações gerenciais nas empresas é um instrumento administrativo que aperfeiçoa a comunicação no processo de decisão da empresa, o qual está comunicação tem que ser de qualidade e objetiva.

A tecnologia está ligada diretamente as informações das empresas, já que estamos em um mundo globalizado e a tecnologia está fazendo parte de nossas vidas no cotidiano, e um canal de fácil comunicação entre as pessoas e organizações que se utiliza de toda a tecnologia hoje existente no mercado, várias organizações realizam reuniões em vídeo conferência, reduzindo custo de operações, melhora a estrutura da organização facilita o fluxo da informação, com isto as informações chegam com mais rapidez ao seu alvo dentro da organização para as tomadas de decisões.

As organizações tem que estar sempre atualizadas, por que uma das dificuldade que e é a falta de informações ou informações que chega no final faltando uma série de decisões que foram tomadas nos níveis superiores, com isto acabam sempre perdendo a essência da informação, o que poderia ser resolvido em um simples e-mail, leva as vezes dias ou até semanas para ser detectadas, as organizações estão cada vez mais investindo em sistema de informações mas adequados e de última geração, realizando mais investimentos, organizações se lapidam e se empenham no sentido de conquistar a fidelidade e aumentar o número de clientes, vão surgindo novas relações com clientes e parceiros, transformando o relacionamento no principal foco da empresa.

O sistema de informação está ligado a três níveis dentro das organizações, nível estratégico, tático e operacional, sendo que cada nível tem a sua responsabilidade da informação. O nível estratégico está focado nos ambiente macro e micro, realizando uma análise de todos os fatores observando as oportunidade e ameaças, criando e inovando novos negócios, serviços, essas informações tem que ser repassada para o nível tático que fará com que as informações sejam repassadas para as demais áreas da organização definindo o que cada área será responsável pelas informações chegando até o nível operacional que realizará suas tarefas especifica como ficou acordada no nível estratégico da organização, a comunicação é vital para o sucesso das organizações diante do regime democrático e da economia internacionalizada de hoje, frequentemente os processos comunicativos estão sujeitos a mudanças, pois depende de uma série de condições e circunstâncias como a fidelidade da mensagem, habilidade e experiência do comunicador, ter uma linguagem adequada, com um nível de importância que é dado aos processos a ausência da comunicação interna dentro de uma rotina da empresa.

 Referências:

Sistemas de informações gerenciais: estratégias, táticas, operacionais / Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira. – 13. Ed. – São Paulo: Atlas, 2009.