Até a década de 90,  o que se via nos escritórios e nas empresas eram pilhas de papeis, máquinas de escrever, fax e telefones. Quem vê hoje a funcionalidade de um simples celular com internet 4G nem imagina que a realidade para quem trabalhava com dados era bem diferente. Houve uma revolução tecnológica muito grande que passa pelo sistema de gestão empresarial. Há 30 anos, não se imaginava que todo o conteúdo do  escritório, arquivos, processos, dados armazenados em pastas, formulários e disquetes, cd´s, poderiam ser guardado nas nuvens, em gigantescos servidores, com segurança e com a possibilidade de acessá-los de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora.

E essa revolução tecnológica só aumenta. Pesquisa divulgada recentemente pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil mostra que 58% da população brasileira usa a internet – o que representa 102 milhões de internautas. A pesquisa faz parte da 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015, que mede a posse, o uso, o acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação e de comunicação. Foram realizadas entrevistas pessoais com abordagem face-a-face em 23.465 domicílios em todo o território nacional, entre novembro de 2015 e junho de 2016.

Para Altamiro Castelan, diretor da Riosoft – Cia Brasileira de Software, umas das empresas de TI mais respeitadas do país, a tendência é cada vez mais empresas modernizarem os seus sistemas gerenciais. “Não tem volta. Cada vez mais os brasileiros e os cidadãos de todo o mundo vão utilizar computadores e internet e isso também se aplica às empresas. Quem não se adequar vai perder tempo, vai perder dinheiro e ninguém quer isso”, afirma Castelan.

Os sistemas de gestão são softwares inteligentes que facilitam as atividades diárias, automatizando ao máximo os processos dentro da empresa. Mesmo com crise, a área de TI cresce no país, como mostra estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes). Segundo o estudo, os investimentos em hardware, software e serviços no Brasil tiveram um crescimento de 9,2% em 2015 sobre o ano anterior, acima da média mundial, que foi de 5,6%. O Brasil se destaca como o primeiro em investimento no setor de TI na América Latina.