Sinopse
Este livro tem o objetivo de demonstrar como se desenvolve as principais aplicações dos sistemas de amortização ligadas aos fundamentos teóricos da Matemática Financeira. O conteúdo deste livro persegue a interdisciplinaridade das ciências aplicadas, exatas e sociais no que tange ao equacionamento dos métodos de amortização aplicados aos empréstimos de médio e longo prazo para uma solução com economicidade, eficácia e eficiência, em função da taxa de juros e do prazo avençado em cláusula contratual, por vezes, com configuração de anatocismo (cobrança de juros sobre juros). O presente trabalho tem por objetivo apresentar os métodos ou sistemas de amortização de dívida de empréstimo ou financiamento, com ou sem carência e correção monetária, isto se faz necessário para ter uma ideia do dimensionamento da repercussão econômico-financeira da dívida em relação à modalidade do sistema de amortização ajustado em contrato.
O desenvolvimento econômico enseja que toda relação econômica tenha sempre uma componente financeira como contrapartida da negociação de bens e serviços. A sofisticação dessa relação acaba por determinar o surgimento da constituição de uma dívida, por empréstimo ou financiamento. A forma de pagamento dessa dívida, principalmente no médio e longo prazo é tratada na Matemática Financeira pelos métodos ou sistemas de amortização de empréstimos ou financiamentos.
Os sistemas de amortização são desenvolvidos fundamentalmente para operações de empréstimos ou financiamentos de médio e longo prazo, envolvendo as devoluções periódicas do valor principal (capital emprestado ou financiado) e dos encargos financeiros contratados (juros remuneratórios, correção monetária, entre outros). Existem vários métodos e maneiras de se amortizar uma dívida, apenas necessárias estejam definidas as condições das operações financeiras, as quais devem estar estabelecidas no contrato pactuado entre o agente credor e o tomador (devedor). Essas modalidades e formas de amortização são apresentadas neste trabalho.