Resumo.

O presente trabalho diz respeito à implementação de um sistema para empresas de recursos, humanos especializadas em consultoria em recrutamento e seleção, que auxiliará  tornando mais práticos e centralizando os processos relacionados a currículos e vagas de emprego.O objetivo é gerenciar currículos e vagas de emprego mediando o contato entre  empresas e profissionais que buscam uma vaga no mercado de trabalho, através da ferramenta diminui distâncias, possibilitando uma ampliação e um controle melhor do processo de gestão de pessoas;  este tipo de ferramenta passa a ser uma necessidade para empresas que atuam no processo de gestão de pessoas por que, assim, a empresa fica aberta 24 horas por dia e 365 dias por ano.O estudo foi baseado em pesquisas, em empresas que atuam na região, sites de informações, livros. A partir da Análise deste estudo, confirmou-se a importância da implementação de um sistema de anuncio de currículos e ofertas de empregos.


1. Introdução


 Na área de gerenciamento de recursos humanos, tem se observado um interesse por parte das empresas e dos profissionais de diferentes áreas, na busca de meios interativos de oferecer vagas de emprego e de disponibilizar currículos. Neste sentido, diversas empresas tem se especializado em disponibilizar estes anúncios de currículos e de empregos e mediar o contato entre empresas e profissionais, facilitando o processo de recrutamento e seleção de funcionários nas empresas. Um aspecto importante é tornar o processo de identificação de currículos e empregos de interesse, tanto de empresas como de profissionais, o mais interativo possível, assim a tecnologia da informação se mostra como elemento essencial na busca da melhoria da interatividade deste processo.
 Deste cenário, decorre a motivação central deste projeto que pretende desenvolver um sistema de informação para as empresas que atuam na área de recrutamento e seleção. A perspectiva é proporcionar um registro de currículos de profissionais interessados em empregos ou estágios, bem como disponibilizar acesso às empresas a esta base de dados; as empresas terão um acesso limitado para o contato com os profissionais que antes terão de comunicarem-se com a respectiva empresa de consultoria em recrutamento e seleção com intuito de identificar potenciais candidatos à seleção para ocupação de vagas disponibilizadas pelas mesmas.