I - Introdução

 

Enquanto os neurônios são os blocos de construção de sistema de comunicação do corpo, são as redes de neurônios que permitem que os sinais parem de se deslocar entre o cérebro e o corpo. Estas redes organizadas, composto de até um trilião de neurónios, formam o que é conhecido como o sistema nervoso. O sistema nervoso humano é composto por duas partes: o sistema nervoso central, que inclui o cérebro e a medula espinal, e do sistema nervoso periférico, o qual é composto de nervos e redes nervosas por todo o corpo.

O Sistema Nervoso é uma complexa rede de células nervosas ligadas por circuitos neurais, distribuída por todo o corpo. Numa interação perfeita com o sistema endócrino e imunológico, executa a maior parte das funções de regulação do organismo.

O sistema endócrino é também essencial para esta comunicação. Este sistema utiliza glândulas localizadas por todo o corpo, que segregam hormônios que regulam uma variedade de coisas, tais como pressão metabolismo, no sangue, digestão e crescimento. Enquanto o sistema endócrino não está diretamente relacionada com o sistema nervoso, os dois interagem de um número de maneiras.

 

 

II - O sistema nervoso central

 

O sistema nervoso central é constituído pelo cérebro e da espinha medular. A principal forma de comunicação no sistema nervoso central é o neurônio. O cérebro e a medula espinhal são absolutamente vitais para a vida e funcionamento, por isso há uma série de barreiras de proteção em torno deles a partir do osso (crânio e coluna vertebral) e tecidos de membrana conhecido como meninges. Além disso, ambas as estruturas são suspensas num líquido de proteção conhecido como fluido cerebrospinal.

Por que o cabo de cérebro e coluna vertebral é tão importante? Pense nestas estruturas como o "centro" literal do sistema do corpo de comunicação. O sistema nervoso central é responsável pelo processamento de todas as sensações que você experimenta. A informação sensorial que é recolhida por receptores em todo o corpo, em seguida, passa esta informação para o sistema nervoso central. O SNC também envia mensagens para fora para o resto do corpo, a fim de controlar o movimento, as sensações e respostas ao meio ambiente.

 

II.I - O sistema nervoso periférico

O sistema periférico (SNP) é composto por um número de nervos que se estendem para fora do sistema nervoso central. Os nervos e as redes nervosas que compõem o PNS são na realidade feixes de axônios das células neuronais. Nervos podem variar de relativamente pequeno para grandes feixes que podem ser facilmente vistos pelo olho humano. O SNP pode ser dividido em dois diferentes sistemas: o sistema nervoso somático e o sistema nervoso autônomo.

 

II.II - Sistema nervoso somático

O sistema somático transmite comunicações sensoriais e é responsável pelo movimento voluntário e da ação. Este sistema é composto de ambos os sensoriais (aferente) neurónios, que transportam informação a partir dos nervos para o cérebro ea medula espinal, e (eferente) a motor neurónios, que transmitem a informação do sistema nervoso central para as fibras musculares. 

II.III - Sistema nervoso autônomo 

O sistema nervoso autônomo é responsável por controlar funções involuntárias, tais como certos aspectos de batimentos cardíacos, respiração, digestão e pressão arterial. Este sistema também está relacionado a respostas emocionais, tais como sudorese e chorando. O sistema nervoso autónomo pode então ser subdividida em dois subsistemas conhecidos como os sistemas simpático e parassimpático.

·         Sistema Nervoso Simpático: O sistema simpático controla a resposta do organismo a situações de emergência. Quando este sistema é despertado, uma série de coisas começarem a acontecer: o seu coração e aumentar as taxas de respiração, digestão, diminui ou para, as pupilas se dilatam e você começa a suar. Conhecida como a resposta de luta ou fuga , este sistema responde com a preparar seu corpo para lutar ou o perigo ou fugir.

·         Sistema Nervoso Parassimpático: As funções do sistema nervoso parassimpático para combater o sistema simpático. Depois de uma crise ou perigo já passou, este sistema ajuda a acalmar o corpo. Cardíaco e respiratório, baixas taxas, currículos de digestão, o contrato de pupila e transpiração cessa.

 

III - O Sistema Endócrino

Como notado anteriormente, o sistema endócrino não é uma parte do sistema nervoso, mas ainda é essencial para a comunicação através do corpo. Este sistema é composto de glândulas, que secretam mensageiros químicos conhecidos como hormonas. Os hormônios são transportados na corrente sanguínea para áreas específicas do corpo, incluindo órgãos e tecidos do corpo. Algumas das glândulas endócrinas mais importantes incluem a glândula pineal, o hipotálamo, a hipófise, a tireóide, os ovários e os testículos. Cada uma destas glândulas funciona num certo número de formas únicas em áreas específicas do corpo.

Então, como o sistema endócrino e o sistema nervoso ligado? O cérebro estrutura conhecida como o hipotálamo liga estes dois sistemas de comunicação importantes. O hipotálamo é uma coleção minúscula de núcleos que é responsável por controlar uma quantidade surpreendente de comportamento. Localizado na base do cérebro anterior, o hipotálamo regula necessidades básicas, tais como distúrbios de sono, sede, fome e sexo, além de respostas emocionais e stress. O hipotálamo também controla a glândula pituitária, que controla, em seguida, a liberação de hormônios de outras glândulas do sistema endócrino.

O sistema endócrino é o sistema interno do corpo que lida com comunicação química por meio de hormônio, as glândulas endócrinas que segregam os hormônios, e essas células alvo que respondem a hormônios. As funções do sistema endócrino em manter as funções básicas do corpo variam de metabolismo para o crescimento. As funções do sistema endócrino no comportamento a longo prazo e funciona em conjunto com o sistema nervoso em que regula as funções internas e manutenção da homeostase.

 

III.I - Hormônios

Os hormônios são os mensageiros químicos liberados por células endócrinas especializadas ou células nervosas especializadas, chamadas células neuro escretórias. Hormônios são libertados pelas glândulas do sistema endócrino em fluidos do corpo, mais frequentemente para o sangue e transportados ao longo do corpo. Hormônios são especificados por suas estruturas químicas diferentes que podem ser classificadas em quatro categorias.

Aminas: são pequenas moléculas provenientes de aminoácidos. Exemplos disso são epineprine e hormônios da tireóide.

As prostaglandinas são: cíclicos hidroxi ácidos insaturados sintetizado em membranas a partir de 20 de cadeia de carbono.

Os hormônios esteróides: são derivados de hidrocarbonetos cíclicos sintetizadas em todas as instâncias do colesterol precursor de esteróides. Exemplos disso são a testosterona e o estrogênio.

Peptídeos e Proteínas hormônios: o hormônio é maior e mais complexo. Exemplo disso é a insulina.

Hormônios conduzem o sistema endócrino e sem eles o corpo não poderia funcionar. Os hormônios são os comunicadores do sistema endócrino e é responsável por manter e controlar a atividade celular. 


III.II - Hormônios funcionar

Hormônios regulam as funções corporais e são específicos em que as respostas que eles provocam. Como os hormônios são liberados na corrente sanguínea, só pode iniciar as respostas em células-alvo, que são especificamente equipados para responder. Cada hormônio devido à sua estrutura química é reconhecido por essas células alvo com receptores compatíveis com a sua estrutura. Uma vez que um o hormônio é liberado, o primeiro passo é a ligação específica do sinal químico para um receptor do hormônio, uma proteína dentro da célula alvo ou incorporado na membrana plasmática. A molécula de receptor é essencial para uma função de hormônio. A molécula de receptor traduz o hormônio e permite que a célula alvo para de responder ao sinal químico hormonal. A reunião do hormônio com o receptor de células inicia respostas a partir da célula alvo. Estas respostas podem variar de acordo com a célula alvo e solubilidade lipídica.

Os hormônios são insolúveis, dependendo da sua estrutura bioquímica. A solubilidade lipídica do hormônio determina o mecanismo pelo qual pode afetar a sua célula alvo.

Hormônios Lipossolúveis são capazes de penetrar através da membrana celular e se ligam a receptores localizados no interior da célula. Hormônios tais se difundem através da membrana plasmática e incidir sobre as células receptoras encontradas dentro do citoplasma. Lipossolúvel de alvo hormonais, os receptores citoplasmáticos que prontamente se difundem para o núcleo e atuam sobre o DNA, inibindo e estimulante certas proteínas. Função de DNA é de grande influência sobre as atividades celulares do corpo e, por conseguinte, a interação hormonal-DNA, tais pode ter efeitos enquanto horas e, em alguns casos dias. Dois tipos conhecidos de hormônios lipídicos solúveis são esteróides e hormônios da tireóide. Tanto a viagem ao longo de cursos longos de tempo através da corrente sanguínea e ambas as funções de DNA diretamente de efeito.

Estes hormônios que são límpido insolúvel são incapazes de penetrar através da membrana plasmática e função com suas células alvo de uma maneira muito diferente e complexo. Insolúveis e lipídios hormônios deve ligar com receptores de superfície celular que seguem um caminho diferente, envolvendo um segundo mensageiro. A incapacidade do hormônio de penetrar a membrana requer um segundo mensageiro que traduz a mensagem exterior e funções dentro da célula.                  

Uma vez que um hormônio límpido insolúvel liga-se com um receptor da superfície celular, o seu sinal de é traduzido para dentro da célula por mensageiros secundários específicos. Existem três conhecidos e aceites mensageiros secundários que variam em estrutura e função, mas todos os três efetuam  sinal externo internamente. Os três conhecidas mensageiros secundários são (1) cíclicos compostos de nucleotidios (cNMPs) e cAMP, e cGMP; fosfolípidos (2) inositol, e (3) iões Ca2 +. Depois de um hormônio liga-se com uma molécula de receptor através de um transdutor de proteína envia o sinal de hormônio através da membrana. O receptor de proteína inicia a formação de um segundo mensageiro, quer seja ele ser cAMP ou um fosfolípido inositol, que então se liga a um regulador interno. O regulador interno controla a resposta das células-alvo para o sinal do hormônio.

Cada tipo diferente de mensageiro secundário provoca respostas diferentes por essas células que eles afetam. cAMP tem ampla gama de tecidos orientando-se e as respostas que evoca. vias de cAMP pode aumentar a taxa cardíaca e forçar uma contração no coração, pode diminuir repartição lipídica em células de gordura, e pode estimular a reabsorção de água no rim. Uma via de fosfolípido inositol pode iniciar degradação do glicogénio do fígado e síntese de DNA em fibroblastos. Ca2 + caminhos estão ligados a iniciar respostas nos músculos estriados principalmente contração. Estas respostas, porém, são curtas respostas vividas, muito curto, então os de solúveis de lipídeos células afetadas. Embora os mecanismos celulares de hormônios variam de acordo com mensageiros solubilidade e primeira e segunda, hormônios tais funcionam em respostas de células-alvo.

As funções dos Hormônios são mais ou menos como um estimulante, promovendo uma ação em uma célula-alvo, que pode ser ampliada em órgãos estimulantes ou mesmo sistemas. Estimulação hormonal varia de crescimento e funções metabólicas de óvulos e produção de espermatozóides.


III.IV - Os sinais transmitidos pelo sistema endócrino

Existem duas maneiras em que o sistema endócrino afetar o resto do organismo. O primeiro método de transmissão é chamado de sinalização local. Isto é, quando os reguladores são libertados por uma glândula ou célula para os fluidos intersticiais e são absorvidos pelas células vizinhas. O segundo método de transmissão é chamado de sinalização de longa distância. Sinalização de longa distância ocorre quando uma célula endócrina ou célula neurossecretora liberam hormônios na corrente sanguínea. Uma vez na corrente sanguínea os hormônios viajam para a célula receptora. Quando chegam ao seu destino à célula receptora integra o sinal e reage ao seu receptor. 

 

III.V - Os fatores de crescimento no sistema endócrino

Fatores de crescimento afetam o desenvolvimento de novas células. Existem hormonas específicas que correspondem com o desenvolvimento de células específicas. Por exemplo, fator de crescimento epidérmico é necessário para cultivar células epiteliais. A taxa de crescimento também pode ser afetada, por exemplo, um experimento em ratos fetais foi feito para ver se a taxa de crescimento da pele iria mudar com a chegada de hormônios. Verificou-se que por injeção os ratinhos fetais com EGF que a pele desenvolveu mais rápido.

 

III.VI - O papel do hipotálamo e da hipófise

O hipotálamo e a hipófise são duas partes do cérebro que têm papel importante na integração do sistema nervoso e endócrino. O hipotálamo é encontrado na parte inferior do cérebro no mesencéfalo onde ele funciona em recepção de mensagens de nervos e integrando em respostas as glândulas endócrinas. O hipotálamo é mais ou menos a ligação de comunicante entre o sistema nervoso e do sistema endócrino. O hipotálamo regula a secreção de vários hormônios, controlando a glândula principal hormonal da glândula pituitária.

A hipófise libera hormônios que controlam muitas das funções do sistema endócrino. A hipófise libera hormônios quando sinalizado pelo hipotálamo. A glândula pituitária tem inúmeras funções que são executadas por suas duas partes. Duas partes separadas são essenciais para a produção de hormônio, mas a sua função em relação ao hipotálamo e sistema endócrino variam muito.

A glândula pituitária posterior é uma extensão do cérebro que segrega dois tipos de hormônios, oxitocina e do hormônio antidiurética (ADH), ambos os quais são produzidos pelo hipotálamo e libertados para a pituitária posterior. Células neurossecretoras no hipotálamo produzem oxitocina e ADH e são transportados para baixo um axónio para a pituitária posterior onde é armazenada. As versões posteriores desses hormônios hipofisários, quando necessário através da corrente sanguínea e se ligam às células-alvo. As hormonas pituitárias posteriores eliciar respostas específicas a partir dos rins, por meio de ADH, e glândulas mamarias, por meio de oxitocina. ADH atua diretamente sobre a capacidade dos rins para reabsorver água, enquanto que a oxitocina faz com que as glândulas mamárias para libertar o leite.

A hipófise anterior também depende do hipotálamo para controlar e regular a sua libertação hormonal, mas de uma forma menos direta. A libertação de hormonas pela pituitária anterior é impulsionado por células neurossecretoras localizados no hipotálamo. Quando o hipotálamo recebe um sinal para a necessidade de um hormônio produzida pela pituitária anterior, ele envia hormônios de liberação através de vasos curtos e em uma segunda rede capilar no interior da pituitária anterior, onde atua sobre um hormônio específica. Além de liberar hormônios estimulantes do hipotálamo também libera hormônios inibidores que impedem a liberação de certos hormônios da hipófise anterior. A hipófise anterior produz e libera vários hormônios diferentes, com muitas funções diferentes. A sua gama de hormônios a partir de hormônios de crescimento que agem sobre os ossos, a prolactina, que estimula as glândulas mamárias. Uma função única de aqueles hormônio libertados pela posterior anterior, é que alguns deles agem sobre outras glândulas endócrinas e sinaliza-las para produzir e libertar outros hormônio. Hormônios são responsáveis ​​por isso, como hormônio estimulante da tireoide, que estimula a tireoide e sua produção de hormônios. 


III.VII - Feromônio e sua função

Os feromônios são sinais químicos que funcionam como comunicador externo enquanto que os hormônios são internas. Pheromones comunicação entre indivíduos separados, não dentro de um indivíduo como hormônios fazer. Feromônios são substâncias químicas que agem comunicação entre animais da mesma espécie. Feromônios são dispersos no ambiente e são utilizados na atração, defesa e territórios de marcação. Feromônios desempenham um grande papel no mundo dos insetos, mas a sua importância na interação humana é contestada. Alguns questionam o cientista presença de influência química no comportamento humano, enquanto toda uma indústria, a indústria de perfumaria, baseia a sua existência sobre a apreciação de aromas externos. As feromônios mais provavelmente um papel oculto na interação de seres humanos com o outro.  

 

 IV - Conclusão

O sistema nervoso e endócrino estão relacionados em três áreas principais, química, estrutura e função. O sistema endócrino e do sistema nervoso paralelo trabalho com cada função junto aos outros e em desenvolvimento na manutenção da homeostase e reprodução. Ambos os sistemas são as ligações de comunicação do corpo e auxiliar os sistemas do corpo de vida para funcionar corretamente e em relação um ao outro.

Estruturalmente muitos dos sistemas da glândula endócrinas e tecidos baseiam-se no sistema nervoso, glândulas como o hipotálamo e pituitária posterior são exemplos de tecidos nervosos que influenciam a função de uma glândula e da secreção de hormônios. Não só os secretam hormônios do hipotálamo na corrente sanguínea, mas regula a liberação de hormônios na glândula pituitária posterior. Aqueles que não são feitas de tecido nervoso uma vez. A medula adrenal é derivada a partir das mesmas células que produzem os gânglios determinado.

Quimicamente, tanto o sistema endócrino e a função do sistema nervoso em comunicação por meio dos mesmos transmissores, mas utilizá-los em formas diferentes. hormônios são utilizados por ambos os sistemas de sinalização em um exemplo disto pode ser visto na utilização de norepinefrina. Norepineprine funções como um neurotransmissor no sistema nervoso e como um hormônio adrenal no sistema endócrino.

Funcionalmente, Nervoso e endócrino, sistema de mão única agindo em comunicação e promover mudanças hormonais eles trabalham em conjunto e respondem às mudanças dentro e fora do corpo. Além de funcionar em maneiras similares que trabalham em conjunto. Um exemplo disto pode ser visto em mães de leite. Quando um bebê suga o mamilo da mãe, as células sensoriais no mamilo envia sinais para o hipotálamo, que, em seguida, responde por estimulo ocitocina pela hipófise posterior. A oxitocina é liberada na corrente sanguínea, onde se move à sua célula-alvo, uma glândula mamária. A glândula mamária em seguida, responde ao sinal dos hormônios, liberando leite através da tetina. Além de trabalhar em conjunto com o outro, ambos os sistemas afetam o outro. 

 

Referências bibliográficas

GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de Fisiologia Médica. 11ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier Ed., 2006.

 

JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. Histologia Básica. 8ª Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara   Koogan. 1995. Pp. 100:108.

BATISTA, N.A.; BATISTA, S.H.; ABDALLA, I.G. Ensino em Saúde: visitando conceitos e práticas. São Paulo: Arte e Ciência Editora, 2005.

QUELUZ, A.G. Interdisciplinaridade – Formação de Profissionais da Educação. São Paulo: Pioneira, 2000.

MARINS, J.J.N.; REGO, S.; LAMPERT, J.B; ARAÚJO, J.G.C. Educação Médica em

Transformação: instrumentos para a construção de novas realidades. São Paulo: Editora Hucitec – Associação Brasileira de Educação Médica, 2004.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. 2ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

PINHEIRO, R.; CECCIM, R.B.; MATTOS, R.A.  Ensinar Saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área da saúde. Rio de Janeiro: IMS / UERJ - CEPESC – ABRASCO, 2006.

PINHEIRO, R.; CECCIM, R.B.; MATTOS, R.A. Ensino – Trabalho – Cidadania: novas marcas ao ensinar integralidade no SUS. Rio de Janeiro: IMS / UERJ - CEPESC – ABRASCO, 2006.

AMABIS & MARTHO.  Biologia dos organismos. Volume 2. São Paulo, Editora Moderna, 1995.