Sistema locomotor


O sistema locomotor é formado por órgãos, cartilagens, músculos e articulações.

A função do esqueleto é servir de sustentação e proteção para os órgãos, além de dar formato de como um todo. Já os músculos, com sua capacidade de contração e relaxamento, permitem mudar a posição de determinadas regiões do corpo. As articulações, permitem combinar os movimentos de vários músculos e ossos de uma dada região, ao mesmo tempo.

O nosso corpo todo é um esqueleto, que é uma estrutura móvel composta por 206 ossos. Os ossos da perna são o fêmur, a patela, tíbia e a fíbula .Os ossos do pé são o tarso, o metatarso, a falange proximal, a falange média e a falange distal. O osso da cabeça é o crânio. Os ossos da costela são as costelas verdadeiras (da 1ª a 7ª), as costelas falsas (da 8ª a 10ª) e as costelas "flutuantes" (11ª a 12ª).Os ossos da cintura são o ítio, o púbis, o ísquio, o sacro e o cóccix.

Os ossos da mão servem para segurar coisas, os ossos do braço servem para esticar e pegar coisas de longe. Os ossos do pé servem para andar, nos movimentar, saltar e etc...Os ossos da perna servem para dar impulso e nos segurar. Os ossos da costela servem para nos abaixar, nos levantar e etc... Os ossos da cintura servem para nós nos virarmos enquanto estivermos parados (só da cintura para cima).

A metade do total de ossos do nosso esqueleto se localiza nas mãos e nos pés. Apesar de individualmente os ossos serem rígidos, o esqueleto como um todo, é muito flexível, permitindo ao corpo humano um amplo alcance de movimentos. O esqueleto serve de local de fixação dos músculos do corpo, bem como de gaiola protetora para os órgãos internos. Ossos de mulheres costumam ser menores e mais leves do que dos homens.

Os músculos e o esqueleto fazem o corpo se mover .O movimento ocorre porque os músculos estão presos a mais de um osso, e enquanto eles se contraem, acabam aproximando ou afastando as regiões onde estão presos os pontos em que um músculo se prende ao osso chama-se tendão. Nem todos estão presos aos ossos ou obedecem ao comando da vontade. Alguns funcionam de forma independente,como por exemplo, o músculo do coração.











Alguns dos ossos mais importantes do corpo humano são:


CABEÇA TRONCO MEMBROS
Crânio Coluna vertebral 34 vértebras Superiores
Frontal Tórax Úmero
Parietais Esterno Ulna
Temporais Clavículas Rádio, oito ossos do corpo (punho) , cinco metacar Pianos e falanges
Occipital Omoplatas e Costelas (12 pares) Inferiores
Etmóide e Esfenóide Bacia Fêmur
Face: lacrimais Ilíacos Tíbia
Palatino (céu da boca) Fíbula
Cornetos (inferior do nariz) Sete ossos do Tarso (tornozelo)
Nasais, Malares(maçãs do rosto), Maxilares Superiores, Vômer (entre as fossas nasais) e Mandíbula Cirico metatarsianos e falanges


Doenças


Nos músculos:
Câimbra
- Uma dor que da nos músculos
Lepra
- O músculo apodrece e tem que amputar(cortar)
Exemplo: uma pessoa tem lepra no braço
- O braço apodrece e cai. Nos ossos:
Osteoporose
- É uma doença que provoca uma perda progressiva de cálcio dos ossos, tornando-os cada vez mais frágeis e, em fases mais avançadas, sujeitos e fraturas, mesmo em movimentos habituais do dia-dia, como descer uma escada, por exemplo.
- A osteoporose atinge principalmente as mulheres após a menopausa, em função de alterações hormonais.


Prevenção


Lepra:
-Tem que cuidar desde o início, se não cuidar o corpo apodrece e a pessoa morre. Osteoporose:
- Consumo adequado de cálcio
- Exercícios físicos
- Não exagerar nos exercícios físicos



Músculos
Motor do sistema


Tipos de músculos
-Estriado ou esquelético (voluntário)
-Atividade física
- Trabalhos estáticos ou dinâmicos Cardíaco (involuntários)
-Aciona a bomba do sangue que é o coração
-Liso (involuntários)
-Vasos sanguíneos dos intestinos e dos órgãos ocos


Alimentação Saudável

Alimentos ricos em cálcio: leite e todos os produtos feitos com leite (iogurte, queijo, manteiga, requeijão), peixes (sempre que possível comido com as espinhas) e outros frutos do mar, verduras de folhas escuras, amendoim, sementes de girassol.
Alimentos ricos em fósforo: peixes e outros frutos do mar, carnes, ovos, nozes e leite.


Curiosidades

Você sabia....

-Que o fêmur é o maior osso do corpo humano?

-Que o osso esterno é o último a se calcificar?

-Que os ossos do maxilar e da arcada dentária são diferentes de pessoa para pessoa, e são usados pelos policiais para o reconhecimento de cadáveres?

-Que os ossos da bacia da mulher se abrem durante o parto, para a passagem do bebê?