Sistema Integrado de Gestão (ERP): um estudo sobre o efeito do ERP nas organizações e, suas vantagens.

Juliano Desiombra (Faculdade Santa Amélia)

1. Introdução

A cada dia que passa empresas de todos os cantos do mundo, estão buscando as melhores formas para competirem com o grande mercado global. As noticias dos avanços tecnológicos continuamente, estão cotidianamente na mídia, desde que passaram a despertar grande interesse mundial.
Para que uma organização possa permanecer por longos anos no mercado, deve-se estar buscando o metamorfismo, ou seja tentando se adaptar aos novos padrões do mundo
"Higth-Tech" que caracteriza o que há de mais alto em termos de tecnologia, as empresas que se mantiverem estagnadas no seu habitat, serão apenas mais uma a quebrar em pouco tempo, porque poderá perder seus clientes muitas vezes, para empresas de menor porte mas com tecnologia de ponta e, com o uso do ERP.
Quando um sistema integrado de gestão é implantado dentro de uma organização, vários setores ou todos, terão de sofrer metamorfose de adaptação e, quando isso ocorrer ocorrerá uma fundição de conhecimento entre todos os departamentos, favorecendo a tomada de decisão mais rapidamente.
Este artigo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, que abrange conhecimentos históricos da globalização e do ERP, O conceito, a função e a aplicação, custos envolvidos e, a grande vantagem desta tecnologia na competição de novos mercados.