SISTEMA IMUNE

 

Resposta Imune Inata

            A imunidade natural consiste em mecanismos de defesa celular e bioquímicas que já existiam antes do estabelecimento de uma infecção e que estão programados para responder rapidamente a infecções. Esses mecanismos reagem apenas contra microorganismos, não apresentam respostas contra substancias não-infecciosas e respondem essencialmente da mesma maneira a sucessivas infecções. Os componentes principais da resposta imune inata ou natural são as barreiras físicas e químicas, (células de descamação, suor, baixo pH do trato GI, surfactante do pulmão, proteínas antivirais, hidrólise de peptidoglicano, opsonização do soro) as células fagocíticas (neutrófilo e macrófago) e células matadoras naturais ou Natural Killer, proteínas do sangue (membros do sistema complemento e outros mediadores da inflamação) e as citocinas, que recrutam e ativam leucócitos e produzem alterações sistêmicas que potencializam a resposta antimicrobiana.

 

Resposta Imune Adaptativa

            A resposta imune adaptativa é a forma de imunidade que se desenvolve em resposta a infecções e se adapta à infecção. Tem como característica principal à especificidade extraordinária para distinguir as diferentes moléculas e uma habilidade de se “lembrar” e responder com mais intensidade a exposição subseqüente ao mesmo microorganismo. O sistema imunológico adquirido é capaz de reconhecer e reagir a um grande número de substâncias, microbianas ou não, além disso, tem grande capacidade para distinguir entre os diferentes microorganismos e moléculas. Os componentes da imunidade adquirida incluem os linfócitos e seus produtos.

            Existem dois tipos de respostas imunológicas adquiridas, a imunidade humoral e a imunidade celular. A imunidade humoral é mediada pelas moléculas presentes no sangue e nas secreções das mucosas, chamadas de anticorpos, que são produzidos pelos linfócitos B, os anticorpos reconhecem antígenos microbianos, neutralizam a infecciosidade dos microorganismos e os preparam para serem eliminados por diversos mecanismos efetores. A imunidade humoral é o principal mecanismo de defesa contra microorganismos extracelulares e suas toxinas, pois os anticorpos podem se ligar a eles e ajudar na sua eliminação. Já a imunidade celular, é mediada pelos linfócitos T. Microorganismos intracelulares, como os vírus e algumas bactérias, sobrevivem e proliferam no interior de células fagocitárias e outras células do hospedeiro, onde estão protegidas dos anticorpos. A defesa contra tais infecções cabe à imunidade celular, que promove a destruição das células infectadas para eliminar os reservatórios de infecção.

 

 

 

 

Componentes Celulares do Sistema Imune

 

            Os linfócitos B são as únicas células capazes de produzir anticorpos. Eles reconhecem antígenos extracelulares e se diferenciam em células secretoras de anticorpos, funcionando assim, como mediadores da imunidade humoral. Os linfócitos T, as células de imunidade celular, reconhecem os antígenos de microorganismos intracelulares, destruindo-os ou destruindo as células infectadas, não produzem anticorpos e apresentam uma especificidade restrita para antígeno, eles reconhecem apenas peptídeo antigênicos ligados a proteínas do hospedeiro que são codificadas pelos genes do complexo principal de histocompatibilidade e que se expressam nas superfícies de outras células. Os linfócitos T consistem em populações funcionalmente distintas das quais as que foram mais bem caracterizadas: linfócitos T auxiliares que têm a função de estimular o crescimento e a diferenciação dos linfócitos B, além de fazer a ativação do macrófago pelas citocinas secretadas; e os linfócitos T citolíticos que têm a função de destruir as células infectadas por vírus, células tumorais. E por fim, as células NK (Natural Killer) que tem a função de destruir células infectadas por vírus, células tumorais e possui toxicidade celular dependente de anticorpos.

            Para a complementação do combate aos microorganismos contamos também com as APCs, ou seja, Células Apresentadoras de Antígenos que são especializadas em capturar microorganismos e outros antígenos, apresentá-los aos linfócitos e fornecer sinais que estimulam a  proliferação e diferenciação dos linfócitos, o principal tipo de APC é a célula dendríticas, que é encontrada sob o epitélio da maioria dos órgãos, onde sua função é a captura de antígenos estranhos e seu transporte para os órgãos linfóides periféricos. Os Granulócito são chamados assim pois possuem granulações especificas no seu citoplasma e podem ser divididos em três grupos: granulócito neutrófilo corresponde à primeira linha de defesa do organismo, especialmente contra invasões bacterianas. São células essencialmente fagocitárias; Os granulócitos eosinófilos fagocitam e digerem imunocomplexos; Granulócito basófilo considerado o mastócito sanguíneo. As duas células exibem muitas semelhanças. Existem em baixa concentração no sangue menos de 1% dos leucócitos, as plaquetas que estão envolvidas com a coagulação sanguínea e na liberação de mediadores inflamatórios, atraindo leucócitos para a região lesada e os mastócitos que estão estrategicamente localizados nas vizinhanças de vasos sangüíneos do tecido conjuntivo, onde combatem antígenos que porventura penetrem na circulação através de líquido tecidual ou de descontinuidades epiteliais. Os mastócitos funcionam como "sentinelas", uma vez que possuem alta sensibilidade, com IgE específicos de antígenos que já apareceram no corpo. Quando estes antígenos reaparecem, e são percebidos através de seu IgE específico, provocam a liberação de mediadores químicos situados em vesículas dentro dos mastócitos.

 

Órgãos Linfóides      

            Os tecidos linfóides são classificados em órgãos geradores (primários), onde os linfócitos expressam inicialmente os receptores de antígenos e atingem a maturidade fenotípica e funciona, e em órgãos periféricos (secundários), onde as respostas dos linfócitos aos antígenos estranhos são iniciadas e desenvolvidas. Um dos órgãos linfóides geradores é a medula óssea que tem a função de gerar todas as células sanguíneas circulantes no adulto, incluindo os linfócitos, sendo o local em que as células B se desenvolvem. O timo é um órgão formado por dois lobos, situado no mediastino anterior e é o local onde os linfócitos T se desenvolvem. Os linfonodos são órgãos nos quais as respostas imunológicas adquirida são iniciadas e o baço é o principal local de respostas imunológicas a antígenos provenientes do sangue, as placas de Peyer são aglomeradas de nódulos linfáticos associado ao intestino (GALT) localizados principalmente na mucosa do íleo que produzem plasmócitos que secretem IgA-secretória para a mucosa, para proteger esta da ação de micróbios que vivem em simbiose conosco ou micróbios patogênicos, as tonsilas são aglomerados de nódulos linfáticos revestidos apenas de epitélio. Estão localizadas na cavidade bucal, sendo conhecidas como tonsilas palatinas; próximas ao arco palatofaríngeo, na parte posterior da língua, constituindo as tonsilas linguais, e na parte posterior da nasofaringe encontramos as tonsilas faríngeas e tem função de produzir plasmócitos que secretem IgA-secretória para a mucosa.


Anna Cristina Ribeiro Pereira Soares