INTRODUÇÃO

Considerando o processo histórico da ocupação da Amazônia ao longo dos tempos e do município de Medicilândia Pará, localizado as margens da rodovia Transamazônica da BR 230, como os demais municípios vizinhos vêm enfrentando vários problemas ambientais, problemas agropecuário, falta educação e saúde de qualidade etc. esses e outros fatores contribui para uma baixa produção nas propriedades rurais, ocasionando um índice alto de pobreza na região afetando a aprendizagem dos educandos. Com bases nestes fatos, é importante problematizar e caracterizar como se tem construído, o sistema de produção familiar dentro das relações com o meio onde está envolvido.
Portanto é importante pesquisar as causas negativas e positiva trazida por políticas publica que provocou uma diversidade em nossa região. Por isso foi realizado uma pesquisa na propriedade do Sr. João Antonio de Lima que mora na comunidade Nossa Senhora das Graças, para identificar como estão os sistemas de produção dos educandos da escola Nossa Senhora das Graças e região. Já registrando a importância da produção orgânica que esta sendo trabalhado no município através de uma cooperativa percebendo as riquezas que a região oferece, e destacando o potencial produtivo na lavoura cacaueira.
Nesta pesquisa foram abordados alguns pontos: como a ocupação da propriedade e seus os atores? As atividades produtivas realizadas no espaço da propriedade? Como têm sido desenvolvidas essas atividades considerando sua relação com o meio ambiente? E como ocorre a relação entre a família e a comunidade onde a mesma está inserida e a sua vivência com os movimentos sociais e o espaço escolar? Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar e compreender como são constituídos os sistemas de produção e as suas principais características no contexto da agricultura familiar camponesa da região, considerando as relações sociais e as relações com o meio ambiente. Para alcançar este objetivo será necessário conhecer a ocupação do espaço no contexto da região pesquisada; compreender como ocorrem as atividades produtivas no espaço do estabelecimento 2
*Luciano Ulatoski aluno do Curso de Licenciatura em Educação do Campo- PROCAMPO, com Habilitação em Ciências Naturais e Matemática.
rural e a relação com o meio ambiente identificar a relação da família com os movimentos sociais e o espaço escolar.
Neste trabalho foram usados questionários com entrevista direta com a família, e também subsídios com alguns autores pesquisados em apostilas dos tempos acadêmicos, onde estes constam assuntos sobre os Sistemas de Produção familiar. Após as pesquisas foram feito análises e reflexões sobre o tema apresentado, nesse sentido é possível identificar a seguir os procedimento utilizados na realização da pesquisa, que posteriormente apresentado os resultados da pesquisa na comunidade.
Caro leitor o relatório que esta em suas mãos é composta em primeiro plano pela fundamentação teórica, seguido da metodologia aplicada na pesquisa, resultados englobando a família; o estabelecimento agrícola; e as relações do sujeito com o meio onde vive, também consta neste mesmo trabalho a descrição da ação interventiva na comunidade (partilha dos saberes) e considerações parciais.