Notando o lacre

È notável com tantas características e um objetivo tão simples, esse sistema é usado para deixar uma evidencia, de que algo foi aberto, tocado ou  mexido, se você fez alguma dessas ações onde existe esse sistema de segurança, você pode ter perdido uma garantia, ter quebrado uma regra contratual e ser penalizado a pagar uma multa .

Ao inverso das fechaduras, cadeados, correntes,alarmes e outros dispositivos de segurança, que são feitos para impedir uma abertura ou uma passagem, os lacres de segurança ou selos de segurança foram feitos para deixar marcada sua abertura, rompimento, sua violação comprovando o fato.

Você deve ter um eletrodoméstico em casa ou no trabalho, um computador ou tv, todo fabricante fornece a garantia desde tipo de equipamento. Mas ela está condicionada á algumas regras. E uma delas é não violar, romper o lacre contido no equipamento. Quando  eventualmente apresenta algum tipo de defeito você pode solicitar que uma autorizada realize o conserto ou até mesmo uma possível troca. Agora se você violou o lacre e tentou consertar por conta própria o equipamento, você perde a garantia, tendo assim que arcar com o pagamento do conserto.

Objetivo do lacre

O objetivo do lacre não é impedir sua abertura, mas mostrar que foi aberto. Até porque em um futuro você ou uma pessoa autorizada poderá ou precisará abri-lo ou rompe-lo.
O prazo de garantia acabou seu equipamento quebrou ou apresenta um defeito, você confia em um técnico para realização do conserto em vez de leva-lo á uma autorizada, é o momento que precisara romper o lacre, se fosse feito para impedir a abertura provavelmente teria que leva-lo ao fabricante para a abertura e só após sua abertura realizar o conserto, incoerente. Ou o técnico da autorizada veio para prestar a manutenção no equipamento o mesmo precisará ser removido ou melhor após a manutenção será trocado por outro lacre.

Material usado no lacre

As maioria dos lacres de segurança são feitos em material plástico, existem diversos modelos, numerados, em aço, com códigos personalizados, este ultimo acrescenta uma característica própria e por vez aumenta sua segurança.


Utilização do lacre

Lacre vem de lacca usado desde da antiguidade principalmente nas cartas era uma forma de identificar sua autenticidade e que também não fora aberta (violada). Foi utilizado diversos materiais lacca, cera, chumbo, ouro e prata, a exclusividade ficava por conta do desenho feito em alto relevo que era estampado sobre pressão por um anel ou sinete(parece ou lembra um carimbo).

A eficácia do lacre está atrelada diretamente ao seu controle é o elo de ligação quando é violado, rompido. Seu controle é feio a partir de sua aquisição, estocagem, registro de uso, inspeção e sua inutilização. Por mais simples que seja o lacre de segurança um bom controle garante seu objetivo, ficando evidente uma  fraude, violação ou rompimento.
Sua utilização é ampla e abrangente, produtos, malotes, sacos, embalagens em diversos segmentos e variação. No Brasil  é possível notar  sua utilização nos medidores de consumo de energia elétrica e é aconselhável nunca toca-los com risco de uma descarga elétrica, é possível observar também nos medidores de consumo de água.


Os fabricantes se empenham e utilizam da tecnologia para fabricar lacres cada vez mais sofisticados para suprir necessidades e finalidades de cada cliente