A monografia que aqui se apresenta, é fruto da parte  do trabalho de conclusão  da graduação em Gestão Financeira concluído no ano de 2011, que tem como resumo O Sistema de Pagamento Brasileiro desenvolvido pelo Banco Central do Brasil juntamente com as instituições financeiras em 2001 e 2002, permite uma maior agilidade na liquidação das operações financeiras.

 Além de permitir o processamento de um grande número de transações bancárias, porém sua maior contribuição consiste na garantia da liquidação em tempo real, como também o fato de ter colocado o Brasil entre o grupo de países que tem um Sistema de Pagamento arrojado.

Por outro lado, o país cresce em todos os setores e especificamente no setor bancário, com o advento do banco postal e do correspondente bancário, cresce a população bancarizada, a qual com certeza podem resultar no aumento de transações no Sistema de Pagamento Brasileiro.

Diante desse cenário, o presente estudo tem como intenção avaliar o comportamento do Sistema de Pagamento Brasileiro, entendendo sua volumetria e capacidade atuais e verificar se sua atual estrutura será capaz de suportar a evolução de crescimento do país no que diz respeito a transações bancárias. Além disso, o presente estudo irá verificar se esse crescimento envolverá também um acréscimo no número de profissionais que irão atuar de maneira que o mesmo tenha o efeito positivo dentro do mercado financeiro nacional, e repercussão do sistema nos mercados externos.

 

Palavras chaves:

Transações bancárias, Mercado Financeiro, Mercado Bancário.