Leilane Kércia Barreto Soares

1. INTRODUÇÃO

Na Era digital e do conhecimento a informatização tem se tornado um ponto chave para o desenvolvimento de qualquer instituição. Hoje qualquer empresa, seja pública ou privada, deve possuir um setor responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos equipamentos computadorizados da empresa. A informatização no setor público se tornou fundamental, pois atualmente existe a Lei de Acesso a Informação (LAI), onde todas as informações referentes às movimentações públicas devem ser publicadas na internet. Até os próprios órgãos de fiscalização se utilizam dessa ferramenta para intensificação do controle. Com a utilização dos sistemas de informação amplia-se o controle interno das empresas.

De acordo com Albuquerque (2011) o SI (Sistema da Informação) é um tipo especializado de sistema formado por um conjunto de componentes, inter-relacionados, que visam coletar dados e informações, manipulá-los e processá-los para, finalmente, dar saída a novos dados e informações.

2. ENTREVISTA

Entrevista com profissional de SI de órgão público.

2.1) PERFIL DO ENTREVISTADO

Nome: José Launir Rodrigues Gomes Junior

Função: Gerencia de TIC

Local de trabalho: Secretaria de Planejamento e Gestão

Área: Tecnologia da Informação

Tempo de função: 8 anos

Atividades desenvolvidas: Manutenção preventiva e corretiva em toda área de tecnologia do município de Jaguaribe (computadores, câmeras de monitoramento, impressora, bem como a implantação e monitoramento softwares utilizados).

2.2) O órgão público possui Sistemas de informação? Qual? Objetivos? Como foi o processo de implantação? Dificuldades?

Sim. Sistema de intranet, O objetivo é o monitoramento, gerenciamento e segurança na parte de TIC. Possuímos também um sistema de monitoramento com câmeras de segurança interligado aos órgãos de segurança. O processo de implantação do sistema de monitoramento por câmeras durou em torno de seis meses. E uma das nossas maiores dificuldades foi apenas parte financeira, contudo com alguns ajustes conseguimos fazer as implantações de forma satisfatória.

Em relação aos Sistemas de Informação o município trabalha com alguns sistemas que dão suporte aos setores. Existem o SIG (Sistemas Integrados de Gestão) e Sistema Contábil Gestor, integrando o almoxarifado, o setor de licitações, a contabilidade e a Tesouraria; Layout, para a folha de pagamento e o Phonix, para o setor tributário. Esses sistemas possuem suporte pela empresa contratada, a função do Setor de TI da prefeitura é fornecer suporte para o bom funcionamento dos mesmos.

2.3) Qual Importância do SI, da Tecnologia da Informação na Gestão Pública? Como você avalia o uso das Tecnologias e dos SIs pela gestão pública atual? Quais dificuldades que o serviço público enfrenta em sua busca pela melhor estruturação da sua gestão da informação?

Todo e qualquer SI é importante para as instituições, seja privada ou pública. Com esses sistemas é possível ter mais segurança e garantia das informações. Aumenta o controle interno, minimizando os erros. As maiores dificuldades na área pública é parte burocrática em relação a aquisição desses sistemas (licitação). A gestão nos deixa bastante confortável para fazer as solicitações dos equipamentos necessários para o bom funcionamento dos sistemas.

2.4) Como você avalia o atual Sistema Integrado de Gestão utilizado atualmente na administração?

Razoável, pois existem um problema de ligação das informações entre os sistemas. Nesse período estamos efetuando investimentos para manter o sistema de monitoramento ainda mais estável.

2.5) O município investe no aperfeiçoamento dos funcionários do setor?

Sim. Frequentemente através de cursos (presenciais ou a distância) e aperfeiçoamentos na área de TIC.

3. CONCLUSÃO

Após análise, observou-se que o investimento em equipamentos e sistemas informatizados é razoavelmente alto e as pessoas que estão ligadas à manutenção e monitoramento dos equipamentos computadorizados estão disponíveis pra que os sistemas funcionem da melhor forma possível. E que mesmo com as dificuldades a gestão preza pelo bom funcionamento dos equipamentos e sistemas fazendo investimentos na área de informática.

4. REFERÊNCIA

Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães. Sistemas de informação e comunicação no setor público. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; CAPES: UAB, 2011.