Resumo:

Este trabalho se debruça na motivação em ajudar as pessoas na economia de água em suas residências, identificando um determinado problema (vazamento) que pode ser causado por uma torneira em desacordo com o cano ou um cano perfurado, dentre outros problemas específicos com a torneira. Isso será feito por meio de um sistema de gerenciamento de água em domicilio (SGAD) que permitirá o monitoramento do fluxo de entrada e saída de água em um determinado período. O sistema irá gerar informação que permitirá essa análise de forma objetiva e satisfatória, gerando, portanto, economia de água e, consequentemente, de dinheiro.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, o Brasil vem sofrendo as consequências de um problema grave que cresceu silenciosamente, a escassez da água. O principal causador desse problema é o descuido por parte da população e o desperdício de água. Por se tratar de um recurso limitado, a escassez é quase inevitável se não houver cuidado e preservação. Além disso, cerca de 70% da utilização do recurso hídrico se concentra nas atividades da agroindústria, que pode apresentar, também, o problema do desperdício em suas vastas instalações (HESPANHOL, 2002). Esse problema, muitas vezes, é notado na utilização de água tratada para limpeza de passeios, terrenos, e, também, tubulações defeituosas, ou hidrantes mal inspecionados que contenham vazamentos. Quando colocados no papel, os níveis de desperdício assustam. Uma cidade como o Rio de Janeiro, por exemplo, produz cinco bilhões de litros de água tratada por dia. Destes, 30% se perdem desperdiçados, contabilizando o equivalente a 600 piscinas olímpicas de água limpa que são jogadas fora a cada 24 horas. (CINTRA, 2011) Um sintoma grave desse problema faz parte do cotidiano da população, sejam em suas residências ou em seus locais de trabalho: o gotejamento. Uma torneira mal fechada pode fazer com que 46 litros de água sejam desperdiçados em apenas um dia. Em um ano inteiro, essa soma chega a 16 mil litros, aproximadamente 64 mil copos de água limpa, que escoam pelo ralo (CINTRA, 2011). Como nem sempre as pessoas são cuidadosas no monitoramento das torneiras do ambiente em que ocupam, será desenvolvido um sistema que alertará um possível vazamento de água para minimizar este problema que causa impactos consideráveis no desperdício de água potável. O projeto conta com um sensor que coletará movimentação frequente em uma torneira, avisando, por meio de aplicativo e/ou visualmente, o proprietário ou responsável pelo local em que há vazamento. (FELIPPE,2012) Dessa forma, este trabalho tenta responder questões sobre como evitar, minimizar ou corrigir, por meio de estudos e soluções eficazes, os impactos ambientais causados pelo desperdício de água no Brasil. A solução de implementação computacional mais viável para avisar quando esse tipo de problema é detectado de forma automática. (FELIPPE,2012)

1.1 MOTIVAÇÃO

Com a implementação do projeto, a população certamente levará em consideração a importância do consumo consciente da água e a manutenção dos encanamentos, garantindo, conforme os conceitos intrínsecos de sustentabilidade, a preservação de um recurso importante para as próximas gerações. E consequentemente a economia gerada por essas ações.

1.2 OBJETIVO GERAL

Produzir um sistema que realize a detecção automática do desperdício de água em torneiras ou encanamentos defeituosos, gerando dados que serão processados e informados ao proprietário do local por meio de um aplicativo.

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Desenvolver um sistema que detecte os níveis frequentes de água que passe por uma torneira;  Comparar os dados coletados com uma média pré-estabelecida em gráficos, por meio de estatística, identificando os principais pontos de consumo dentro da propriedade;  Envio de alerta de status crítico de desperdício para o proprietário do estabelecimento/ residência, por meio de um aplicativo web e/ou por um “led de aviso”.

1.4 ESTRUTURA DO ARTIGO

Este trabalho é dividido em 6 (seis) seções. A primeira seção é a Introdução. A Seção 2 menciona alguns trabalhos relacionados, contemplando os estudos de economia de água em ambientes gerais ou residências. Nesta seção, foi analisado o trabalho árduo dos pesquisadores a fim de comparar seus resultados e contribuições. Na Seção 3 é descrita a metodologia referente a todo o desenvolvimento do projeto prático, desde a montagem à implementação. Na Seção 4 é demonstrado os resultados obtidos nos testes em que foi submetido este projeto. A Seção 5 apresenta a conclusão do projeto e a finalidade dele para com a sociedade. Já a última seção tem-se a bibliografia do artigo.

2 PESQUISA E TRABALHOS RELACIONADOS

2.1 TRABALHOS RELACIONADOS

O trabalho da startup americana SNUPI Technologies apresenta o dispositivo Wally que avisa sobre a presença de vazamentos de água. O Wally é constituído por um conjunto de seis sensores que devem ser colocados em locais estratégicos da casa, como garagem, embaixo da pia ou próximo à máquina de lavar. Esses equipamentos detectam a presença de umidade e monitoram a temperatura do ambiente para alertar seus usuários sobre possíveis vazamentos, o que é feito por meio de uma conexão com o celular ou o computador. Figura 1: Um exemplo de notificação do sistema Wally O dispositivo LeakFrog proposto por Water (2015) é equipado ao hidrômetro de um cliente durante a noite para detectar vazamentos ocultos em suas tubulações. O dispositivo funciona como um cronômetro, mostrando o período de tempo que levou para um litro de água passar pelo medidor de água de uma casa. Quanto menor o tempo, maior o vazamento. Das 70.000 propriedades de Londres e do Vale do Tamisa que tiveram o Leakfrog instalados desde 2008, 2100 casas tiveram um vazamento grande o suficiente para justificar uma substituição ou reparos na tubulação. Figura 2: Foto do disposito LeakFrog (WATER, 2015). O diferencial do sistema proposto, o SGAD, em relação aos projetos supracitados está, pontualmente, na detecção do causador do desperdício na fonte, não sendo necessário esperar aparecer umidade ou trocar todo o encanamento por causa de uma ou algumas torneiras que estão, porventura, desreguladas ou precisando ser trocadas.

3 METODOLOGIA

O artigo foi desenvolvido através de observação e pesquisa científica sobre um problema comum na sociedade e que vem causando vários transtornos: o desperdício de água. A pesquisa se baseia na observação, coleta, manipulação, sem interferência do pesquisador, e processamento de dados observados por um período de tempo em uma determinada situação. É uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa. Contém observação, registro e análise de fatos, pesquisa bibliográfica e detecção de ocorrências de fenômenos e identificação destes fatores. Com o intuito de apresentar e descrever a metodologia do trabalho, cada um dos módulos implementados e os demais recursos necessários para o desenvolvimento do projeto são descritos nas próximas subseções.

3.1 FLUXOGRAMA DAS ATIVIDADES

Como pode ser visualizado no fluxograma 1, Anexo A, temos as etapas que caracterizam o planejamento do processo de construção do artigo, do começo dos estudos até a aplicação e descrição do desenvolvimento.

3.2 INTERDISCIPLINARIDADE

Cada conteúdo do semestre teve grande importância no planejamento e na implementação do projeto, pois durante o processo, foi associado a cada disciplina uma determinada aplicação. Segue a descrição de uso e importância de cada uma delas:

[...]