Poucos são os profissionais que realmente entendem de Custo Standard.

Muitas empresas adotam um sistema onde os custos são calculados tomando-se automaticamente os últimos custos registrados e adotam alguns padrões para certos processos. No entanto esse sistemas estão longe de serem sistemas de custos standard.

Um sistema de custos standard jamais replica automaticamente os últimos custos para valorizar seus produtos. Um sistema de custo standard adota padrões previamente e cientificamente definidos como custos esperados para um período, que de preferência deve ser um período superior a 3 meses, podendo chegar a um ano ou mais. Lógico que havendo necessidade o standard poderá ser ajustado, mas um sistema de custo standard decente não fica ajustando toda hora os custos.

O standard é o orçamento do produto, e uma empresa não faz orçamento todo mês, mas faz normalmente um orçamento anual, e dependendo da empresa faz algumas revisões, as quais chama de forecast.

[email protected]
Da mesma forma o standard é feito para períodos específicos, e para mim o melhor standard é aquele que segue os principios dos custos meta, que representa os custos esperados para um determinado período.

Somente fazer um bom standard não significa muita coisa, é preciso medir as diversas variações que normalmente ocorrem. A medição, divulgação e análise das variações é que determinam a qualidade do custo standard. Um bom sistema de custo standard é algo precioso que colabora em muito com a gestão dos custos dos produtos.

Alguns sistemas são tão básicos que os custos reais nem são medidos. Conversando recentemente como um gerente de IT, constatei que ele defendia radicalmente que os consumos reais de materiais não precisariam ser medidos e que eventuais variações seriam ajustadas nos inventários. Esse é um sistema inadequado, onde as limitações da informática é que determinam o sistema. Um sistema de custo standard só é valido se as variações de materiais, de tempos de processo e outros forem medidas, reportadas e analisadas sistematicamente.

Os custos standard não se contrapõe ao ABC ( Activity Based Costing ) ou a outras abordagens de custos mas as metodologias se complementam.

Ocorre que profissionais de custos que realmente entendem da área são raros, e um dos maiores problemas encontrados é que áreas contábeis ou de informática acabam sendo responsáveis por sistemas de custos sem entenderem nada dos custos dos produtos e sem conhecerem os produtos, nem nunca colocarem os pés no chão de fábrica onde os custos são determinados.

Cálculos de Custos são cálculos técnicos onde o entendimento profundo da estrutura de custos é essencial. Gestores de custos não podem ficar com o trazeiro nas cadeiras constantemente acumulando números nas contas contábeis. É preciso grande inteiração com o que está acontecendo no processos. Assim as variações de custos propiciarão correções e ajustes estratégicos levando a custos ideais.

Quando apuramos os custos finais de um produto, alí temos a somatória de todas as ineficiências e problemas ocorridos nos diversos processos. Não se analisam custos tomando-se somente os custos finais, é necessário descer nos detalhes e avaliar as causas efetivas das variações de custos e identificar as oportunidades para redução inteligente e estratégica de custos.

Oportunamente falarei com mais detalhe sobre variações de custos, são elas os principais mecanismos para o bom controle dos custos.