Faculdade Nossa Cidade

Administração

Vanderli Sena

Professor Orientador Lawton Benatti

Sistema da informação

O objetivo deste trabalho é identificar o que é um sistema de informação e falar de alguns recursos de TI. Observa-se que um sistema de informação (SI) pode ser definido teoricamente como um grupo de componentes que se relacionam de forma unificada, que coletam, processam,armazenam e distribuem  informações tendo como objetivo apoiar nas tomadas de decisões Nota- se que alem de apoiar nas tomadas de decisões estes sistemas auxiliam não  só os gerentes como os funcionários ou trabalhadores visualizar e analisar não só os  problemas como na criação de novos produtos. Podemos dizer que um sistema de informação pode ser manual ou computadorizado,nos dois casos há uma presença indispensável que são as pessoas, pois são elas que concebem, programam,gerenciam, executam e mantêm o sistema, sendo a partir daí que existirá a seleção e a organização das informações para a sua efetiva utilização.

Nota-se que uma das principais funções dos sistemas de informação é a de filtrar a informação para gerar conhecimento. por isso as grandes corporações cada vez mais,vêm realizando investimentos vultosos em sistemas de informação,com objetivo de interagir de forma mais rápida e dinâmica em diversas áreas estratégicas.Os sistemas de informação devem trazer informações de qualidade, embora sabermos da existência de alguns sistemas de desinformação, dando conotação negativa à informação, E por que isso acontece? Porque as pessoas envolvidas nesse processo, que são as fontes de entradas de informações, acabam introduzindo informações equivocadas, que geram saídas inadequadas. Algumas das características do sistema de informação é que ele deve ser fácil de usar,flexível nos ajustamentos, confiável nas informações geradas e rentáveis de modo que os custos justifiquem os benefícios oferecidos.Baseada nas considerações acima se pode chegar a conclusão que um sistema de informação é aquele que manipula e gera informação, usando ou não recurso tecnológico,com o objetivo de auxiliar na tomada de decisão, permitindo a comunicação entre emissor e receptor.

Os benefícios e uso dos sistemas de informação ajudam tanto em termos pessoais como profissionais. Recomenda-se que todo sistema tem que ter algum grau de relacionamento e de dependência com o ambiente, pois qualquer atividade desempenhada por um sistema de informação pode ser desempenhada manualmente, porém o tempo gasto seria proibitivo ao trabalho manual.

Observa-se que o sistema de informação conte informação sobre as pessoas, locais e registros de grande valor para uma organização, quer seja num ambiente micro ou macro, no caso de informação ou registro de dados é útil para o ser humano, no caso de dados ao contrário, uma seqüência de fatos não analisadas, representativos de eventos que ocorrem nas organizações as pessoas possam fazer uso. Nota-se que a criação e o surgimento de recursos baseados no sistema da informação permitiram uma nova abordagem para estes aspectos. Observa-se que a realização da comunicação e a gestão da informação por meio de recursos baseados na tecnologia da informação impactaram de maneira positiva na forma com que o trabalho era realizado nas empresas. A importância do uso de recursos que possibilitem a realização do processo de comunicação mediada por computador, juntamente com a necessidade de se obter informações tempestivas e corretas, se tornaram variáveis associadas à melhoria da competitividade organizacional.

“Segundo O’Brein (2010, p.06)’’Os sistemas de informação dependem de recursos humanos, de hardware, software, dados e tecnologias de rede de comunicações para coletar, transformar e disseminar informações em uma organização”.

As dimensões do sistema de informação abrangem as organizações, as pessoas e a tecnologia da informação.

Organizações, nota-se que o sistema pode ser ou deve ser observado para a criação da informação (coleta); a comunicação da informação (transmissão); tratamento da informação (interpretação); memorização da informação (arquivamento). É muito importante que a empresa controle politicamente e logisticamente sua informação. Politicamente para definir que informações serão utilizadas e logisticamente para definir como obter as informações. Observa-se que a Informação certa e disponível no tempo correto é determinante para que os administradores tomem decisões mais acertadas.    

Humana, uma vez que, as pessoas interagem com os sistemas, alimentando-os com dados e utilizando as informações resultantes, integrando-as à rotina de trabalho, pois para se tocar uma organização é necessário diferentes tipos de conhecimentos e pessoas, o engloba desde o administrador até o empregado da linha de frente. Percebe que os desafios dos administradores no ambiente presente, estabelecem a estratégia organizacional para responder a eles  e alocam os recursos humanos e financeiros para coordenar o trabalho e cumprir a estratégia.

Tecnológica, sendo preciso selecionar a tecnologia adotada para entrada, saída, processamento e armazenamento da informação, Vantagens; Importância Recursos Tecnológicos Ferramentas diversas: dropbox, wikis, google docs, ferramentas de versionamento, criação de páginas web simples, observa-se que todas estas tecnologias juntamente com o software, tecnologia de armazenamentos de dados, tecnologia de comunicação e de rede, intranet, extranet, world wide web, associados com as pessoas necessárias para acioná-las e administrá-las, representam recursos que podem ser compartilhados por toda a organização e constituem a infraestrutura de tecnologia da informação (TI).

Referências bibliográficas

 

O´BRIEN, James A.ex.4/Sistemas de informação e as decisões. Editora Saraiva 2010/2011.

LAUDON, Kenneth. Ex.9/Sistema de informação gerenciais/9, Ed. Editora Pearson São Paulo.

Biblioteca Digital da USP.