Se você se sentir mais sonolenta, anda mais mal humorada e as mudanças de humor são frequentes, vai ao banheiro mais vezes que habitualmente, caso esteja a espera de uma gravidez, comemore, pois estes costumam ser os primeiros sintomas de gravidez. Estes são os sintomas clássicos que caracterizam uma futura mãe. Os sintomas de enjoos e a sonolência entre outros sintomas como o inchaço dos seios são os mais comuns entre as gestantes. E será normal desconfiar de uma gravidez.

No entanto, vale a pena lembrar que os primeiros sintomas não signifique que esteja mesmo grávida, de certo que servem como uma alerta. Então vamos falar de alguns dos sintomas de gravidez mais comuns.

Enjoos alimentares

Durante a fase de gestação, a mulhere produz um hormônio além da testosterona chamada gonadotropia coriônica humana(hCG). Esse hormônio ajuda a manter a gravidez, no entanto também provoca náuseas e faz com que os alimentos demore mais tempo a chegar ao intestino.

Mudanças de humor

As variações de humor aparecem com mais frequência nas primeiras 12 semanas, devido ao desequilíbrio hormonal, a ansiedade e algum medo influenciam o estado do espírito das grávidas.

Atrasos menstruais

O atraso ou ausência da menstruação é sem dúvida um sinal muito evidente de uma gravidez. É o sinal de que o organismo está a preparar o útero para acomodar seu filho. 

Inchaço dos seios

Dores no seios e o inchaço é um fator que a produção de leite está prestes a iniciar.

Sono e fadiga

A fadiga e a sonolência são causados pelos hormônios, esses sintomas surgem logo no início de uma gravidez.

Dores de cabeça

 O fluxo sanguíneo em todo o organismo irá intensificar, e devido a esse fator, irá desencadear sensações de latejamento da cabeça e assim provocando dores. 

Prisão de ventre

O sistema digestivo é muito castigado durante uma grávidez, pois, sofre imenso com as alterações hormonais. O grande aumento de níveis da progesterona faz com que os músculos do corpo, incluindo os intestinos se relaxem e assim causar dores abdominais e muito desconforto.