Síntese: Toda a prática Pedagógica gravita em torno do Currículo
Simone Fabiana P. Ramos


Segundo Sacristán, o currículo é o cruzamento de práticas diferentes e se converte em configurador, por sua vez, tudo o que podemos denominar como prática pedagógica nas aulas e nas escolas.
Tudo que é praticado na escola, é a concretização do que está inserido no currículo, não existe processo de ensino-aprendizagem sem nenhum conteúdo.
Sacristán(2000) diz que o conteúdo cultural é a condição lógica do ensino, a cultura geral de um povo depende da cultura escolarizada que a escola torna possível enquanto se está nela, assim como nos condicionamentos positivos e negativos que se desprendem da mesma,[ . . .] . O próprio conceito do que os professores consideram aprendizagens essenciais a que devem dedicar mais tempo, que são as que formarão o objetivo básico das avaliações, é produto curriculares dominantes, que deixaram como sedimento nos professores o esquema do que é para eles o "conhecimento valioso"(p.30-31) .
Todo professor deve cumprir tudo que está no currículo para o desenvolvimento de sua prática pedagógica, cabe a ele saber usar sua metodologia com criatividade para que o aluno tenha interesse em aprender sobre cada conteúdo.
O aluno também não pode esperar somente que o professor faça tudo sozinho, pois é necessário a participação de professor-aluno para colocar em prática tudo que está condicionado no currículo, ao aluno é seu dever buscar o conhecimento sobre tal conteúdo para que haja uma troca de idéias para o enriquecimento dos saberes de ambos.
Independentemente da temática que for abordada, o currículo é a estrutura da escola, nele estão inseridos todas as diversas determinações: Políticas, controle sobre o sistema escolar, pedagógicas, práticas administrativas, produtivas,etc. É do currículo que surge todo o conteúdo a ser desenvolvido, através dos professores para o aluno.